
















Rute
Dificuldades, e mais dificuldades
Nos tempos de Rute havia grande fome na terra, a escassez de comida era muito grande.
Mesmo assim Rute teve uma alegria em sua vida,ela se casou.Mas mesmo antes de ter um filho, perdeu seu esposo e seu cunhado, tendo já bem antes perdido seu sogro.
Ficaram apenas três mulheres viúvas e desamparadas, ela, sua cunhada e sua sogra.Então não restava outra opção, a não ser voltar para casa de seus familiares, sem marido,sem posses, e com uma enorme tristeza dentro de si.
Três viúvas pobres,sozinhas e desamparadas, pois naquela época mulheres não tinham empregos, ou rendas do governo,e se eram viúvas e sem filhos,não tinham valor nenhum para a sociedade.
A situação era a mesma para as três,mas as atitudes de cada uma foi bem diferente.
E você? Qual atitude tem tomado diante das dificuldade?
Leia no próximo post ...E veja com qual das três você se identifica
Orfa,Noemi ou Rute?
Filho Pródigo
Quando falamos em filho pródigo, logo nos vem à mente aquelas pessoas que um dia estiveram na presença de Deus, e hoje não estão mais.
Mas existe um outro filho pródigo,um que não saiu de casa, não se rebelou conta seu Pai;Pelo contrário, faz tudo que seu Pai pede, é sempre prestativo e dedicado, cumpre com todas suas funções com excelência e perfeição.
Ele quer agradar, quer que seu Pai veja o quanto ele é trabalhador, um “filho perfeitinho”, o contrário do seu irmão que saiu de casa.
Até que um dia, seu irmão volta, arrasado,machucado, ferido,e seu Pai o recebe com muito amor,carinho, busca a melhor roupa e um anel para dar de presente.
Ele vê seu irmão se humilhar, chorar e pedir perdão,fica olhando sem piscar aquela cena, vê o abraço apertado que seu irmão dá em Seu Pai,as lágrimas que correm no rosto de ambos.
E naquele momento, ele se dá conta de que também estava longe, pois não conseguia se lembrar, quando foi que deu um abraço como aquele em Seu Pai, quando pediu perdão por algo, quando disse que O amava.
Então ele percebe,que estava na casa de Seu Pai, más era apenas um “cumpridor de tarefas”, não se sentava mais à mesa dos filhos,havia deixado de lado o maior tesouro de sua vida, SEU PAI.
“ Para ser um filho pródigo, não é preciso sair de casa,mas para voltar é necessário reconhecer que saiu.”
A DRÁCMA PERDIDA
Buscando a drácma perdida
Texto: "OU QUAL É A MULHER QUE, TENDO DEZ DRACMAS E PERDENDO UMA DRACMA, NÃO ACENDE A CANDEIA, E NÃO VARRE A CASA, BUSCANDO COM DILIGÊNCIA ATÉ ENCONTRÁ-LA? E ACHANDO-A, REÚNE AS AMIGAS E VIZINHAS, DIZENDO: ALEGRAI-VOS COMIGO, PORQUE ACHEI A DRACMA QUE EU HAVIA PERDIDO." (Lucas 15:8,9)
A história da dracma perdida é o resgate da nossa identidade. A mulher é a figura da igreja que com diligência deve procurar o que foi perdido de valores, conceitos, fidelidade e aliança com o passar do tempo.
Introdução: A parábola da dracma perdida mostra a diligência de uma mulher que ao perder algo precioso foi à sua procura, sem hesitar. Quem conhece a parábola sabe que o requisito básico para que a dracma fosse encontrada foi o de acender a luz. Só encontramos o que perdemos quando acendemos a luz. O escuro dificulta o reconhecimento e a procura. O ato de varrer significa tirar a sujeira. A igreja é responsável por tirar toda sujeira com diligência, cautela e muita observância.
1. ACENDENDO O CANDELABRO - A primeira atitude de alguém que procura algo é iluminar ao máximo o ambiente para enxergar da melhor forma possível. O candelabro é um sinal no mundo espiritual. Jesus disse que Ele é o candeeiro de ouro que anda no meio da igreja, na nossa casa, dentro de nós (Ap. 1:12-15). A menorah significa que por sete dias na semana não faltará a luz de Deus na sua casa. Onde existe a luz de Deus, as trevas não podem entrar, fazer visitação. E o que a luz faz? Revela a sujeira.
Quando a luz é acesa e uma busca diligente se inicia, muitas sujeiras que estavam escondidas começam a aparecer. O desejo de Deus é que tiremos da nossa vida tudo que não O agrada e isso só é possível se nos voltarmos aos princípios da Palavra. A luz da Palavra de Deus arrancará da sua vida todas as trevas e o conduzirá por um lugar seguro.
2. O VALOR DA DRACMA - A dracma perdida possui um valor espiritual: A fidelidade. A dracma representava uma aliança. Toda mulher casada usava um enfeite na testa, tipo um colar, formado por dez moedas de prata e uma moeda maior no centro.
Perder a dracma significava colocar em risco a sua descendência, pois a dracma era um sinal profético, era um sinal de perpetuação de geração. Muitas pessoas perderam muitas coisas valorosas na vida, mas hoje é o seu dia de achar a dracma, por que a sua vida e a sua casa receberão a limpeza de Deus.
3. UMA MULHER ESTRATEGISTA - É interessante a postura da mulher ao encontrar a dracma, pois normalmente quando perdemos algo de valor e encontramos, guardamos em um lugar seguro por medida de segurança. Mas a atitude da mulher não foi a de guardá-la, mas de chamar todos os seus vizinhos mais próximos, aqueles que se alegrariam com ela, que não tirariam por menos tal acontecimento por possuírem visão. Que mulher estrategista! Compartilhou a bênção com aqueles que compreendiam o verdadeiro significado de encontrar algo precioso que estava perdido.
Conclusão: A Igreja de Jesus é convocada a retornar diligentemente aos princípios da Palavra. O Senhor quer que vejamos a Sua Palavra a ponto de que seja revelada ao nosso entendimento e para isso os olhos do nosso coração precisam estar iluminados. Precisamos dar valor ao que realmente é valorizado por Deus, jogarmos fora todo lixo que estava em nosso coração e compartilhar com o próximo o nosso maior tesouro: JESUS
MAIS DAS MULHERES DE FÉ DA BÍBLIA
“Criou Deus, pois o homem à Sua imagem, a imagem de Deus o criou: homem e mulher Ele os criou”. (Gen 1: 27)
As mulheres não foram mencionadas na Bíblia com tanta freqüência quanto os homens. Mas elas tiveram parte importante na historia da salvação. Se olharmos na Bíblia e observarmos as personagens femininas de Eva, em Gênesis, até Maria, em Belém, encontraremos uma variedade de personagens e situações em relatos marcados pela alegria, dor, amor, paixão, astúcia, sagacidade, coragem e fidelidade. São histórias narradas de algumas mulheres que fizeram à diferença.
EVA – Mãe dos viventes – mulher curiosa que pecou pela desobediência. Primeira mulher criada por Deus, para cuidar, zelar e servir a Deus no Jardim do Éden.
SARA – Mãe das multidões – mulher bonita e cheia de fé, esposa dedicada e encontrou em Deus motivo para sorrir.
REBECA – Mulher firme e preparada para as promessas de Deus, a sua beleza aliada à hospitalidade e obediência ganhou o coração de Isaac.
RAQUEL – A esposa amada – mulher de oração e de fé. Era cativante e agradável.
DEBORA – Mãe de Israel- Era juíza e também profetisa do Senhor, mulher a quem Deus usara poderosamente. Louvada por sua coragem e sagacidade, e única mulher a ocupar um cargo político. RUTE – a antepassada de Jesus rompeu com as tradições e costume de seu povo, e abandonou seus deuses para servir ao Deus Altíssimo, que sua sogra havia lhe apresentado.
ANA – mãe ideal – graciosa amável, generosa, mas era uma mulher triste, até conceber o filho que tanto pedira ao Senhor. Era humilde e tinha compromissos com Deus
ABISAG – é o nome de uma jovem sunamita de grande beleza que foi companheira do rei Davi na sua velhice.
ESTER – mulher abnegada, rainha valente que salvou a vida de seu povo os judeus. Sábia diante das suas situações difíceis e buscava soluções em Deus para tomar decisões.
MIRIAM Foi quem pôs o bebé Moisés numa cesta revestida de betume e a colocou no Rio Nilo, ficando de perto vigiando o destino do seu irmão. Foi também adoradora com cantos e tamborins. MARIA MADALENA – Mulher restaurada – Ela foi fiel e ardorosa seguidora de Jesus, estava com Ele no Calvário e no Túmulo, e foi a primeira a testemunhar a Ressurreição de Cristo.
ISABEL – Mulher humilde - Prima da Virgem Maria. Em idade avançada concebeu seu filho João Batista, o profeta que anunciou a vinda de Jesus.
MARTA - Mulher preocupada – irmã de Lazaro e sempre em volta com os serviços de casa.
MARIA – Mulher de escuta - Irmã de Lazaro, estava sempre aos pés de Jesus ouvindo-o
LIDIA – Mulher comerciante temente a Deus, e foi a primeira convertida de Paulo.
MARIA – Mulher escolhida por Deus – a bem-aventurada entre as mulheres, uma jovem judia comprometida com stoé humilde e submissa aos planos de Deus. Foi a mais feliz de todas por ser a mãe de Jesus. Mulher de fé discípula fiel e temente a Deus.
A mulher é esse ser maravilhoso semelhante ao homem, entretanto, cheia de beleza diferente e especial; de sensibilidade e intuição, que permanece até hoje, na mulher do século XXI. E dentro de uma visão profética ela precisa alargar as tendas de sua convivência para se tornarem companheiras, amigas, mães, e filhas na construção do reino do Pai.
Muitas mulheres apos a morte de Jesus, continuaram a pregar o seu Evangelho, direta ou indiretamente. Nos dias de hoje, um verdadeiro exército feminino trabalha para Deus. Seja dentro das igrejas, em missões, ou em centenas de outros ministérios espalhados por todo o mundo. Parabéns, mulheres e sejam felizes cumprindo o seu digno e especial papel de missionárias filhas de Deus.
Cloe - A mãe fundadora da fé
A carta de Paulo a igreja de Corinto discute as influências de sua cultura pagã. O apóstolo ficou incomodado com o fato de membros da casa de Cloe lhe relatarem que havia disputas entre os cristãos as quais ameaçam dividir o corpo local em Corinto. Sendo Cloe de Corinto ou não, ela certamente era bem conhecida pelos corintios.
O termo CASA pode remeter-se aos membros da família de Cloe, aos membros da igreja que se reuniam em sua casa ou aos seus empregados. Não se sabe se eles estavam envolvidos nas disputas ou simplesmente narrando detalhes sobre a igreja - o fato é que relataram o assunto ao apóstolo Paulo.
Pouco sabemos sobre Cloe, mas Paulo a chamava pelo nome. Essa passagem sustenta o fato de que Paulo tinha muitas amigas entre as mulheres e as estimava como co-herdeiras do evangelho. Ao contrário de sua posição na sociedade secular, as mulheres eram valorizadas e tinham uma participação influente na edificação da igreja cristã.
I Corintios - 1:11
Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
Ver
Et. 4 - Influência;
I Sm. 24 - Liderança feminina.
Mulheres da Bíblia
Quais as virtudes de uma mulher cristã?
As virtudes de uma mulher temente a Deus são como pérolas valiosas. Observemos uma concha. Ela é bonita, mas o seu verdadeiro valor está dentro dela. Existem muitas conchas no mundo, mas são poucas as que trazem o valor precioso que é a pérola! A pérola que está dentro da concha é que vale infinitamente mais, não importando o tamanho, a beleza e a cor da concha.
Certamente nos ajuda o que a Bíblia fala em Colossenses 3.12-14, para analisarmos realmente o que significa ser uma mulher virtuosa tendo os seguintes atributos de Deus:
Misericórdia: é compaixão. É ajudar as pessoas. É doar-se. Deus nos deu o exemplo maior – João 3.16.
Bondade: é fazer o bem. Bondade é uma ação boa motivada por um espírito generoso.
Humildade: é reconhecer a nossa posição perante Deus. Um espírito humilde não exige os seus próprios direitos, mas reconhece que se somos alguma coisa é somente pela misericórdia e graça do Senhor.
Mansidão: é brandura, suavidade. É uma qualidade pacífica. A mansidão não deve ser confundida com fraqueza, pois exige grande domínio próprio.
Longanimidade: significa “grandeza de ânimo”. É paciência em relação a outras pessoas, não cobrando tão rapidamente seus erros.
Perdão: é desculpar, absolver, esquecer. É o mesmo conceito de cancelar uma dívida – tetelestai no original grego.
Amor: ele está acima de tudo. É o dom supremo!
Estudo sobre as Mulheres da Bíblia
A obra-prima de Deus é o homem. Quando Deus o criou, Ele viu que era muito bom. Mas como o homem sentiu solidão, Deus lhe fez uma companheira que lhe fosse idônea, ou seja, capaz. Capaz de ajudá-lo, de animá-lo, de fortalecê-lo, de ser a pessoa que andasse lado a lado com ele e, enfim, viesse a completá-lo. Então surgiu o pecado e, ao longo dos anos, o pecado tem causado separação, dor e fracassos. Muitas mulheres falharam, mas ao buscar ajuda no Deus Único e Verdadeiro, tiveram suas vidas restauradas numa Rocha firme.
As mulheres da Bíblia tiveram grande importância no Plano da Salvação que o Senhor determinou. Mulheres como Joquebede, Ana e Ester nos deixaram o exemplo de terem buscado forças nAquele que as conduziu; outras, como Eva, Sara, Miriã, caíram, mas o Senhor as levantou; a mulher de Ló, Dalila e Jezabel buscaram para si mesmas o que o mundo lhes oferecia e se perderam na soberba, luxúria e morte.
Tristes exemplos que nos servem de alerta para não cairmos na concupisciência do mundo.
“Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” – Provérbios 31.30. O temor do Senhor dá à mulher uma nova estatura; conhecer o Senhor a fortalece em prosseguir para o alvo; a intimidade com o Senhor capacita a mulher a suportar a tribulação – 2 Coríntios 4.8-9.
DRUSILA - REJEITANDO A OPORTUNIDADE
Atos: 25:22-27
Esta mulher foi uma judia professa, irmã mais moça de Berenice, ela se destacava por sua beleza, mas tal beleza escondia um coração corrompido e de decadência moral. Casou-se aos 14 anos com o rei Aziz e um ano e pouco depois de casamento, foi induzida a deixar seu marido para casar-se ilegalmente com Félix.
Drusila estava presente quando o apóstolo Paulo apresentou sua defesa do evangelho diante de Félix, ela pode ouvir em primeira mão as Boas Novas de Jesus através da boca de Paulo, mas preferiu abrir mão do chamado de Cristo para uma nova vida, ela preferiu continuar a viver uma vida desperdiçada e vergonhosa, rejeitando assim a oportunidade da salvação.
Antes de completar 41 anos morreu de forma violenta junto de seu único filho, quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção, sepultando assim debaixo de toneladas de lava incandescente a cidade de Pompéia e Herculano.
Muitas mulheres hoje em dia têm rejeitado as oportunidades que Deus tem dado a elas para mudarem sua vida. Mesmo ouvindo a Palavra de Deus rejeitam a vontade de Deus para continuarem vivendo a sua própria vontade.
Hoje se você está lendo essa mensagem, creia que Deus está te dando a oportunidade de fazer uma mudança na sua vida, pode ser um simples comportamento, mas que poderá vir a ser o início de um novo tempo para você, por isso não resista mais a voz de seu Pai que está te chamando para viver coisas tremendas com ele.
Levantai-vos, mulheres, que estais sossegadas, e ouvi a minha voz; e vós, filhas, que estais tão seguras, inclinai os ouvidos às minhas palavras.
Isaías 32:9
"Deus tem um propósito com sua vida, venha viver o sonho dele para você!"
Compromisso de amor
A AMADA
Uma mulher apaixonada. Onde há uma combinação mais explosiva de idealismo com coisas terrenas?
Em Cantares de Salomão, encontramos uma mulher apaixonada que sabe que também é amada. Ela nunca é identificada pelo nome. Podemos supor que é uma personagem fictícia ou um símbolo – se não fosse pelo facto do rei Salomão ter sido identificado como seu visitante.O total anonimato dessa mulher faz dela alguém com quem todas nós podemos nos identificar. Vamos chamá-la de “amada” porque, no poema, ela é sempre vista assim em relação ao seu amado.A amada diz que sua pele está queimada pelo trabalho debaixo do sol, mas as únicas descrições físicas que temos dela são generosamente exageradas. Então, temos de focalizar onde realmente interessa: seu carácter. Precisamos conhecer sua identidade interior.Por todo o poema, a amada está com toda a sua atenção voltada para o amado. Ela pensa nele e fala dele constantemente, o idealiza e louva cada uma de suas características com linguagem extravagante. Ela aprecia totalmente sua atenção e encontra forças no amor dele.Mas ela não nos transmite a impressão de que vive encolhida sob a sombra de seu marido nem que vai se tornar invisível. Não é uma violeta trêmula e indefesa se retraíndo. Tem uma forte precepção de si mesma. Faz planos para a vida que ela e seu marido irão compartilhar. Sabe que é a parceira sexual de que ele precisa e quer. Não tem vergonha de expressar seu desejo por ele (7.12).A amada insiste que seu amado é seu, mas não é excessivamente possessiva. Gosta da apreciação sadia de suas amigas por ele e deseja um compromisso de vida com o amado através de um amor que é mais forte que a morte.A mulher de Cantares já seria um exemplo poderoso, mesmo se fosse apenas uma personagem de um antigo poema de amor. Mas alguns cristãos, durante séculos, têm interpretado Cantares de Salomão como uma alegoria entre Cristo e seu povo. Neste caso nós somos a amada! Ela simboliza todos os crentes, não apenas as mulheres.A alegoria é apropriada. O amor de Cristo deveria dar energia e confiança para você ser a pessoa que Ele criou para ser. Deveria dar-lhe sua total atenção e louvar tudo o que diz respeito a Ele e levar outros a conhecê-lo, em vez de ser exclusivista. Cristo se compromete de forma eterna, e você, também, pode responder com um compromisso que vai durar por toda a eternidade.A amada ainda continua sendo um exemplo para você. Mostra o amor terreno que pode dar ao seu marido – mas também o amor comprometido que pode dedicar a Jesus Cristo.
Para saber mais a respeito de “A amada” leia Cantares de Salomão 1-8.
Fonte: Bíblia de Estudo da Mulher - Cantares