Discussão: .7 a 10 Anos.

.7 a 10 Anos.


Joyce ( Administrador )

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Vamos Falar de Nossas Crianças, elas Cresceram, Como o Tempo passa de Pressa.


Joyce ( Administrador )

.Alimentação.
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A criança chamada escolar caracteriza-se por ter uma atividade física normalmente mais intensa, com ganho de peso mais acentuado perto da adolescência.
Existe uma certa independência dessas crinaças em alimentar-se já que muitas vezes passam muitas horas na escola, ou a mãe trabalhando fora, não tem condições de controlar a qualidade e nem a quantidade de alimentos ingeridos. Com tantas mudanças no estilo de vida das pessoas, tivemos uma mudança nos hábitos alimentares dessas crianças, e um aumento da obesidade infantil tem sido visto cada vez mais.

Deve-se sempre estimular a atividade física regular e diminuir maus hábitos alimentares: ter horários fixos das refeiçoes, ingerir diariamente frutas, verduras e legumes, diminuir ingesta de óleos e gorduras, assim como doces e “fast food”, controle na ingestão de sal e adequada ingesta de fontes de cálcio (leites, iogurtes e queijos) são medidas importantes para evitarem a obesidade infatil e prevenir doenças no futura como colesterol alto, diabetes, pressão alta e osteoporose.

Comportamentos como recompensas, chantagens, subornos, punições ou castigos pela criança não ter ingerido a comida como a mãe gostaria, devem ser evitados já que isso pode reforçar ainda mais a recusa alimentar para aquelas crianças que comem pouco ou alimentos inadequados.

A oferta de líquido junto das refeições deve ser controlada, o melhor é oferecer após a refeição, para que não deixem a criança saciada antes da hora, e de preferência água ou suco de frutas.

A sobremesa quando dada deve fazer parte da refeição, e não dada como recompensa.
Muitas vezes a mãe faz um prato muito grande para a criança, ofereça aquilo que a criança costuma aceitar e no final pergunte se ela quer mais.

Procure variar os alimentos consumidos, envolva a criança na escolha dos alimentos que farão parte da refeição, estas medidas podem ajudar a criança a alimentar-se melhor.

A partir dos 8 anos, o apetite vai às alturas.
Nessa idade, o organismo precisa de um bom aporte de vitamina A, obtida em vegetais amarelos e alaranjados e em bifes de fígado, que deveriam constar do cardápio uma vez por semana.
O corre corre entre a casa, a escola e outros cursos requer uma reorganização do horário das refeições.

Fique de Olho
Um estudo realizado pela Universidade de Alfenas* com o objetivo de comparar a composição química da alimentação das crianças entre 7 e 10 anos, nas escolas públicas e particulares, observou que em ambos os casos, o teor de sal era mais de duas vezes o recomendado para a faixa etária, e o de sódio, mais que três vezes!

Isto está compatível com a ingestão de sal dos brasileiros, já demonstrado em outros estudos, que é o dobro do recomendado. Porém, essa ingestão no escolar pode ser um fator que o predispõe a ser um adulto hipertenso.

Nós como pais temos o direito e o dever de interferir na alimentação dos nossos filhos durante o período em que estão na escola.

A continuação do estudo demonstrou que a alimentação em escola pública era de melhor qualidade do que a da escola privada, isso devido a alguns fatores, por exemplo, na escola privada existir outros tipos de alimentos que a criança pode escolher comer ou não, ou porque a legislação exige que escola pública tenha um profissional nutricionista para adequar a alimentação das crianças, mas as escolas privadas estão isentas dessa exigência.

As realidades são diferentes nas diversas escolas espalhadas por todo o país, mas o fato é que devemos nos preocupar com a saúde de nossos filhos no dia de amanhã!!



Joyce ( Administrador )

.Atividades.


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O que a criança curte nessa fase: Quando chegam ao Ensino Fundamental, as crianças querem e procuram companhias da mesma idade. Gostam de acampamentos, espaços ao ar livre e parques.

O que os pais devem lembrar: A companhia de outras crianças da mesma idade é recomendável e muito salutar. Atividades como acampamentos e idas a clubes e a parques proporcionam essa convivência. Nessa faixa de idade, as crianças também já podem passar alguns períodos sozinhas, para que escrevam, pintem e brinquem do que tiverem vontade.

Atividades ideais: As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus. Leitura e jogos de tabuleiro também são boas opções, principalmente para dias frios ou nublados, quando preferem ficar dentro de casa. O contato com instrumentos musicais também é muito interessante.

Ponto de atenção: TV, vídeo e computador devem ser limitados. Como nessa idade as crianças já são mais independentes, é preciso atenção com comidas fora de casa, principalmente com fast food e com petiscos rápidos.

Dica: "Como as crianças já têm discernimento, os eletrônicos, se usados por longos períodos, têm o poder de atrapalhá-las".



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