SOLDADOS E ATLETAS! Como hábil comunicador, Paulo, em sua obra missionária, usava o conhecido para explicar o desconhecido. Ele tomava os aspectos cotidianos do mundo greco-romano para ilustrar a realidade prática da nova vida em Cristo. Para seus ensinos, extraía metáforas especialmente de duas áreas do mundo de seus conversos: os atletas com seus jogos e o sempre presente soldado romano.
SOLDADOS E ATLETAS! A apreciação pelos feitos atléticos fascinava o mundo nos dias de Paulo, assim como em nossos dias. Ao longo dos séculos, os antigos gregos transmitiram seu amor pela competição realizando pelo menos quatro ciclos separados de competições do tipo olímpico, localizadas em diferentes partes da Grécia. Os romanos herdaram e promoveram ainda mais a competição atlética.
SOLDADOS E ATLETAS! As corridas a pé eram os eventos mais populares, e incluíam uma corrida de homens trajados com a armadura militar completa. As lutas corporais também eram populares. Os atletas treinavam assiduamente, e os vencedores eram ricamente recompensados. A etnia, a nacionalidade e a classe social tinham pouca importância, uma vez que os objetivos eram a perseverança e o desempenho.
SOLDADOS E ATLETAS! Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. I Coríntios 9:24-27.
SOLDADOS E ATLETAS! Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Gálatas 5:7. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. I Timóteo 6:12. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. II Timóteo 2:5.
SOLDADOS E ATLETAS! Que importantes lições para a vida cristã os leitores de Paulo encontraram nas nestas passagens? A vida cristã é como uma batalha, uma corrida ou uma luta; somos soldados e atletas; devemos ter a meta de vencer e fazer tudo para alcançar a recompensa dos vitoriosos.
SOLDADOS E ATLETAS! A partir de Augusto, os imperadores romanos substituíram os soldados temporários por guerreiros profissionais de tempo integral, colocando-os em guarnições por todo o Império Romano. Melhoraram e padronizaram sua armadura e suas armas. No tempo de Paulo, eram recrutados soldados de vários grupos étnicos e nacionais, quer fossem ou não cidadãos romanos. Em troca de recompensas no final de seu período de serviço, os soldados prometiam lealdade total ao imperador governante, que, em tempos de conflito, ia pessoalmente à frente deles na batalha.
SOLDADOS E ATLETAS! Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo. II Coríntio 10:4 e 5.
SOLDADOS E ATLETAS! No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos. Efésios 6:10-18.
SOLDADOS E ATLETAS! Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. I Timóteo 6:12. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. II Timóteo 2:3 e 4.
SOLDADOS E ATLETAS! Quais comparações Paulo fez entre a atividade dos soldados e a vida cristã? Somos soldados de Cristo. Nosso combate é espiritual; por isso, nossas armas e nossa armadura também são espirituais. Lutamos pela fé e nosso objetivo é satisfazer Aquele que nos arregimentou.
SOLDADOS E ATLETAS! Naquela que talvez seja a última carta de Paulo, ele aplicou tanto a carreira dos soldados quanto a dos atletas ao seu próprio conceito sobre sua vida como missionário cristão: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” Em que aspecto a fé é uma luta e uma corrida? Você já experimentou a realidade de ambas as metáforas em sua vida cristã? Qual metáfora descreve melhor sua experiência? Por quê?