QUEM ALEGRA OS OUTROS
Se te sobrarem algumas horas por dia, meu irmão, aproveita para alegrares os outros. Os meios são incontáveis para fazer estender, por toda a parte, a alegria cristã. Não precisas duvidar deste recurso, pois quem não já recebeu seus benefícios?
Vê a natureza em plena alegria celestial, observa as flores, mostrando a alegria dos Céus! Passa um olhar no céu estrelado, a mostrar o que parece ser a alegria do Criador! Analisa as crianças, como alegria dos anjos! Tudo feito por Deus expressa alegria.
O homem tem um dom a mais como instrumento de felicidade: é a expressão da alegria através do sorriso que ele pode dar e que os outros animais não conseguem. Quando procurares o leito, seja o teu último gesto o de sorrir e quando acordares, faze o mesmo e continua a proceder assim no decorrer do dia, que o condicionamento obedecerá a tua vontade e tu passarás a sorrir mesmo para os infortúnios, que acabarão diminuindo com a tua alta compreensão. E a compreensão te fará trabalhar para diminuí-los em todos os seus aspectos de perturbação.
Procura visitar os enfermos onde eles se encontrem, porém, não te esqueça do sorriso benfeitor que estimula o organismo, predispondo-o a todo os tratamentos por medicamentos. A presença de pessoas que sabem amar aos que sofrem é, pois, o melhor medicamento para todos os males. Fora o amor, verdadeiramente, não há salvação, sem ele nunca poderemos conquistar a felicidade. E se já sabemos disso, o nosso dever é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Vamos caminhar, meus irmãos, nas pegadas do Mestre dos mestres, que nunca mais erraremos os caminhos do céu. É do agrado de Jesus que corrijamos a nós mesmos, esquecendo os defeitos alheios, acendendo a luz da compreensão nos nossos sentimentos.
Sê tolerante com os companheiros, não no sentido da conivência. Se quiseres dar algum conselho, faze-o pelos exemplos de vida reta. Abre a escola da moral evangélica em teu peito e a ninguém digas algo sobre as tuas vantagens. Mostra-as em silêncio.
Essa deve ser a conduta do homem de bem, aliando condições de luz para a luz de todas as criaturas. Se queres ser alegre, lembra-te que a alegria somente nasce no dever cumprido, no amor sem condições e na caridade sem troca.
Trabalha neste sentido, que logo verás invadir em teu coração o coração de Jesus, a te ajudar a viver melhor. Quem deseja ser bom, já deu um passo para a bondade, porém, não deve ficar somente no desejo.
Avança mais um pouco. Se desejas ser alegre, na alegria pura, dá um passo neste clima e não fiques só na vontade. Exercita os sentimentos e doa essa virtude como flor do teu coração para os corações que te cercam.
(De “Flor de Vida”, de João Nunes Maia, pelo Espírito Scheilla)