Discussão: SINAL DE SEGURANÇA

SINAL DE SEGURANÇA


JCESAR NGOMES ( Administrador )

 
oAlZCZwExDI.jpg



Não sejas frequente na casa de teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça.

Pv. 25, v. 17



Se quiseres manter segura a tua amizade, não frequentes, em demasia, a casa do teu amigo.

Na posição evolutiva da humanidade, encontram-se as virtudes e defeitos misturados. As primeiras são notadas de longe, porque é o bem, e quem as conquista faz questão de que todos as conheçam. Já os defeitos, só os descobrimos quando convivemos na intimidade deles. Entretanto, quando essa intimidade ocorrer, o impulso cristão é o de tolerar as fraquezas descobertas, coibindo a intolerância, dona de muito terreno humano.

O sinal de segurança é manter-se um pouco distante, sem querer saber, na profundidade, o que o amigo é, porque ele pode fazer o mesmo. Falar do mal alheio é colocar o nosso a público.

A amizade duradoura é aquela que se baseia no respeito mútuo, na fidelidade sem condições e no convívio com espaços e tempo. Agindo assim, a música da fraternidade se tornará clássica.

Tudo que passa dos limites enfada a qualquer um.

O orar e vigiar de Jesus é o bom senso dos homens de bem para não deixar nada passar do ponto que suportamos, mantendo, sempre, o equilíbrio.

Se admiras a paz, ajuda a construí-la. Se te alegras com a verdade, livra-te da mentira sem oprimir os outros. Se te ufanas com a humildade, vive cultivando essa virtude em silêncio. Se te glorias com o amor, deixe que ele se irradie do teu coração, para Deus e a humanidade inteira. Fazendo assim, jamais te aborrecerás.

Porque o tempo em que poderemos viver juntos, sem nos enfadarmos de ninguém, nem sermos aborrecidos pelo próximo, chegará. Pois a pureza de sentimentos dar-nos-á a alegria permanente de ficarmos juntos e vivermos unidos, eternamente, pela força do amor, como sinal de segurança.



(De “Gotas de Paz”, de João Nunes Maia, pelo Espírito Carlos).



Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.