Discussão: MENSAGENS ESPECIALMENTE PARA FAMÍLIAS

MENSAGENS ESPECIALMENTE PARA FAMÍLIAS


MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

6 Dicas para ser um marido piedoso

.
6Dicasmaridopiedoso_480x252px.png
Por Bob Lepine com Chris Lawrence
O propósito de Deus para o casamento é fazer com que nos tornemos semelhantes a Cristo.
Quando eu me inscrevi para poder casar em cartório, após um ano de ter me formado na faculdade, tudo que eu tinha que fazer era pagar uma taxa. Não houve treinamento, nenhum vídeo ou manual.
Apesar do fato de que eu não tinha habilidades de como fazer um casamento funcionar, a certidão de casamento foi concedida!
Eu sei que existem muitos homens que estão tentando descobrir exatamente o que Deus espera deles como maridos.
Então, eu vim com uma lista das coisas que eu acredito que são fundamentais para ser um marido piedoso.
Seja um líder espiritual
Sua esposa provavelmente entrou no casamento com algumas imagens idealizadas, por exemplo: Os dois juntos no início da manhã, ao redor da mesa, tomando suco de laranja fresco enquanto fazem a devocional.
Ela imaginou você saindo para o trabalho e dizendo: "Eu vou estar de volta à noite, e nós faremos estudo bíblico novamente."
Depois de um mês de casados, sua esposa provavelmente está pensando: O que será que aconteceu? Ler as Escrituras e orar juntos é tão importante. Se eu pudesse rebobinar meu casamento começaria do zero!
Não importa há quanto tempo você está casado, comece a desenvolver hoje, um padrão que possa incluir no seu casamento. Lembre-se, é o marido que tem a obrigação de iniciar isso.
"Um homem pode não ser um teólogo profissional", diz Doug Wilson, autor de Reformando o Casamento. "Mas, em sua casa, ele precisa ser um teólogo firme."
Conduzir com humildade
A razão pela qual existem resistências sobre os homens serem líderes em um relacionamento conjugal é por que, muitos homens não conduzem isso com humildade.
Os homens são chamados por Deus para conduzir suas esposas, mas a nossa liderança deve ser altruísta.
Filipenses 2.3 diz: "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos" (Nova Versão Internacional).
Coloque este versículo em prática, e ele vai resolver 95 por cento dos problemas que enfrentamos.
Eu nunca conheci uma mulher que falasse: "Eu resisto a liderança de meu marido, mesmo ele sendo humilde e semelhante a Cristo."
As mulheres que eu conheci tem o desejo de líderes piedosos em seu casamento.
Seja piedoso e um homem corajoso
1 Coríntios 16.13 dá uma definição clara de masculinidade bíblica: "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes." Antes de podermos ser maridos piedosos, devemos ser homens de coragem.
Vamos analisar a definição do que significa ser um homem de coragem. A essência da coragem é ter um grande temor a Deus! Tão grande que não tenha medo de nada mais.
Seja um provedor
O marido deve ter a responsabilidade de arcar com as necessidades básicas de uma casa.
Na verdade, 1 Timóteo 5.8 diz que se um homem não provê a sua família, ele é pior do que um pagão. Esse não é o tipo de reputação que eu quero ter diante da sociedade.
Um provedor é aquele que se antecipa, aquele que faz planos estratégicos para o progresso familiar. Ele pensa sobre as metas, não apenas financeiras, mas as metas espirituais e metas emocionais.
Em outras palavras, ele é o diretor executivo da família, é sua responsabilidade definir a direção.
E muitas vezes a mulher é a chefe de operações, em dois vocês unificam a direção tomada, para o bem da família.
Amar a Deus mais do que você ama sua esposa
Após 3 anos de namoro com Mary Ann, começamos a falar sobre casamento, um pouco mais tarde nós terminamos. Fiquei arrasado.
Certa noite enquanto orava, as coisas tornaram-se muito claras: Mary Ann tinha se tornado um ídolo na minha vida, eu me importava mais com as coisas que a deixava feliz do que as coisas que agradavam a Deus.
Era como se Deus estivesse dizendo: "Você não terá outros deuses diante de mim, e se você colocar algo ou alguém no meu lugar, vou retirá-lo de você."
Em 25 anos de casamento, eu continuo a lutar contra o mesmo problema. Permaneço em “cheque” com esta pergunta: A quem devo temer mais, a minha mulher ou Deus?
O nível de dor pode ser imediato quando eu não agrado a minha esposa. Mas Deus me lembra: "Você fez a coisa certa, mesmo que naquele momento ela não tenha ficado feliz."
Ame-a biblicamente
Para amá-la biblicamente, precisamos nos perguntar: "O que significa o amor de Deus por nós?" A essência do Seu amor por nós é refletida em Seu compromisso e sacrifício. Isso é o que o nosso amor, pela nossa esposa, precisa para se parecer com o de Cristo.
Para mim, muitas vezes, significa colocar as necessidades dela à frente das minhas próprias necessidades. Isso significa que eu ainda vou sacrificar muita coisa por ela, mesmo quando nos desentendemos, ela deve ser a minha prioridade.
Lembre-se do pequeno verso do voto matrimonial, "Deixando os outros, até que a morte nos separe".
Isso significa que seu relacionamento com sua esposa é o mais importante do que qualquer outro relacionamento - amigos, seu chefe ou até mesmo seus filhos.
Simplificando, devemos amar nossa esposa mais do que qualquer coisa na terra; essa é a essência do relacionamento conjugal.
DL Moody resumiu melhor: "Se eu quiser saber se um homem é cristão, eu não iria questionar um ministro, eu iria pedir informações à sua esposa. Se um homem não trata sua esposa da forma correta, eu não quero ouvi-lo falar sobre o cristianismo. Qual é a utilidade de falar sobre a salvação se ele não tem salvação para esta vida? "
Em maio passado, Mary Ann e eu celebramos o nosso 25º aniversário de casamento em Maui, Hawaii. Os cenários foram incríveis e realmente estávamos muito felizes juntos.
Durante o jantar naquela noite, poderíamos dizer que, apesar de todos os desafios que têm vindo em nossa direção, nós não mudaríamos o resultado dos nossos momentos.
Por isso Deus tem usado a nossa relação para compartilharmos uns com os outros, mais do que qualquer outra coisa, para que nos tornemos mais semelhantes a Cristo, o que finalmente é o Seu propósito para o casamento.


MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

Tema: MENSAGEM PARA CASAIS

Texto: GÊNESIS 2:21 a 24

Título: O SEGREDO DE DEIXAR

Introdução

- O texto que lemos apresenta Deus criando o homem e a mulher e ao mesmo tempo unido os dois formando assim um casal e por conseqüência formando a família

- A ordem dada por Deus foi: "Deixe o homem seu pai e sua mãe e se una a sua mulher"

- Nesta ordem temos dois verbos: Deixar e unir

I)-DEIXA: Significa; romper, afastar

- Podemos "deixar" em vários sentidos, por exemplo:

- Deixa mudando de um lugar para o outro.

- Deixar fisicamente, isto é, não estando mais juntos na mesma casa.

- Deixar financeiramente, não sendo mais dependente da mesma pessoa

- Deixa emocionalmente, isto é, os sentimentos, o carinho, o amor, que agora não está somente naquela pessoa, mas agora está em outra pessoa. Isso todo é DEIXAR

II- UNIR: Significa: intimidade, compromisso e respeito

- Somente quem "deixa" está pronto para "unir-se"

- Quando nos unimos, formamos "laços"

- Quando nos unimos pelo casamento formamos, pelo menos quatro tipos de "laços":

1)- LAÇOS DE SANGUE: "Tornam-se dois em uma só carne"

2)- LAÇOS DE PARENTESCOS

3)- LAÇOS DE AMIZADES

4)- LAÇOS DE AMOR

Ilustração: Usamos a aliança no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo. Assim é a união do casal. Cada dedo da mão representa um membro da família:


- Polegar - representa os pais;
- Indicador - representa os irmãos;
- Médio - representa você mesmo;
- Anelar - representa seu companheiro;
- Mínimo - representa os filhos.


- Una os dedos das duas mãos pela ponta dos dedos, exceto os dedos do meio que deverão estar dobrados um de frente para o outro. - Agora, tente separá-los:


- Os polegares podem ser separados, eles indicam seus pais; você não viverá com eles o resto de sua vida. - Os indicadores separam-se facilmente; os irmãos e irmãs um dia também vão se separar de você, pois terão suas próprias famílias.
- Os dedos mínimos também podem ser separados. Indicam seus filhos que também irão crescer e se casar.
- Os dedos anelares, não conseguimos separá-los, significando que marido e mulher devem viver juntos o resto da vida.



MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

Tema: FAMÍLIA

Texto: JUIZES 13:1-25

Título: COMO SER UMA FAMÍLIA ABENÇOADA

INTRODUÇÃO

- Não é fácil encontrarmos o exemplo de uma família perfeita na Bíblia. Sempre encontramos famílias com problemas, erros e fracassos

- FAMÍLIAS DA BÍBLIA QUE NÃO SERVEM DE EXEMPLOS

1o. FAMÍLIA DE ADÃO: Desobediência e mentira - Gen. 1: 1-5

2o. FAMÍLIA DE ACÃ: Desobediência e furtos- Acã cobiçou uma capa babilônica, moedas de prata e uma cunha de ouro - Js: 7:1

3o. FAMÍLIA DE GILEADE: Prostituição e da discriminação -Jz 11:1

- O pecado de adultério e por consequência nasceu um menino que se chamou Jefté foi rejeitado pelos irmãos por parte de pai.

4o. FAMÍLIA DE SANSÃO: Raiva e sedução - Juizes 13: 1-16

- O nervosismo e se deixando seduzir com facilidade, impediu que ele construisse uma família

5o. FAMÍLIA DE ELI: Impiedade e a da profanação- I Sam.2:12

- Eli errou na criação de seus filhos Hofni e Finéias. Apesar de um ministério sério de seu pai,esses dois meninos cometeram vários erros que vieram a refletir na vida do povo de Israel (a igreja)

I. Os pais de Sansão

Não sabemos muito a respeito dos pais de Sansão, apenas que Manoá era da tribo de Dã, que sua esposa era estéril e que viviam como escravos dos filisteus. Deus permitiu que eles ficassem nas mãos dos filisteus por" quarenta anos ( Jz 13.1).

I)- FAMÍLIA ABENÇOADA COMEÇA COM UMA MULHER SÁBIA A esposa de Manoá estava sozinha, recebeu a visita do o Anjo do Senhor com a notícia que ela seria mãe. O Anjo do Senhor avisou à mulher que seu filho seria diferente. Ele seria consagrado a Deus antes de nascer. Seria nazireu, uma pessoa separada para Deus. Seria usado por Deus para livrar o povo de Israel do domínio dos filisteus. O Anjo do Senhor avisou à mãe que ela, desde aquele momento, não deveria beber vinho ou bebida forte, nem comer coisas imundas. Foi correndo contar tudo ao marido! Ela disse que nem sabia o nome do men­sageiro, nem tinha perguntado donde viera.

II) FAMÍLIA ABENÇOADA COMEÇA COM O RESPEITO E CONFIANÇA Se Manoá poderia ter achado que a mulher estava sonhando ou ficado louca. Questionado por que ela não perguntou o nome do mensageiro. Manoá creu que sua mulher tinha recebido a vi­sita de alguém muito especial com a mensagem que ganharia um filho, e que foi o próprio Senhor que o havia mandado.

III)- UMA FAMÍLIA ABENÇOADA COMEÇA ORANDO E ENTREGANDO A FAMÍLIA NAS MÃOS DEUS Manoá orou ao Senhor, dizendo: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus que en­viaste venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer ( Jz 13.8). Há esposos crentes que não oram com a esposa, não oram pelos filhos e acham que a tarefa de criar os filhos é da mulher.

Efésios 6.4, O pai tem a responsabilidade de criar os filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor”. Os pais crentes devem seguir o exemplo de Manoá e orar para que o Senhor os instrua como criar seus filhos. “Como devemos criar o meni­no?” Os pais crentes devem orar pelos filhos ainda quando criança. Quando o menino nasceu, de­ram-lhe o nome de Sansão, que quer dizer em hebraico "sol ou brilho". Como a chegada do menino trans­formou aquele lar, e com que alegria Manoá e sua esposa observaram o crescimento físico e intelectual de Sansão! Mas, acima de tudo, como Sansão foi abençoado pelo Senhor ( Jz 13.24)!

Conclusão

Os pais crentes precisam cons­tantemente orar como Manoá “nos ensine o que devemos fazer”. A ver­dadeira parceria na criação dos filhos consiste de três pessoas: pai, mãe… e o Senhor!



MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

A IMPORTÂNCIA DO DIA DAS CRIANÇAS
"Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles... e disse:

Aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino de Deus"

- Mateus 18:1,4


O ensinamento de Jesus tomando como exemplo uma criança,

nos leva a refletir sobre a importância de sermos criança, no sentido espiritual.
A grandeza da humildade e a completa dependência e confiança no Pai Celestial

nos leva a pensar o quanto precisamos nos tornar criança cada dia mais.
O nosso crescimento espiritual é o oposto do nosso crescimento físico.

Quanto mais crescemos fisicamente, mais nos afastamos de nossos pais

e quanto mais crescemos espiritualmente mais dependentes nos tornamos do Pai Celestial.

Deus abençoe a todas as crianças nesse dia.

dia-das-criancas_153.gif



MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

SERÁ QUE A FAMÍLIA ESTÁ MUDANDO?Cada vez mais eu me certifico dessa triste realidade! Senão, veja algumas definições sobre FAMÍLIA:1. O QUE É FAMÍLIA? Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar. A família considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. É transmitir os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.TIPOS DE FAMÍLIA1. FAMÍLIA TRADICIONAL: Constituída por dois adultos de sexo diferente que vivem maritalmente com os seus filhos biológicos e/ou adotados.2. FAMÍLIA MONOPARENTAL: composta por um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos podem ser: morte, abandono, divórcio ou ainda a decisão da mulher de ter um filho de forma independente.3. FAMÍLIA ARCO-IRIS: Formado por casais homossexuais. É constituída por um casal homossexual. A evolução das mentalidades tem possibilita a estabilização de relações entre homossexuais que optam por viver união homo-afetiva.4. FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA: É caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar passando a ser a mulher a chefe de família.CONCLUSÃOA nossa grande preocupação é que tipo de mundo estamos deixando para os nossos netos, bisnetos, etc! Os valores da família estão mudando e em nome do AMOR agora não se sabe mais definir que tipo de família estamos construindo!
Deus tem misericórdia de nós! "Ora vem Senhor Jesus!!!"



Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.