1. DEFINA DIALÉTICA. É a arte de raciocinar com método.
2. DEFINA DOGMÁTICA. É cada um dos pontos fundamentais e indiscutíveis de uma doutrina religiosa.
3. DEFINA DUALISMO. É um sistema filosófico que admite a coexistência de dois princípios eternos, necessários e opostos. O dualismo afirma que existem dois princípios auto-existentes, Deus e a matéria, e que ambos são eternos. Afirma ainda, que existem dois espíritos antagonísticos, um bom e outro mal.
4. DEFINA EMPIRISMO. É a doutrina que só reconhece a experiência como guia seguro; conhecimentos práticos devido à experiência.
5. DEFINA EPISTEMOLOGIA. É a disciplina que estuda o conhecimento em sua natureza, origem, limites, possibilidades, métodos, objetos e adjetivos.
6. DEFINA FENOMENOLOGIA. É um tratado sobre os fenômenos ou estudo dos fenômenos.
7. DEFINA FIDEÍSMO. É um sistema filosófico que faz defender o conhecimento unicamente de fé, por julgar a razão incapaz de chegar aos primeiros princípios.
8. DEFINA FILOSOFIA. É o saber a respeito das coisas, a direção ou orientação para um mundo e para a vida e, finalmente, persiste em especulações acépca da forma ideal de vida. Filosofia é também a ciência dos princípios e causas, amor pelo saber e, particularmente, pela investigação das causas e efeitos.
9. DEFINA FILOSOFIA DA RELIGIÃO. É uma reflexão realizada com a única ajuda da razão, sendo seu objeto a religião e as condições em que esta é possível. A filosofia da religião tenta esclarecer a possibilidade e a essência formal da religião na existência humana. Estuda a consciência do ser humano e de sua auto compreensão a partir do absoluto enquanto atingível pela inteligência.
10. DEFINA MONISMO. É a concepção dinâmica da unidade de todas as forças reduzidas no fenômeno do movimento. Teoria que admite uma origem única para todos os seres; doutrina que nega a dualidade da matéria e do espírito.