Discussão: FILOSOFIA DA RELIGIÃO VI

FILOSOFIA DA RELIGIÃO VI


Pastor José Carlos ( Administrador )

1. EXISTE CERTEZA EM FILOSOFIA? POR QUÊ? Sim, a filosofia é essencial porque não se pode pensar em nenhum ser humano que não seja solicitado a refletir e agir. Isso significa que todo ser humano tem (ou deveria ter) uma concepção de mundo, uma linha de conduta moral e política, e deveria atuar no sentido do manter ou modificar as maneiras de pensar e agir do seu tempo. A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica, pela qual a experiência vivida é transformada em experiência compreendida, isto é, em um sabor a respeito dessa experiência.

2. EXPLIQUE A TEORIA DO LIVRE ARBÍTRIO. O ser humano é dotado de liberdade de escolher o bem ou o mal as bênçãos e as maldições, esta liberdade é que chamamos de livre arbítrio.

3. O QUE DEMONSTRAM AS INÚMERAS DIVISÕES DO CRISTIANISMO? Demonstram o cumprimento da profecia de Jesus concernente a Sua segunda vinda.

4. O QUE É ÉTICA ONTOLÓGICA? É a parte da filosofia que trata dos deveres; ciência da moral.

5. O QUE É ÉTICA TELEOLÓGICA? É o cuidado que a pessoa deve ter com as especulações que se aplicam à noção de finalidade.

6. O QUE SUGERE O BATISMO AOS SENTIMENTOS, VISTO SER UMA PRÁTICA DA MAIORIA DAS RELIGIÕES? O batismo é uma das ordenanças de Jesus; o próprio Jesus nos deu exemplo sendo Ele batizado. Mesmo antes de Jesus, João Batista já batizava no rio Jordão, dando o exemplo que batismo significa para os seres humanos um sinal de submissão a Deus. Nisto as religiões procuram batizar seus adeptos para cumprir o mito místico de submissão.

7. AS PESSOAS DE TODAS AS RELIGIÕES SUGEREM, EM SEU SIGNIFICADO SEMELHANTE, UMA UNIDADE DE CRENÇA? Sim, todavia cada dirigente, líder procura fazer um ecumenismo, cujo líder maior seja aquele que cada religião professa sua crença. “Não há como unir, são ideias e filosofias diferentes”.




Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.