Discussão: MENSAGENS ABENÇOADAS!!

MENSAGENS ABENÇOADAS!!

PARA UM MOMENTO COMO ESTE! Em Ester 3:1-5, a trama da história começa a se desenrolar. Mardoqueu, um judeu, seguindo o mandamento contra a idolatria, recusou curvar-se diante de Hamã, um mero homem. Furioso, Hamã procurou uma forma de se vingar daquilo que considerou uma desfeita. Por seus atos, de certa forma, Mardoqueu estava testemunhando em meio àqueles pagãos sobre o Deus verdadeiro. 

PARA UM MOMENTO COMO ESTE! E Hamã disse ao rei Assuero: Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo cujas leis são diferentes das leis de todos os povos e que não cumpre as leis do rei; pelo que não convém ao rei deixá-lo ficar. Se bem parecer ao rei, escreva-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei. Então, tirou o rei o anel da sua mão e o deu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus. Ester 3:8-10. 

PARA UM MOMENTO COMO ESTE! E disse o rei a Hamã: Essa prata te é dada, como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos. Então, chamaram os escrivães do rei no primeiro mês, no dia treze do mesmo, e conforme tudo quanto Hamã mandou se escreveu aos príncipes do rei, e aos governadores que havia sobre cada província, e aos principais de cada povo; a cada província segundo a sua escritura e a cada povo segundo a sua língua; em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou. E as cartas se enviaram pela mão dos correios a todas as províncias do rei, que destruíssem, matassem, e lançassem a perder a todos os judeus desde o moço até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês que é mês de adar, e que saqueassem o seu despojo. Ester 3:11-13. 

PARA UM MOMENTO COMO ESTE! Que desculpa Hamã usou para tentar livrar o império dos judeus? É fácil deixar que as diferenças culturais nos ceguem para a humanidade de todas as pessoas? As leis dos judeus eram diferentes das de todos os outros povos; as diferenças culturais muitas vezes despertam preconceitos e geram oposição. 

PARA UM MOMENTO COMO ESTE! Quando a conspiração de Hamã se tornou conhecida, Mardoqueu expressou visivelmente sua dor, usando o único ritual religioso judaico mencionado no livro de Ester: “Vestiu-se de pano de saco, cobriu-se de cinza, e saiu pela cidade, chorando amargamente em alta voz.” Nesse ínterim, Ester se preparava para viver à altura da acusação de Hamã. Ela se tornaria uma transgressora judia da lei real persa ao entrar heroicamente na presença do rei sem convite, como parte de um plano para anular a trama de Hamã. 

PARA UM MOMENTO COMO ESTE! O rei a admitiu e aceitou o convite dela para um banquete. Ester então tomou a dianteira no drama enfrentado pelos exilados judeus em toda a Pérsia. Nessa história, Ester mostrou abnegação e heroísmo tato e coragem. 

PARA UM MOMENTO COMO ESTE! “Por intermédio da rainha Ester, o Senhor efetuou um poderoso livramento em favor de Seu povo. Numa ocasião em que parecia que ninguém poderia salvá-lo, Ester e as mulheres associadas a ela, por meio de jejum, oração e ação imediata, enfrentaram a questão e trouxeram salvação a seu povo.” 

PARA UM MOMENTO COMO ESTE! “O trabalho das mulheres em conexão com a causa de Deus, nos tempos do Antigo Testamento, ensina lições que nos habilitam a enfrentar emergências na obra de Deus hoje. Talvez não sejamos levados a uma situação tão crítica e notória como o povo de Deus no tempo de Ester. Muitas vezes, porém, mulheres convertidas podem desempenhar parte importante em posições mais humildes.” 

PARA UM MOMENTO COMO ESTE! Ester 4:14 traz as famosas palavras de Mardoqueu: Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? De que forma o princípio por trás dessas palavras se aplica a você nos dias atuais?


Palavra viva: Está Escrito! Este é o único fundamento sobre o qual podem colocar-se com segurança. Os que quebraram seu concerto com Deus estarão naquele dia sem esperança e sem Deus no mundo.


MARDOQUEU E HAMÃ! De acordo com o livro de Ester capítulos 5–8, como a rainha conseguiu salvar seu povo? Jejuou três dias e foi à presença do rei, convidando-o, bem como Hamã, para um banquete. Então, convidou-os para um segundo banquete, no qual revelou que ela e seu povo estavam condenados à morte, e que o culpado era Hamã. O resultado foi a morte de Hamã e o direito de defesa para os judeus. 

MARDOQUEU E HAMÃ! Os relatos dos dois banquetes de Ester levam a história ao clímax. Também registram a grande reviravolta em relação ao extermínio étnico que havia sido tramado. Ao mesmo tempo, a história expõe a diferença entre merecer a verdadeira honra e buscar honra para si mesmo, e registra a punição do vilão. Essas intrigas na corte tiveram consequências de longo alcance. Elas nos mostram, nos bastidores, a atuação de um monarca absoluto e de sua corte. 

MARDOQUEU E HAMÃ! Ester e Mardoqueu usaram suas posições, seu conhecimento da cultura em que viviam e sua fé nas promessas da aliança de Deus com Seu povo, para efetuar o livramento desse povo. Enquanto isso, apesar de sua silenciosa vida de serviço, Mardoqueu tornou sua fé conhecida, se não por algum outro modo, pelo menos ao recusar curvar-se diante de Hamã. As pessoas notaram isso e o admoestaram, mas ele se recusou a comprometer sua fé. Isso foi, seguramente, um testemunho a outros. 

MARDOQUEU E HAMÃ! Naquela mesma noite, fugiu o sono do rei; então, mandou trazer o livro das memórias das crônicas, e se leram diante do rei. E achou-se escrito que Mardoqueu tinha dado notícia de Bigtã e de Teres, dois eunucos do rei, dos da guarda da porta, de que procuraram pôr as mãos sobre o rei Assuero. 3Então, disse o rei: Que honra e galardão se deu por isso a Mardoqueu? E os jovens do rei, seus servos, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez. Ester 6:1-3. 

MARDOQUEU E HAMÃ! O que esses versos nos dizem sobre Mardoqueu? Que lições podemos extrair sobre a maneira como o povo de Deus pode atuar, e até mesmo testemunhar, em terras estrangeiras? Ele era leal ao rei, pois havia denunciado uma trama para assassiná-lo. Isso nos mostra que os cristãos devem ser bons cidadãos, leais aos seus governantes, enquanto isso não ferir a lei de Deus. 

MARDOQUEU E HAMÃ! Embora Mardoqueu estivesse obviamente seguindo o Senhor, mostrou, contudo, fidelidade e lealdade ao soberano da nação em que vivia. Embora tivesse se recusado a curvar-se diante de um homem, ainda assim foi bom cidadão, pois denunciou a trama contra o rei. Embora não possamos descobrir muita coisa a respeito do fato de ele não ter sido honrado por essa ação, muito possivelmente ele a praticou e depois simplesmente continuou sua vida, sem esperar qualquer recompensa. 

MARDOQUEU E HAMÃ! No devido tempo, porém, como mostra a história, sua boa ação foi mais do que recompensada. Talvez a melhor forma de expressar seu exemplo aqui seja com estas palavras: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”


QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! Também em toda província e em toda cidade aonde chegava a palavra do rei e a sua ordem, havia entre os judeus alegria e gozo, banquetes e dias de folguedo; e muitos, entre os povos da terra, se fizeram judeus; porque o temor dos judeus tinha caído sobre eles. Ester 8:17. 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! Leia Ester 8. Concentre-se especificamente no verso 17. Como podemos entender isso em termos de testemunho e de alcançar pessoas? Embora nem sempre as pessoas aceitem a verdade pela motivação correta, o Espírito Santo pode alcançá-las posteriormente. 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! Sem dúvida, o livro de Ester não é uma história “típica” sobre alcançar pessoas e testemunho. Contudo, à medida que nos aproximamos do fim, veremos acontecer algo parecido com esse cenário. Como resultado do edito do rei em favor dos judeus, “muitos, dos povos da Terra, se fizeram judeus, porque o temor dos judeus tinha caído sobre eles.” 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! Alguns comentaristas argumentam que a conversão dessas pessoas não poderia ter sido verdadeira, já que o medo e a ansiedade não devem ter lugar na conquista de pessoas. Embora isso seja verdade, qualquer que tenha sido a motivação inicial dessas pessoas, quem sabe qual teria sido a resposta delas à atuação do Espírito Santo no futuro, especialmente depois de terem visto as grandes diferenças entre o que elas acreditavam e a crença no único Deus verdadeiro, bem como o culto a Ele? 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. Romanos 1:18-20. 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! Como os conceitos ensinados ali poderiam estar envolvidos no caso das pessoas mencionadas no livro de Ester? Os atributos de Deus foram demonstrados na atitude honesta dos judeus. Isso foi uma oportunidade de salvação para os sinceros e advertência de juízo para os injustos. 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! No decreto original contra os judeus, estes não só deveriam ser mortos, mas aqueles que fizessem isso deveriam “saquear os seus bens.” E também quando foi dada aos judeus permissão para matar seus inimigos, a eles também foi dito que poderiam “saquear os bens dos seus inimigos.” Contudo, três vezes no livro de Ester Contudo, três vezes no livro de Ester é dito especificamente que os judeus “não se apossaram de seus bens.” 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! Embora as passagens não digam a razão, a tripla menção do fato mostra a ênfase colocada nessa atitude. Muito provavelmente eles tivessem optado por se abster de tocar no despojo porque desejavam tornar conhecido que estavam agindo em defesa própria e não por ganância. - Em nossos esforços missionários e em nosso testemunho a outros, que atitudes devemos evitar para que as pessoas não tenham oportunidade de questionar nossos motivos? Por que isso é tão importante? 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! “O decreto que finalmente sairá contra o remanescente povo de Deus será muito semelhante ao que Assuero promulgou contra os judeus. Hoje os inimigos da verdadeira igreja veem no pequeno grupo de guardadores do sábado, um Mardoqueu à porta. A reverência do povo de Deus por Sua lei é uma constante repreensão aos que têm deixado o temor do Senhor, e estão pisando Seu sábado.” 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! Que paralelos podemos traçar entre o edito promulgado contra os judeus e o que acontecerá nos últimos dias, quando a questão da “marca da besta” ficar em evidência? Judeus e cristãos na Antiguidade contestaram o direito de manter o livro de Ester no cânon da Bíblia. Ele não aparecia no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto, nem no Antigo Testamento das igrejas da antiga Turquia e da Síria. 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! O nome de Deus não aparece nesse livro, enquanto há cerca de 190 referências ao rei pagão. Embora ele mencione o jejum, não há referências à oração, aos sacrifícios, ao templo ou à adoração. E não é mencionada a ênfase da aliança quanto ao perdão e misericórdia. Contudo, o Senhor achou por bem incluí-lo no cânon. Por quê? Que lição espiritual encontramos nele sobre a maneira pela qual Deus trabalha em nossa vida para o bem, mesmo em meio a circunstâncias difíceis? 

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARAM JUDEUS! Reflita mais sobre as ocasiões em que os missionários não falam abertamente sobre sua identidade e sua obra. Há alguma razão válida para fazer isso? Às vezes, os missionários são muito cuidadosos para não dizer quem são, especialmente em países hostis ao testemunho cristão. Se formos impressionados a não revelar imediatamente quem somos, como poderemos fazê-lo de forma que não seja desonesta e enganosa?


JESUS: O MESTRE DAS MISSÕES! “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai Me enviou, Eu também vos envio.” João 20:21. De acordo com a Bíblia, uma das atividades centrais da Trindade é a missão. O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão envolvidos em salvar a humanidade. Sua Palavra se iniciou na queda e continuará até o fim. O Pai, o Filho e o Espírito Santo restaurarão, então, este mundo redimido à plena unidade com a vontade divina. 

JESUS: O MESTRE DAS MISSÕES! Segundo os evangelhos, Jesus passou pela mudança radical assumindo a forma humana, necessária para que Sua missão tivesse sucesso. Em Jesus Cristo, o significado da História é colocado no devido foco, toda a atividade missionária de Deus se torna coerente e são satisfeitas as mais profundas necessidades do ser humano quanto a uma existência significativa. 

JESUS: O MESTRE DAS MISSÕES! O Novo Testamento nos torna cientes dos propósitos da encarnação de Jesus Cristo. Ali vemos como Ele delineia o programa de missão, e obtemos vislumbres de como Jesus lidou com pessoas de outras nações e de outras religiões. Na Palavra de Deus podemos ver a incrível atividade salvadora de Deus em favor da humanidade caída. 

JESUS: O MESTRE DAS MISSÕES! O que Jesus fez para nos salvar? Veio ao mundo e morreu na cruz. Se Ele me salvou, o que posso fazer por alguém que ainda não conhece a salvação? Ore e trabalhe em favor de uma pessoa que ainda não conhece Jesus.


JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO! “Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do Seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a Sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.” II Timóteo 1:8 e 9. 

JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO! Além de ser um ótimo texto sobre a futilidade da salvação pelas obras, essa passagem revela a natureza eterna da salvação; mostra que o plano de nossa redenção já havia sido formulado há muito tempo. Portanto, não é de admirar que, ao longo do Antigo Testamento, Jesus Cristo seja revelado de várias formas. São especialmente poderosas as profecias, que mostram claramente que Jesus é, de fato, o Messias. 

JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO! O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos. Isaías 61:1. 

JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO! Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o Santo dos santos. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:24 e 25. 

JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO! E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações. E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. Daniel 9:26 e 27. 

JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO! Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Isaías 7:14. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6. 

JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO! Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre ele; juízo produzirá entre os gentios. Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça. A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo. Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra o juízo; e as ilhas aguardarão a sua doutrina. Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e formou a terra e a tudo quanto produz, que dá a respiração ao povo que nela está e o espírito, aos que andam nela. Isaías 42:1-5. 

JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO! Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por concerto do povo e para luz dos gentios; para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos e do cárcere, os que jazem em trevas. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura. Eis que as primeiras coisas passaram, e novas coisas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir. Isaías 42:6-9. 

JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO! O profeta Isaías descreve a missão de Jesus com estas palavras: “Eis o Meu servo, a quem sustento, o Meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nEle o Meu Espírito, e Ele trará justiça às nações. Eu, o Senhor, O chamei para justiça; segurarei firme a Sua mão. Eu O guardarei e farei de Você um mediador para o povo e uma luz para os gentios, para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão.” Isaías 42:1, 6 e 7, NVI. 

JESUS NO ANTIGO TESTAMENTO! Reflita sobre a incrível ideia de que Jesus, o Criador, tomou sobre Si nossa humanidade, e nela viveu e morreu por nós. Que grande esperança isso lhe oferece neste mundo sem esperança alguma?


O CONVITE DE JESUS! Aprendei de Mim, disse o grande Mestre! Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração. Mateus 11:29.


O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Jesus Cristo é Senhor da igreja e do mundo. Sua vinda foi o cumprimento das expectativas do Antigo Testamento a respeito de uma comunidade de salvos que se estenderia muito além do povo judeu. A vinda de Jesus, especialmente Seu sofrimento e ressurreição, iniciou uma nova era na qual desapareceu a distinção entre judeus e gentios, no que diz respeito ao evangelho. Jerusalém continuaria sendo o centro, pelo menos por certo tempo. 

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Contudo, o ponto de partida não mais seria o templo de Herodes localizado ali, mas os judeus convertidos a Cristo; eles haviam se tornado o templo vivo. Esses cristãos judeus seriam, então, o verdadeiro “remanescente” de Israel. Esse anúncio da missão mundial, universal, de Cristo, como Salvador de todas as nações, foi repetido em Seu nascimento, durante Sua infância e em Seu batismo. 

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! Lucas 2:8-14. 

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E, pelo Espírito, foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos, luz para alumiar as nações e para glória de teu povo Israel. José e Maria se maravilharam das coisas que dele se diziam. Lucas 2:25-33. 

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados, segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas. Todo vale se encherá, e se abaixará todo monte e outeiro; e o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão; e toda carne verá a salvação de Deus. Lucas 3:3-6. No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29. 

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! O que as passagens ensinam sobre a missão universal de Jesus ao mundo? No nascimento de Jesus, os anjos anunciaram paz na Terra entre os homens; Simeão disse que Jesus traria a salvação que Deus havia preparado diante de todos os povos, e seria luz para os gentios e glória para Israel; João Batista, referindo-se à missão de Jesus, disse que toda carne veria a salvação de Deus; também anunciou Jesus como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Sem dúvida, Jesus veio como Salvador de toda a humanidade. O que essa verdade significa para nós, no contexto da missão? “O espírito missionário necessita ser reavivado em nossas igrejas. Cada membro deve estudar de que modo poderá contribuir para o avanço da causa de Deus, tanto em seu país quanto em terras estrangeiras. Mal se tem realizado nos campos missionários a milésima parte do que deveria ser feito. Deus convida Seus obreiros a anexar novos territórios para Ele. Existem ricos campos de trabalho aguardando pelo obreiro fiel.”


A MISSÃO MUNDIAL DE JESUS! Com surpresa, ouviram as palavras de Cristo: Também é necessário que Eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus, porque para isso fui enviado. Lucas 4:43.


GANHAMOS DE DEUS A VIDA! Diz ele: A vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada. I João 1:2.


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.