Discussão: MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

SERVINDO AS MESAS! Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:44-47.

SERVINDO AS MESAS! Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé que, traduzido, é Filho da Consolação, levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos. Atos 4:34-37.

SERVINDO AS MESAS! Que imagem da igreja primitiva é apresentada nessas passagens? Uma igreja que tinha tudo em comum, e cujos membros demonstravam amor vendendo o que era seu para que os irmãos de fé não passassem necessidade.

SERVINDO AS MESAS! Sem dúvida, durante certo tempo as coisas correram perfeitamente bem entre os cristãos primitivos. Naturalmente, todos somos seres caídos, e antes que passasse muito tempo começaram a surgir algumas tensões.

SERVINDO AS MESAS! Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé. Atos 6:1-7.

SERVINDO AS MESAS! Que problemas surgiram, e como a igreja lidou com eles? Houve tensão entre os crentes de linhagem hebraica e os de linhagem grega, pois os últimos se consideraram injustiçados na distribuição de alimentos às suas viúvas. A igreja então elegeu o grupo dos sete diáconos para cuidar dessa tarefa.

SERVINDO AS MESAS! O rápido crescimento da igreja de Jerusalém trouxe consigo a tensão social. Filipe foi nomeado para uma equipe que lidaria com essa tensão. Entre os conversos se encontravam pessoas necessitadas e economicamente carentes, cuja participação nas refeições em comum servidas diariamente colocava demandas cada vez maiores sobre os líderes da igreja.

SERVINDO AS MESAS! Surgiu um murmúrio a respeito da distribuição injusta de alimentos para as viúvas de fala grega. Esse era um assunto especialmente sensível, devido aos lembretes dos profetas hebreus para que não houvesse negligência das viúvas e dos órfãos.

SERVINDO AS MESAS! Para resolver essa séria questão, os doze apóstolos reuniram os cristãos e propuseram a nomeação de sete homens, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, que iriam, literalmente, “diaconizar palavra grega para servir” às mesas” para que os doze pudessem “diaconizar a Palavra.”

SERVINDO AS MESAS! Todos os sete tinham nomes gregos, talvez para indicar que haveria equilíbrio no serviço social em favor das negligenciadas viúvas de fala grega. Entre eles estava Filipe, sendo essa a primeira vez que ele é mencionado na Bíblia.

SERVINDO AS MESAS! Os apóstolos argumentaram que eram necessários líderes adicionais para que eles não ficassem sobrecarregados com a tarefa de administrar os recursos necessários para a vida comunitária. Eles enfatizaram que o chamado deles era para se dedicarem à Palavra de Deus e à oração.

SERVINDO AS MESAS! Quais são algumas das questões que podem causar divisão em sua igreja, e como você pode permitir que Deus o use para ajudar a solucionar o conflito?


FILIPE EM SAMARIA! Saulo, um futuro apóstolo e missionário, aparece pela primeira vez na Bíblia no apedrejamento do diácono Estêvão, o primeiro mártir cristão. Essa onda de perseguição, contudo, só ajudou ainda mais a disseminação do evangelho.

FILIPE EM SAMARIA! E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos. E uns varões piedosos foram enterrar Estêvão e fizeram sobre ele grande pranto. E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia. Atos 8:1-6.

FILIPE EM SAMARIA! Qual foi o resultado da perseguição à igreja em Jerusalém? Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria, e iam por toda parte pregando a Palavra. Filipe foi um deles.

FILIPE EM SAMARIA! Samaria foi o ponto inicial da propagação geográfica do cristianismo. Os samaritanos se consideravam descendentes dos israelitas que ficaram no país quando a Assíria levou para o exílio a maior parte da população de Israel em 722 a.C. Os judeus, porém, consideravam os samaritanos descendentes dos estrangeiros que os assírios trouxeram à força para povoar Israel.

FILIPE EM SAMARIA! As relações entre judeus e samaritanos durante a época do Novo Testamento eram marcadas por tensões e episódios de violência. Contudo, como vimos anteriormente, Jesus já havia aberto caminho para a obra missionária ali quando teve contato com a mulher junto ao poço, que, por sua vez, começou a “evangelizar” seu povo.

FILIPE EM SAMARIA! O chamado de Filipe para servir às mesas transformou-se no chamado para que ele fosse evangelista missionário para os samaritanos. Como refugiado que estava fugindo da perseguição religiosa em Jerusalém, ele não perdeu tempo. Foi proclamar que o Messias, aguardado tanto por judeus quanto por samaritanos, tinha vindo.

FILIPE EM SAMARIA! E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade. E estava ali um certo homem chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica e tinha iludido a gente de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; ao qual todos atendiam, desde o mais pequeno até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. Atos 8:6-10.

FILIPE EM SAMARIA! E atendiam-no a ele, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas. Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou, de contínuo, com Filipe e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Atos 8:11-15.

FILIPE EM SAMARIA! Quais foram os resultados do ministério de Filipe em Samaria? Sim, pois multidões criam nas coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava, e iam sendo batizadas. O interesse despertado foi tão grande que chegou aos ouvidos dos apóstolos em Jerusalém, e eles enviaram Pedro e João para ajudar Filipe.

FILIPE EM SAMARIA! Filipe foi poderosamente usado pelo Senhor nesse primeiro campo missionário estrangeiro. A declaração de que “os judeus não se dão com os samaritanos” havia então se tornado coisa do passado. Que hostilidades, rancores e preconceitos têm envenenado sua alma e precisam se tornar “coisa do passado”? Não é tempo de deixar tudo para trás?


COM O ETÍOPE! De acordo com Atos 8:26-39, o contato seguinte de Filipe foi com o administrador financeiro etíope, o que levou a missão um passo adiante rumo aos “confins da Terra.” Filipe foi o elo entre a missão em Samaria e a missão em Gaza. De Samaria, ao norte de Jerusalém, Filipe foi chamado para Gaza, que fica ao sul da cidade.

COM O ETÍOPE! Sua obra no norte se concentrou num grupo de pessoas; no sul, se concentrou numa única pessoa. Em Samaria, Filipe conseguiu proclamar Cristo usando apenas os cinco livros de Moisés, pois isso era tudo o que os samaritanos aceitavam. No caminho para Gaza, ele pôde usar também o livro de Isaías, provavelmente em sua tradução grega.

COM O ETÍOPE! E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. Atos 8:26-31.

COM O ETÍOPE! E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação, foi tirado o seu julgamento; e quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. Atos 8:32-35.

COM O ETÍOPE! E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. Atos 8:36-39.

COM O ETÍOPE! Quais versos de Isaías 53 o etíope estava lendo, e por que eles teriam dado a Filipe a oportunidade perfeita para evangelizá-lo? Os versos 7 e 8, e esses versos deram a Filipe a oportunidade perfeita para evangelizar o etíope porque falavam sobre a morte de Jesus; os milagres em Samaria deram força à pregação da Palavra, mas não a substituíram, porque o estudo da Bíblia é a parte principal de nosso serviço em favor de outros.

COM O ETÍOPE! Em contraste com a obra de Filipe em Samaria, onde realizou milagres, tudo o que ele fez com o etíope foi estudar a Bíblia. Que lição podemos extrair disso para nosso trabalho em favor de outros? O Espírito do Senhor chamou Filipe para ir a outro lugar assim que terminou de explicar as boas-novas sobre Jesus e batizou o etíope.

COM O ETÍOPE! Filipe não teve oportunidade de transmitir todas as suas crenças e ensinos para o novo converso. O etíope foi deixado para seguir a fé cristã no contexto da cultura africana, guiado pelo Antigo Testamento e pelo Espírito de Deus, que já vinha trabalhando nele, uma vez que ele já adorava ao Senhor e acreditava em Sua Palavra.

COM O ETÍOPE! Filipe explicou ao etíope passagens fundamentais do Antigo Testamento sobre a morte de Jesus. Por que Jesus, em Sua morte e ressurreição, precisa ser o ponto central da mensagem que damos ao mundo? O que seria da nossa mensagem sem Ele?


FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! Filipe foi claramente ungido para fazer a obra do Senhor. Os comentaristas estão divididos quanto ao que significa a frase “o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe”: se simplesmente lhe foi dito que devia ir para Azoto ou se ele foi miraculosamente transportado até lá. Seja como for, o ponto crucial para nós é que Filipe foi um homem submisso ao Espírito Santo e, assim, Deus pôde usá-lo para fazer uma grande obra em Seu favor.

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. Atos 8:40. Por que Filipe foi chamado de evangelista? O verso diz que Filipe foi evangelizando todas as cidades desde Azoto até Cesareia.

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! E nós, concluída a navegação de Tiro, viemos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, ficamos com eles um dia. No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam. E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo. Atos 21:7-10.

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! O que podemos saber sobre Filipe por meio desses versos? Que ele tinha uma família e quatro filhas solteiras; seu lar era um lar piedoso, pois essas filhas eram tão cristãs que foram dignas de receber o dom de profecia.

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! Nesse ponto da história ficamos sabendo que Filipe tinha uma família e que era pai de quatro filhas solteiras. O chamado de Filipe para passar do diaconato para o evangelismo o envolveu num grande número de viagens. Temos conhecimento da viagem de Jerusalém a Samaria, depois para Gaza e, após isso, para “todas as cidades” da faixa costeira de 80 km entre Azoto e Cesareia.

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! Provavelmente tenha havido viagens que não foram registradas. Como todos os missionários pioneiros, ele deve ter sido submetido a perseguições, a inconveniências e aos “altos e baixos” que essa responsabilidade acarreta. Contudo, dirigia sua família de tal forma que quatro filhas suas foram consideradas pelo Espírito Santo pessoas adequadas para receber o dom de profecia. Esse fato testifica da existência de bons pais e de verdadeira piedade nessa família cristã pioneira na obra missionária.

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! A passagem revela que o apóstolo Paulo permaneceu com Filipe “vários dias.” Vinte e cinco anos antes, Paulo, então chamado Saulo, tinha sido um agressivo e feroz perseguidor dos cristãos. Foi sua perseguição aos crentes de Jerusalém que forçou Filipe a fugir para Samaria. Então, anos depois, perseguidor e perseguido se encontram na casa de Filipe, que recebeu a visita de Paulo. Que interessante encontro de irmãos e de colaboradores de Cristo na grande causa de levar o evangelho ao mundo gentio!

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! Em nosso trabalho em favor de outros, por que é importante que nunca nos esqueçamos de nossa primeira obrigação: nossa família?

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! “Quando foram espalhados pela perseguição, saíram cheios de zelo missionário. Compenetraram-se da responsabilidade de sua missão. Sabiam ter nas mãos o pão da vida para um mundo faminto; e eram constrangidos pelo amor de Cristo a distribuir esse pão a todos os que estivessem em necessidade.”

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! “E quando Seus discípulos foram expulsos de Jerusalém, alguns encontraram refúgio seguro em Samaria. Os samaritanos receberam bem os mensageiros do evangelho, e os judeus convertidos colheram preciosos frutos entre aqueles que uma vez foram seus mais fortes inimigos.”

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! O evangelho derruba barreiras entre as pessoas. Pelo menos, esse é o ideal; às vezes a realidade tem sido radicalmente diferente. O que ocorre com os seres humanos, mesmo entre os cristãos, que entendem que somos todos iguais perante Deus e que a cruz é o grande equalizador, quando permitimos que barreiras culturais, sociais e de outra natureza ainda causem divisão entre nós? De que forma a Igreja pode diminuir esses preconceitos?

FILIPE COMO EVANGELISTA, PAI E ANFITRÃO! A perseguição à igreja primitiva fez com que os crentes fugissem e, como resultado, o evangelho começou a se propagar de uma forma que talvez não tivesse acontecido, caso não ocorresse a perseguição. Embora Deus tenha conseguido tirar algo bom da perseguição religiosa, precisamos nos lembrar de que ela nunca é boa, nunca é correta, nunca pode ser justificada. Qual deve ser nossa atitude em relação àqueles que enfrentam perseguição religiosa, mesmo que não concordemos com suas crenças?


PAULO: SEU PASSADO E SEU CHAMADO! “O Senhor lhe disse: Vai, porque este é para Mim um instrumento escolhido para levar o Meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois Eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo Meu nome.” Atos 9:15 e 16. Uma das figuras principais do Novo Testamento é Paulo, originalmente Saulo de Tarso.

PAULO: SEU PASSADO E SEU CHAMADO! Paulo foi para a igreja cristã primitiva o que Moisés foi para os filhos de Israel. A diferença é que, Moisés tirou o povo de Deus do meio dos gentios para que Israel pudesse cumprir a vontade de Deus; Paulo levou a Palavra do Deus de Israel aos gentios, para que eles pudessem fazer a mesma coisa, isto é, cumprir a vontade de Deus.

PAULO: SEU PASSADO E SEU CHAMADO! Sabe-se mais sobre Paulo do que qualquer outro cristão do primeiro século. Ele é especialmente lembrado pelas significativas contribuições que deu para a tremenda obra missionária cristã nos últimos dois milênios. Suas visitas às nações que rodeavam o Mar Mediterrâneo e suas atividades missionárias em favor delas constituíram um poderoso exemplo para as missões cristãs nas gerações futuras.

PAULO: SEU PASSADO E SEU CHAMADO! Atribui-se a Paulo a obra de elevar os absolutos bíblicos acima da cultura judaica. Nesta, as leis civis, rituais e morais estavam integradas na estrutura da vida israelita. Assim, era difícil fazer separação entre os costumes dos judeus e aquilo que eles achavam ser a mensagem eterna de Deus para todas as nações.

PAULO: SEU PASSADO E SEU CHAMADO! Nesta mensagem, faremos nosso primeiro estudo sobre alguém que, com exceção do próprio Jesus, foi a figura mais importante do Novo Testamento.


SAULO DE TARSO! Saulo nasceu em Tarso, uma importante cidade localizada junto à rota comercial entre a Síria e a Ásia ocidental. Tarso era um centro multicultural de indústria e saber, e, durante breve tempo, foi o lar do mais famoso orador e senador de Roma, Cícero. Os pais de Saulo eram judeus da diáspora isto é, judeus que não estavam morando na terra de Israel, originários da tribo de Benjamin. Seu nome de nascimento era Saulo do hebraico sha’ul, “pedido a Deus” embora, depois de ter começado sua missão em favor dos gentios, ele tenha assumido o nome de Paulo do latim Paulus, nome de uma destacada família romana.

SAULO DE TARSO! Além disso, uma vez que era fariseu, Paulo provavelmente tivesse uma esposa, embora não saibamos nada sobre ela. Na verdade, não sabemos muito sobre sua família, embora haja menção a uma irmã e um sobrinho. Paulo também era cidadão romano. Saulo provavelmente tenha sido educado na escola de uma sinagoga em Tarso até os 12 anos e, depois, seguido pelo estudo rabínico em Jerusalém com o famoso raban esse título honorário significava “nosso rabi” Gamaliel. Como a maioria dos homens judeus, ele aprendeu um ofício, nesse caso, a fabricação de tendas.

SAULO DE TARSO! Como já foi declarado, Paulo era fariseu. Os fariseus que significa “os separados” eram conhecidos por insistir que todas as leis de Deus, tanto as escritas nos livros de Moisés quanto as transmitidas verbalmente durante várias gerações de escribas, eram obrigatórias para todos os judeus. Aos olhos dos outros judeus, o estrito patriotismo dos fariseus, e sua detalhada obediência às leis judaicas, podia fazê-los parecer hipócritas e condenadores. Paulo, contudo, não ocultava o fato de que ele e seu pai eram fariseus.

SAULO DE TARSO! A experiência de Paulo como fariseu foi um importante elemento em sua obra missionária bem-sucedida em favor dos judeus e dos gentios. Essa formação o capacitou com detalhado conhecimento do Antigo Testamento, a única parte das Escrituras que os cristãos primitivos possuíam. Também o tornou familiarizado com os acréscimos e ampliações dos escribas às leis do Antigo Testamento. Assim, ele era o apóstolo mais qualificado para discernir entre os absolutos divinos eternos, com base nas Escrituras, e as adições culturais judaicas posteriores, que não eram obrigatórias e que, portanto, podiam ser ignoradas pelos gentios seguidores de Jesus.

SAULO DE TARSO! Como vimos, essa questão se tornaria muito importante na vida da igreja primitiva. Hoje em dia, também, o papel da cultura na igreja continua sendo um assunto importante. Quais de nossas crenças parecem estar em mais forte conflito com a cultura que nos cerca? De que forma você lida com essa questão sem comprometer os princípios eternos?


PAULO, O HOMEM! Os traços de personalidade são as respostas típicas de alguém às circunstâncias domésticas, culturais ou educacionais que o cercam. O caráter é a combinação de traços, qualidades e capacidades que compõem o tipo de pessoa que alguém é.

PAULO, O HOMEM! E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Atos 9:1. Segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo. Filipenses 3:6 e 8.

PAULO, O HOMEM! Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. I Coríntios 15:9 e 10.

PAULO, O HOMEM! Mas, por isso, alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. I Timóteo 1:16. E, na minha nação, excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Gálatas 1:14.

PAULO, O HOMEM! São ministros de Cristo? Falo como fora de mim. Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um; três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez. II Coríntios 11:23-27.

PAULO, O HOMEM! Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me abrase? Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem, e fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos. II Coríntio 11:28-33.

PAULO, O HOMEM! O que essas passagens nos dizem sobre o caráter e a personalidade de Paulo? Paulo era extremamente zeloso; seu zelo o levou a perseguir a igreja, mas, quando se converteu, seu zelo foi usado para o bem, de forma que superou os outros apóstolos nos trabalhos e sacrifícios em favor do evangelho. Paulo era humilde: considerava-se o pior dos pecadores e indigno de ser chamado apóstolo.

PAULO, O HOMEM! Paulo era claramente um homem de grande convicção e zelo. Antes de sua experiência do novo nascimento, ele usava seu zelo para perseguir a igreja primitiva. Apoiou o apedrejamento de Estêvão, tomou a iniciativa de aprisionar mulheres e homens cristãos, fez ameaças de morte aos discípulos e organizou um ataque de surpresa aos cristãos num país estrangeiro.

PAULO, O HOMEM! Ao mesmo tempo, também, podemos ver como seu zelo e fervor foram usados para o bem quando ele dedicou a vida à pregação do evangelho, apesar de incríveis dificuldades e desafios. Somente um homem totalmente dedicado ao que acreditava teria feito o que ele fez. E embora tivesse perdido todas as coisas por Cristo, considerou-as como refugo, termo oriundo de uma palavra grega que significa algo inútil, como o lixo. Paulo entendia o que era importante na vida e o que não era.

PAULO, O HOMEM! Paulo também era humilde. Sem dúvida, em parte devido à culpa que sentia por ter perseguido os cristãos no passado, ele se via como indigno de seu alto chamado. Além disso, como alguém que pregava a justiça de Cristo como nossa única esperança de salvação, ele sabia exatamente quanto era pecaminoso em contraste com o Deus santo, e esse conhecimento foi mais do que suficiente para mantê-­lo humilde, submisso e grato.

PAULO, O HOMEM! “Um raio da glória de Deus, um lampejo da pureza de Cristo que penetre no coração, torna dolorosamente visível cada mancha de impureza, e revela claramente a deformidade e os defeitos do caráter humano. Os desejos não santificados, a infidelidade do coração e a impureza dos lábios ficam evidentes.”

PAULO, O HOMEM! Nenhum de nós está imune ao orgulho. Focalizar a cruz e o que ela significa pode curar qualquer pessoa desse pecado?


DE SAULO PARA PAULO! E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. Atos 9:1-6.

DE SAULO PARA PAULO! E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu. E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias. E disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor! E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. Atos 9:7-12.

DE SAULO PARA PAULO! E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. Atos 9:13-18.

DE SAULO PARA PAULO! E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo, nas sinagogas, pregava a Jesus, que este era o Filho de Deus. Todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo. Atos 9:19-22.

DE SAULO PARA PAULO! Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, livrando-te deste povo e dos gentios, a quem agora te envio, para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim. 26:16-18.

DE SAULO PARA PAULO! Como a conversão de Paulo está relacionada a seu chamado missionário? Jesus, que lhe apareceu na estrada, o chamou para levar Sua Palavra e Seu nome perante os gentios, reis e os filhos de Israel. Os olhos dos gentios seriam abertos, eles se converteriam das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus; receberiam o perdão dos pecados e herança entre os santificados.

DE SAULO PARA PAULO! Desde o princípio estava claro que o Senhor planejava usar Paulo para alcançar tanto judeus quanto pagãos. Nenhum evento na preparação de Paulo como missionário e teólogo se comparou, em importância, à sua conversão; na verdade, em seu testemunho ele falava frequentemente sobre essa experiência. “Agora, levante-se, fique de pé. Eu lhe apareci para constituí-lo servo e testemunha do que você viu a Meu respeito e do que lhe mostrarei.”

DE SAULO PARA PAULO! Paulo não podia pregar nem ensinar sobre o que não sabia. Não, em vez disso, ele pregaria e ensinaria a partir de suas experiências com o Senhor e de seu conhecimento dEle, sempre em harmonia com a Palavra de Deus.

DE SAULO PARA PAULO! Para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim. Atos 26:18. Qual seria o resultado da obra de Paulo? A pregação do evangelho do Cristo crucificado.

DE SAULO PARA PAULO! A partir dessa passagem, podemos ver cinco resultados da obra missionária autêntica: Abrir os olhos das pessoas. Tornar Deus e Jesus reais, presentes, ativos e atraentes. Tirar as pessoas das trevas para a luz, da ignorância para o conhecimento, um tema central do evangelho.

DE SAULO PARA PAULO! Tirar as pessoas do poder de Satanás para o de Deus. Muitos recebem o perdão dos pecados. O problema do pecado tem uma solução. Essa é a mensagem viva, restauradora e central dos cristãos. Muitos recebem lugar entre os santificados; isso significa passar a ser membro da igreja de Deus, não importando a etnia, gênero nem nacionalidade. Se alguém lhe perguntasse: “Qual é sua experiência com Jesus? O que você pode me dizer sobre Ele? O que você responderia?


PAULO NO CAMPO MISSIONÁRIO! Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. I Coríntios 1:23. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. I Coríntios 2:2. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo. Gálatas 6:14.

PAULO NO CAMPO MISSIONÁRIO! Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente; uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas outros, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda. Filipenses 1:15-18.

PAULO NO CAMPO MISSIONÁRIO! “Desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo.” Que elemento crucial para todo trabalho missionário encontramos nesse texto? Paulo falou sobre apresentar todo homem perfeito em Cristo, por meio da pregação, exortação e ensino da sabedoria. Isso se refere aos membros da igreja e, portanto, ao discipulado.

PAULO NO CAMPO MISSIONÁRIO! A respeito dos esforços missionários de Paulo, uma coisa é certa: não importava onde ele fosse, a pregação de Cristo e Este crucificado era o centro de sua mensagem. Ao fazer isso, ele estava sendo fiel ao chamado que havia recebido no princípio, para pregar sobre Jesus. A mensagem para a moderna obra das missões é óbvia: sejam quais forem as outras coisas que preguemos e, como adventistas do sétimo dia, recebemos muitas coisas que precisam ser compartilhadas com o mundo, devemos manter Cristo e Este crucificado à frente e no centro de toda a nossa obra evangelizadora e missionária.

PAULO NO CAMPO MISSIONÁRIO! Paulo, no entanto, não pregava Jesus simplesmente como um tipo de verdade objetiva e depois seguia seu caminho alegremente. Uma parte fundamental de sua obra era levantar igrejas, criar comunidades cristãs em um lugar após o outro, em todas as regiões do mundo que ele pudesse alcançar. No sentido mais verdadeiro, sua obra era “plantar igrejas.” Mas também há outro elemento na obra missionária de Paulo.

PAULO NO CAMPO MISSIONÁRIO! A quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo. Colossenses 1:28. O que Paulo disse? Isso era evangelismo ou discipulado? Paulo falou sobre apresentar todo homem perfeito em Cristo, por meio da pregação, exortação e ensino da sabedoria. Isso se refere aos membros da igreja e, portanto, ao discipulado.

PAULO NO CAMPO MISSIONÁRIO! Para alguém que leia muitas das epístolas de Paulo, vai ficar claro que elas com frequência não são evangelísticas, pelo menos no sentido em que empregamos o termo, isto é, o de procurar alcançar os que não pertencem à igreja. Ao contrário, muitas das cartas foram escritas para igrejas estabelecidas. Em outras palavras, estava incluída nos esforços missionários de Paulo a obra do cuidado pastoral, da edificação e da conservação de igrejas.

PAULO NO CAMPO MISSIONÁRIO! Assim, podemos ver pelo menos três elementos centrais na atividade missionária de Paulo: proclamar Jesus, plantar igrejas e conservar as igrejas estabelecidas. Pense sobre a última vez que você testemunhou para alguém. Jesus estava no centro do que você disse? Como você pode ter certeza de que sempre O conservará no centro?


A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! “Multiculturalismo” é um termo recente, que começou a aparecer em publicações na década de 1960, segundo o Dicionário Inglês Oxford. Para muitos povos da Antiguidade, havia apenas duas categorias de seres humanos: nós e eles, nossa tribo e os que não pertencem à nossa tribo. Para os gregos, todos os não gregos eram “bárbaros.” Para os judeus, todos os não judeus eram “gentios.” Como já vimos, o sucesso da missão em favor dos gentios forçou a igreja nascente e seus líderes a tratar da divisão entre judeus e gentios. A questão, no fundo, era se um gentio podia se tornar cristão sem primeiro se tornar judeu.

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima, para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se. E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; aos quais, nem ainda por uma hora, cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. Gálatas 2:1-5.

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem, esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram; antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão 8porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios, e conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que se me havia dado, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios e eles, à circuncisão; recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência. Gálatas 1:6-10.

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios. Gálatas 1:11-15.

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é, porventura, Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Gálatas 2:16 e 17.

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! O que aconteceu ali e como esse relato ilustra o desafio do “multiculturalismo” na evangelização e na missão? Quando Pedro foi a Antioquia, começou a comer com os gentios, mas quando chegaram crentes judeus vindos de Jerusalém, deixou de comer com eles. Paulo repreendeu Pedro, ensinando que a igreja não deve se prender a preferências culturais, mas deve se concentrar nos eternos princípios divinos.

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! “Quando Pedro, posteriormente, visitou Antioquia, conquistou a confiança de muitos por sua conduta prudente para com os conversos gentios. Por algum tempo ele agiu de acordo com a luz dada pelo Céu. Dominou seu natural preconceito até o ponto de sentar-se à mesa com os conversos gentios. Mas quando certos judeus zelosos da lei cerimonial vieram de Jerusalém, Pedro mudou, desavisadamente, seu procedimento para com os conversos do paganismo. Alguns judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! “Essa revelação de fraqueza da parte daqueles que haviam sido respeitados e amados como dirigentes, produziu dolorosa impressão na mente dos crentes gentios. A igreja foi ameaçada de divisão.”

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! Paulo enfrentou a questão com Pedro e tomou firme posição em favor daquilo que hoje poderia ser chamado de uma igreja multicultural. Seus conversos gentios não teriam que se tornar judeus para ser cristãos. O passado complicado de Paulo como devoto fariseu, discípulo do rabi Gamaliel, cidadão romano, zelote fundamentalista perseguidor e, finalmente, converso e apóstolo de Jesus Cristo, logo o qualificou para distinguir os absolutos divinos imutáveis e eternos, por um lado, e seus instrumentos religiosos temporários e culturais, por outro.

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! Como você distingue entre os pontos essenciais da fé e as preferências puramente culturais, sociais ou até pessoais?

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! “Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser coparticipante dele.” I Coríntios 9:22 e 23, NVI.

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! A missiologia moderna aplica o termo “contextualização” aos métodos missionários de Paulo mencionados ali. A contextualização é definida como “tentativas de comunicar o evangelho em palavras e atos, e de estabelecer a igreja através de meios que façam sentido para as pessoas dentro de seu contexto cultural local, apresentando o cristianismo de forma tal que satisfaça as mais profundas necessidades das pessoas e penetre na sua visão de mundo, permitindo-lhes, assim, seguir a Cristo e permanecer dentro de sua própria cultura.”

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! “Os cristãos judeus, vivendo próximos do templo, naturalmente permitiam que sua mente se voltasse aos privilégios peculiares dos judeus como nação. Quando viram a igreja cristã se afastando das cerimônias e tradições do judaísmo, e perceberam que a peculiar santidade de que os costumes judeus eram revestidos seria logo perdida de vista, à luz da nova fé, muitos se mostraram indignados com Paulo como sendo a pessoa que, em grande medida, havia provocado essa mudança. Mesmo os discípulos não estavam todos preparados para aceitar de boa vontade a decisão do concílio. Alguns eram zelosos pela lei cerimonial, e consideravam Paulo com desfavor, pois pensavam que seus princípios referentes às obrigações da lei judaica fossem frouxos.”

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! Leia I Coríntios 9:20. Que lições podemos extrair dessas palavras que nos ajudam a compreender e a contextualizar nossa forma de realizar a obra missionária em outros países, ou mesmo nossas atividades missionárias?

A MISSÃO E O MULTICULTURALISMO! Apesar do passado pecaminoso e até vergonhoso de Paulo, Deus o perdoou e o usou de maneira poderosa. Como podemos aprender a perdoar a nós mesmos e reivindicar a justiça de Cristo, permitindo que Ele nos use poderosamente?


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