III SEMANA COMUM(verde - Ofício do dia)28 DE janeiro de 2015
Leitura da carta aos Hebreus - 11Enquanto todo sacerdote se ocupa Diariamente com o seu ministério e repete inúmeras vezes os mesmos Sacrifícios que, todavia, não conseguem apagar os pecados, 12Cristo ofereceu pelos pecados um único sacrifício e logo em seguida tomou lugar para sempre à direita de Deus, 13 onde espera de ora em diante que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés (Sl 109,1). 14 Por uma só oblação ele realizou a perfeição definitiva daqueles que recebem a santificação. 15É o que nos confirma o testemunho do Espírito Santo. Depois de ter dito: 16Eis a aliança que, depois daqueles dias, farei com eles - oráculo do Senhor: imprimirei as minhas leis nos seus corações e as escreverei no seu espírito, 17acrescenta: dos seus pecados e das suas iniquidades já não mais me lembrarei (Jr 31,33s). 18Ora, onde houve plena remissão dos pecados não há Por que oferecer sacrifício por eles. - Palavra do Senhor.
HEBREUS 10 32 39 DO DIA 29 DE JANEIRO DE 2015 POSTADO POR ELIVALDO
32. Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. 33. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. 34. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. 35. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, 36. pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. 37. Ainda um pouco de tempo – sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará. 38. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s). 39. Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação! JESUS OMENTA A MINHA FÉ. EA FÉ DE MEUS FAMILIARES.
Primeira leitura (Hebreus 11,1-2.8-19)31 DE JANEIRO DE 2015 3ª Semana ComumA+A-PadrãoLeitura da Carta aos Hebreus. Irmãos, 1A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem. 2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 8Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde ia. 9Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na terra prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os co-herdeiros da mesma promessa. 10Pois esperava a cidade alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor. 11Foi pela fé também que Sara, embora estéril e já de idade avançada, se tornou capaz de ter filhos, porque considerou fidedigno o autor da promessa. 12É por isso também que de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão “comparável às estrelas do céu e inumerável como a areia das praias do mar”. 13Todos estes morreram na fé. Não receberam a realização da promessa, mas a puderam ver e saudar de longe e se declararam estrangeiros e migrantes nesta terra. 14Os que falam assim demonstram que estão buscando uma pátria, 15e se se lembrassem daquela que deixaram, até teriam tempo de voltar para lá. 16Mas agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isto, Deus não se envergonha deles, ao ser chamado o seu Deus. Pois preparou mesmo uma cidade para eles. 17Foi pela fé que Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único, 18do qual havia sido dito: “É em Isaac que uma descendência levará o teu nome”. 19Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos, e assim recuperou o filho — o que é também um símbolo.
SANTA ÁGUEDA VIRGEM E MÁRTIR (vermelho, pref. comum ou dos santos - ofício da memória)
Leitura da carta aos Hebreus - Irmãos, 1Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. 2Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus.3Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. 4Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado. - Palavra do Senhor.