METÁFORAS DA MISSÃO! Missão é a iniciativa divina para salvar a humanidade perdida. A missão salvadora de Deus é motivada por Seu amor para com cada um de nós. Não há razão que possa ser mais profunda. Deus enviou Cristo com a missão de trazer salvação para o mundo todo. Somente o evangelho de João contém mais de 40 declarações sobre a dimensão cósmica da missão de Jesus.
METÁFORAS DA MISSÃO! Assim como Cristo foi enviado pelo Pai para salvar o mundo, Ele, por Sua vez, nos envia como discípulos Seus, com as palavras: “Assim como o Pai Me enviou, Eu também vos envio.”
METÁFORAS DA MISSÃO! Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte. Mateus 5:13 e 14.
METÁFORAS DA MISSÃO! Quais são as duas metáforas usadas para a missão nesses versos, e o que elas representam? As metáforas são: a) o sal da Terra, o que significa que os cristãos devem se misturar com outras pessoas do mundo para levar-lhes a mensagem de salvação e para evitar que elas se corrompam; b) a luz do mundo, que representa os cristãos como instrumento para iluminar as trevas morais e espirituais em que os seres humanos vivem.
METÁFORAS DA MISSÃO! As metáforas do sal e da luz expressam funções básicas da influência cristã sobre a humanidade. Enquanto o sal atua internamente, unindo-se à massa com a qual entra em contato, a luz atua externamente, iluminando tudo o que alcança. O termo “Terra”, na metáfora do sal, se refere a homens e mulheres com quem o cristão deve se misturar, enquanto a palavra “mundo”, na metáfora da luz, se refere ao mundo de pessoas em trevas e que precisam de iluminação.
METÁFORAS DA MISSÃO! Os filhos de Israel foram encorajados a viver à altura dos princípios morais e das regras de saúde que Deus lhes havia concedido. Deveriam ser uma luz, iluminando e atraindo. Deveriam ser “como luz para os gentios.”
METÁFORAS DA MISSÃO! Sua existência coletiva, num estado de saúde, prosperidade e lealdade ao sábado de Deus e a outros mandamentos proclamaria às nações vizinhas os poderosos atos divinos de criação e redenção. As nações, observando a prosperidade deles, se chegariam a eles e aprenderiam a ser ensinadas pelo Senhor.
METÁFORAS DA MISSÃO! Quando Cristo veio, Ele também falou sobre o sal, outra maneira de testemunhar. Por sua influência, os cristãos devem reprimir a corrupção existente no mundo. Os descrentes muitas vezes se abstêm de atos maus por causa de uma conscientização moral proveniente da influência cristã. Os cristãos não só exercem uma influência boa sobre o mundo corrompido em virtude de sua presença nele, mas também se misturam com as pessoas para compartilhar a mensagem cristã de salvação.
METÁFORAS DA MISSÃO! Como luz e sal, você e sua igreja são boas testemunhas para as pessoas que os cercam? Será que a luz está se apagando, e o sal está perdendo o sabor? Sabendo que o reavivamento e a reforma devem começar com você, deseja permitir que Deus atue em seu coração?
METÁFORAS DA MISSÃO! Tratamos de alguns aspectos da natureza missionária de Deus. A missão é um empreendimento do Deus triúno. A missão está predominantemente relacionada a Jesus Cristo, cuja encarnação é fundamental para a fé e a missão cristãs. Por Sua vida e morte, Jesus tornou possível a salvação de toda a humanidade. Nós, como Seus seguidores, Seus missionários, temos que fazer com que as pessoas conheçam as boas-novas precisamente a respeito do que Jesus fez por elas.
METÁFORAS DA MISSÃO! “A igreja de Cristo na Terra foi organizada com propósito missionário, e o Senhor deseja ver toda a igreja planejando formas e meios pelos quais o exaltado e o humilde, o rico e o pobre, possam ouvir a mensagem da verdade. Nem todos são chamados a trabalhar pessoalmente nos campos missionários, mas todos podem fazer alguma coisa por meio de suas orações e ofertas para ajudar na obra missionária.”
METÁFORAS DA MISSÃO! Como uma adequada compreensão de nossa origem nos ajuda a entender melhor quem somos e qual é, na realidade, o propósito de nossa existência? Como a citação seguinte nos ajuda a compreender a existência do livre-arbítrio, do amor e do mal em nosso mundo? “Assim, se Deus deseja criar seres que amem que reproduzam Seu perfeito amor, tem que criar seres livres, que tenham a possibilidade de causar sofrimento e mal no mundo por suas escolhas.
METÁFORAS DA MISSÃO! “A dinâmica do amor e da liberdade exige que Deus nos dê a autonomia necessária para crescermos em amor através de nossa liberdade humana. Além de permitir que seres livres escolham atos que não reflitam o amor, outra alternativa que Deus tem é abster-Se completamente de criar seres que amem.”
METÁFORAS DA MISSÃO! A morte de Jesus foi o ato que ocorreu numa nação pequena do vasto Império Romano quase dois mil anos atrás. Contudo, esse ato tem importância eterna para todo ser humano. Nós, que conhecemos esse ato e seu significado, temos responsabilidade de anunciá-lo aos que não o conhecem?