26/03/2015 - 07h30
No primeiro pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado federal Enio Verri, presidente estadual do PT, disse que o PSDB não é referência de “moral e bons costumes” na política.
Verri afirmou que fica surpreso com os discursos dos deputados do PSDB e também do DEM. “Se existem irregularidades na Petrobras que os culpados sejam investigados, punidos e presos. Mas temos que lembrar que a história de corrupção na Petrobras começou no governo Fernando Henrique Cardoso.”
O parlamentar disse ainda o PSDB quebrou o país durante o governo FHC. “Da mesma forma que o PSDB quebrou o Paraná. O governo Beto Richa mostra exatamente como é o PSDB quando está no governo: tira direitos dos trabalhadores, se preocupa somente com a elite, com o capital, sem se preocupar com os trabalhadores e os mais pobres.”
Ciro Gomes diz que tucanos fizeram uma “lavagem cerebral” em relação a criação da moeda; Em vídeo, Itamar lembra que FHC nem era mais ministro quando assinou a MP do Real
26/3/2015 - 16h31
Criado durante gestão do ex-presidente Itamar Franco, o real tornou-se a moeda brasileira no dia 1º de julho 1994. Vinte anos depois, o tucanato conseguiu firmar no imaginário que o Plano Real foi obra do PSDB, mas Itamar, falecido em 2011, contou outra história (veja vídeo acima).
“De repente até parece que foi o doutor Cardoso, que nem ministro mais era, porque tinha deixado o cargo em março, e nós lançamos o plano real em 1º de julho; parece até que foi o doutor Cardoso que assinou a medida provisória (do Plano Real)”, explicou Itamar, no ano de 2000.“Ele entende menos de matemática do que eu e entende tanto de economia quanto eu, talvez eu até entenda mais do que ele”, declarou Itamar, à época.
O ex-presidente assume ter se equivocado ao deixar que FHC assinasse a cédula. De acordo com Itamar, o tucano não poderia “constitucionalmente” ter assinado a moeda.
Memória apagada – Para o ex-governador do Ceará e ministro da Fazenda de Itamar Franco Ciro Gomes, os tucanos fizeram uma “verdadeira lavagem cerebral” em relação ao Plano Real. Ele destaca que toda responsabilidade política sobre a criação da nova moeda foi de Itamar Franco.
“O FHC foi ministro de Itamar, mas ele saiu antes de o real ter sido lançado e deixou as notas assinadas. Isso tudo é uma sequência de uma fraude”, contesta.
Paternidade roubada – Nesses 20 anos, os tucanos tentam se apropriar da paternidade do plano, ao alegar que ele teria sido criado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), padrinho político de Aécio Neves. A mesma artimanha é utilizada hoje em relação ao programa de transferência de renda criado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Bolsa Família.
“O povo sabe que quem fez o Plano Real fomos nós, quando fui Ministro da Fazenda, melhorando a vida de todo mundo”, disse FHC, em vídeo divulgado no dia 10 de outubro deste ano. Mas as entrevistas mais antigas de Itamar contestam essa narrativa.
Ciro lembra que Itamar Itamar Franco morreu com uma grande mágoa relacionada ao assunto, e que o ex-presidente contestou, por diversas vezes, a tentativa tucana de assumir a paternidade do Plano Real.
Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias