PROMESSAS, PROMESSAS! Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor. Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até à manhã. Levítico 19:11-13. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:7.
PROMESSAS, PROMESSAS! Devemos ser honestos e verdadeiros em nossos negócios e em nossas palavras, tanto em nosso relacionamento com o próximo quanto em nosso relacionamento com Deus. Devemos cumprir as promessas que fazemos a Deus e honrar Seu nome.
PROMESSAS, PROMESSAS! A lei mosaica específica, citada por Jesus, está listada em uma seção de Levítico que condena uma série de práticas enganosas. Nesse contexto, também é evidente que a preocupação de Jesus é com as intenções. Qualquer pessoa que faz uma promessa sem intenção de cumpri-la toma uma decisão consciente de pecar.
PROMESSAS, PROMESSAS! Embora o mandamento contra o falso juramento esteja relacionado a promessas feitas a outras pessoas, o segundo mandamento diz respeito a promessas feitas a Deus.
PROMESSAS, PROMESSAS! Quando votares algum voto ao Senhor, teu Deus, não tardarás em pagá-lo; porque o Senhor, teu Deus, certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado. Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti. O que saiu da tua boca guardarás e o farás, mesmo a oferta voluntária, assim como votaste ao Senhor, teu Deus, e o declaraste pela tua boca. Deuteronômio 23:21-23.
PROMESSAS, PROMESSAS! Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor. Eu, porém, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu, porque é o trono de Deus, nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei, nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna. Mateus 5:33-37.
PROMESSAS, PROMESSAS! Mas um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. Atos 5:1-5.
PROMESSAS, PROMESSAS! E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas. Atos 5:6-11.
PROMESSAS, PROMESSAS! O Antigo Testamento adverte quanto ao pecado de fazer votos e não cumprir. Por isso, seria melhor não fazer um voto do que deixar de cumpri-lo. Jesus ensinou que não devemos jurar nem fazer promessas das quais possamos nos arrepender, a exemplo do que ocorreu com Ananias e Safira.
PROMESSAS, PROMESSAS! Ao contrário da pessoa culpada de falso juramento, aquela que faz um compromisso financeiro com Deus não está necessariamente com intenção de enganar. No entanto, Jesus conhece a natureza humana e adverte para que não façamos promessas das quais possamos nos arrepender mais tarde.
PROMESSAS, PROMESSAS! A história de Ananias e Safira, que fizeram uma promessa a Deus com toda a intenção de cumpri-la, mas mudaram de ideia e receberam de Deus o juízo fatal, é um poderoso exemplo da maneira pela qual Deus vê esse pecado. Em lugar de fazer promessas que o indivíduo pode não conseguir cumprir, o cristão deve ser uma pessoa de integridade, cujo "sim" signifique "sim" e cujo "não" signifique "não".
PROMESSAS, PROMESSAS! Pense em um momento no qual você fez uma promessa a uma pessoa ou a Deus que você pretendia cumprir, mas não cumpriu. Como você pode evitar esse problema? E quanto às promessas feitas a si mesmo, as quais você renegou?