Discussão: MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

DEZ LEPROSOS! E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou. Lucas 17:11-19.

DEZ LEPROSOS! Que lições há nesse relato, independentemente de nossa nacionalidade ou origem? Em primeiro lugar, entre os leprosos havia judeus e não judeus, e todos foram a Cristo, pois tinham uma necessidade comum de cura; em segundo lugar, Jesus não fez distinção, mas curou todos. Todos precisam de Jesus, e Ele deseja salvar e curar todos, sem distinção. Portanto, a missão do evangelho é mundial.

DEZ LEPROSOS! Note, primeiro, que todos aqueles homens conheciam Jesus. Chamaram-No tanto pelo nome quanto pelo título, suplicando Sua intervenção. O que é igualmente fascinante é que eles não foram purificados ali, naquele momento. Simplesmente lhes foi dito que fossem se apresentar aos sacerdotes, como é especificado em Levítico 14:2. O fato de que eles simplesmente se viraram e foram mostra que creram em Jesus e em Seu poder para curá-los. Porém, somente o samaritano expressou apreciação pelo que Jesus havia feito.

DEZ LEPROSOS! Embora o texto não diga que os outros nove fossem judeus, o local torna isso muito provável; além disso, o fato de que Lucas mencionou especificamente que ele era um samaritano e que Jesus Se referiu a ele como “este estrangeiro, torna provável que os outros nove fossem, de fato, judeus. Embora os judeus normalmente não se associassem com os samaritanos, a doença deles transcendeu essas barreiras. O infortúnio e a tragédia em comum, o que Albert Schweitzer denominou de “a comunhão do sofrimento”, havia derrubado uma divisão étnica. Sua necessidade comum de purificação, cura e salvação os havia aproximado coletivamente de Jesus.

DEZ LEPROSOS! Contudo, os samaritanos e outros estrangeiros não eram o alvo imediato do ministério de Jesus: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”. Primeiro Ele planejava estabelecer uma base missionária forte entre os judeus. Ao longo de todo o Seu ministério, porém, deu evidências a Seus seguidores de que o evangelho devia ir ao mundo todo. Embora esse ponto tenha se tornado claro somente após Sua ressurreição, mesmo antes disso Jesus fez coisas que deviam abrir a mente dos discípulos para a ideia de que a missão mundial se tornaria a principal tarefa deles.

DEZ LEPROSOS! Embora todos esses homens tivessem mostrado fé, somente um deles voltou e agradeceu ao Senhor pelo que havia recebido. Por que o louvor e a ação de graças são tão importantes para a fé? Quais são as coisas pelas quais você deve ser grato? Você seria mais feliz se as conservasse sempre em mente? Existe maneira melhor de fazer isso do que agradecer a Deus por tudo que Ele faz em sua vida a cada momento?


OS GREGOS E JESUS! “Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos; estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus. Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem.” João 12:20-23.

OS GREGOS E JESUS! Como esse incidente nos ajuda a compreender o sincero clamor das pessoas, em toda parte, por salvação, esperança e respostas que só podem ser encontradas em Jesus? Pessoas de outras nações desejavam conhecer Jesus, e pediram aos discípulos que os levassem a Ele. Da mesma forma, há muitos hoje em dia que anseiam encontrá-Lo.

OS GREGOS E JESUS! Esses gregos eram provavelmente conversos ao judaísmo, uma vez que lhes foi permitido entrar na área do templo, pelo menos até ao pátio dos gentios. Comentaristas têm notado que os gregos foram até Filipe, que, embora judeu, tinha nome grego, o que talvez os tivesse atraído a ele. Assim, embora uma obra cristã pioneira possa ser realizada por missionários estrangeiros que tenham sensibilidade cultural e uma solidária compreensão das pessoas que desejam ganhar para Cristo, o trabalho inicial mais eficaz é feito por pessoas que têm a mesma cultura ou experiência das pessoas a serem alcançadas.

OS GREGOS E JESUS! Os gregos vieram somente alguns dias antes da crucifixão de Jesus. Sem dúvida ficaram impressionados com Suas palavras sobre Seu sofrimento, morte e vitória final. Além disso, a voz do Céu lhes deu o que pensar. Jesus teria sido encorajado pelo desejo deles de vê-Lo. A chegada deles assinalou o início da evangelização mundial. Ela foi predita até pelos fariseus, que exclamaram: “Eis aí vai o mundo após Ele.”

OS GREGOS E JESUS! O que vemos nessa narrativa são homens de fora do judaísmo que desejavam ir a Jesus. Que sinal de que o mundo estava pronto para Sua morte expiatória! Esses gregos, representando as nações, tribos e povos do mundo, estavam sendo atraí­dos para Ele. Em breve a cruz do Salvador atrairia a Ele as pessoas de todas as terras e de todas as épocas subseqüentes. Os discípulos encontrariam o mundo pronto para receber o evangelho.

OS GREGOS E JESUS! Leia João 12:20-32. O que Jesus estava querendo dizer ao falar sobre perder a vida para preservá-la? Dentro do contexto imediato da passagem, por que Ele disse isso? Você já experimentou isso?

OS GREGOS E JESUS! “Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos Céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.” Embora essas palavras tenham sido ditas num contexto específico, em referência a pessoas específicas, não devemos perder de vista o princípio. Aqueles que receberam grandes privilégios, grandes vantagens em termos de verdades espirituais e teológicas, precisam tomar cuidado.

OS GREGOS E JESUS! É fácil desenvolver a satisfação própria em relação a verdades que nos foram dadas, verdades que, em alguns casos, ninguém mais está pregando e ensinando. Primeiro, precisamos nos certificar de que permanecemos fundamentados nessas verdades; então, em segundo lugar, precisamos estar dispostos a ensiná-las àqueles que não as conhecem.

OS GREGOS E JESUS! A cruz nos mostra a universalidade dos seres humanos. Diante de Deus somos todos pecadores e precisamos da graça para salvação. Contudo, muitos grupos, ao longo da História, se consideraram superiores. Isso ocorre com você e com seu grupo étnico, social, financeiro ou cultural? De que forma você abriga um senso de superioridade em relação a outros diferentes de você? O que está errado com essa atitude, e como você pode aprender, ao pé da cruz, a mudá-la?

OS GREGOS E JESUS! A mulher junto ao poço voltou e testemunhou ao seu povo sobre Jesus. O que isso nos ensina sobre as missões e a importância de usar as pessoas de uma determinada cultura para alcançar seu povo?

OS GREGOS E JESUS! Os gregos desejavam ver Jesus. Sem dúvida ouviram falar dEle ou testemunharam algumas das coisas que Ele havia feito. Jesus, é claro, está no Céu agora, e a igreja, Seu povo, O representa na Terra. O que isso significa para nós em termos de estilo de vida e do testemunho que damos?


PEDRO E OS GENTIOS! “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.” Atos 2:38 e 39.

PEDRO E OS GENTIOS! Pedro foi o primeiro apóstolo a proclamar a salvação aos gentios. Após a fundação da igreja, ele continuou a liderá-la por vários anos, mesmo depois de Paulo ter se tornado o excelente missionário aos gentios. Pedro e Paulo ajudaram a igreja primitiva e sua liderança, composta em sua maior parte por judeus, a compreender a universalidade da grande comissão.

PEDRO E OS GENTIOS! Pedro trabalhou para conseguir uma igreja integrada, unindo os conversos gentios, que não tinham conhecimento dos detalhes mais específicos da cultura judaica, e os conversos judeus, cujos costumes tendiam a assumir a condição de absolutos divinos. Como todos os missionários pioneiros, Pedro teve que fazer distinção entre os absolutos divinos imutáveis e as práticas culturais e relativas, sem importância significativa na vida do cristão, fosse judeu ou gentio.

PEDRO E OS GENTIOS! Assim, foi Pedro que, no Concílio de Jerusalém, declarou, a respeito dos gentios, que Deus “não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração; foi ele, também, que ajudou a resolver as questões que ameaçavam a unidade da igreja primitiva.


PEDRO NO PENTECOSTES! As últimas palavras de Jesus, antes de Sua ascensão, foram de natureza missionária: “Sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da Terra.” Vemos, novamente, a ordem de levar o evangelho a todo o mundo. Somente 50 dias depois esse chamado começou a se cumprir, e Pedro teve um papel fundamental nesse cumprimento.

PEDRO NO PENTECOSTES! E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia, e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos tanto judeus como prosélitos, e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. Atos 2:5-11.

PEDRO NO PENTECOSTES! E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. Atos 2:12-15.

PEDRO NO PENTECOSTES! Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2:16-21.

PEDRO NO PENTECOSTES! Como esse acontecimento mostra a intenção de Deus no sentido de que o evangelho fosse a todo o mundo, e também o papel que os judeus deviam ter nessa proclamação? O derramamento do Espírito se manifestou por meio do dom de línguas, que não teria sentido se o evangelho não devesse ir a outras nações. Já que os primeiros discípulos de Cristo eram judeus, eles constituíam o núcleo que devia levar avante essa obra.

PEDRO NO PENTECOSTES! A grande comissão se cumpriu no dia de Pentecostes. O derramamento do Espírito Santo tinha como objetivo a evangelização do mundo. Esse derramamento inicial do Espírito produziu grandes resultados nesse dia. Contudo, isso foi apenas um prenúncio dos resultados muito maiores que viriam nos anos seguintes.

PEDRO NO PENTECOSTES! O sermão de Pedro continha alguns pontos importantes que têm relevância até hoje: Primeiro: As profecias e promessas do Antigo Testamento são cumpridas em Cristo, uma verdade revelada através das poderosas obras e sinais que acompanharam Seu ministério, bem como por intermédio de Sua morte e ressurreição. Segundo: Jesus foi exaltado, colocado à direita de Deus, e agora é o Cristo Messias e Senhor de todos. NEle, todos os que se arrependem e são batizados recebem o perdão dos pecados.

PEDRO NO PENTECOSTES! Vemos o ativo e falante discípulo Pedro defendendo sua crença em Jesus. Ele foi chamado por Cristo para ser um líder forte nos primeiros dias da igreja. Embora conhecesse menos lugares, fosse menos eficiente e menos adaptável a outras culturas e religiões do que o apóstolo Paulo, Pedro abriu caminho para que o evangelho chegasse a 15 nações quando pregou aos judeus da diáspora que estavam em Jerusalém. Dessa forma, usou uma ponte muito importante para levar as boas-novas à região do mundo que, em sua época, constituía o Oriente Médio.

PEDRO NO PENTECOSTES! O que a história do Pentecostes revela sobre nossa completa necessidade do Espírito Santo na vida? Que escolhas podemos fazer para estar mais sintonizados com a direção do Espírito?


A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! E havia em Cesaréia um varão por nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio! Este, fixando os olhos nele e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus. Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Este está com um certo Simão, curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope. Atos 10:1-8.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. No dia seguinte, foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. E, no dia imediato, chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos. E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. E, falando com ele, entrou e achou muitos que ali se haviam ajuntado. E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um varão judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo. Atos 10:23-28.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! Pelo que, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois: por que razão mandastes chamar-me? E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona. E eis que diante de mim se apresentou um varão com vestes resplandecentes e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Envia, pois, a Jope e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está em casa de Simão, curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará. E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado. E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. Atos 10:29-35.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo este é o Senhor de todos, esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou; como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e fez que se manifestasse, não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dos mortos. Atos 10:36-41.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! E nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias. Atos 10:42-48.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! O que a história desse gentio que se tornou seguidor de Jesus ensina sobre salvação e testemunho? Que todas as pessoas são candidatas a receber salvação e que, portanto, devemos testemunhar a todos. Ele disse que todos estavam ali prontos para ouvir tudo o que Deus havia ordenado a Pedro.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! A conversão de Cornélio, um pagão, oficial do exército romano, tem sido denominada o Pentecostes gentio. Essa história é fundamental no livro de Atos, pois aborda o assunto que mais causou divisão na igreja primitiva: Pode um pagão se tornar cristão sem primeiro se tornar judeu?

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! O quartel-general do exército romano para toda a Judeia, incluindo Jerusalém, era Cesareia. Cornélio teria sido um dos seis centuriões que comandavam os 600 soldados pertencentes à coorte* italiana que tinha sua base ali. Seu nome indicava ser ele descendente de uma ilustre família militar romana da qual, no passado, viera o comandante Públio Cornélio Cipião Africano, que em 202 a.C. havia derrotado Aníbal, general cartaginês que causara muitos problemas a Roma durante anos. Mais importante ainda: Cornélio era um homem temente a Deus, que desfrutava de comunhão espiritual com sua família, orava regularmente e era generoso para com os necessitados. Deus ouviu suas orações e enviou um anjo com uma mensagem especial para ele. 


A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! “Crendo em Deus como criador do Céu e da Terra, Cornélio O reverenciava, reconhecia Sua autoridade e procurava Seu conselho em todos os negócios da vida. Era fiel a Jeová em sua vida doméstica e em seus deveres oficiais. Erguera em seu lar o altar de Deus, pois não ousava efetuar seus planos nem encarar suas responsabilidades sem o auxílio divino.”

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! Note, igualmente, o que aconteceu quando Cornélio finalmente encontrou Pedro: ele se curvou e o adorou, um ato que deve ter deixado Pedro horrorizado. Assim, o que podemos ver é que esse gentio, favorecido por Deus, um homem devoto, ainda tinha muitas verdades a aprender, até mesmo no nível mais básico; sem dúvida, porém, ele estava prestes a adquirir esse conhecimento.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! Cada legião do exército romano era formada por 10 unidades chamadas coortes. Apesar da falta de conhecimento de Cornélio, quais características dele fariam muito bem à nossa vida espiritual e ao nosso trabalho para alcançar pessoas?

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! “Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que O teme e faz o que é justo Lhe é aceitável.” Embora essas palavras, para nós, não sejam tão revolucionárias, vindas de Pedro elas constituíram uma confissão surpreendente. Temos que nos lembrar de quem era Pedro, sua origem e suas atitudes, com as quais ainda lutava. Porém, sem dúvida, sua experiência com Cornélio o ajudou a ver, ainda mais claramente, o erro de seu comportamento, e a ter uma visão melhor do que Deus pretendia fazer com a mensagem do evangelho.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado. Atos 10:33. Ele disse que todos estavam ali prontos para ouvir tudo o que Deus havia ordenado a Pedro.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa. Atos 11:14. Por que devemos levar o evangelho até mesmo para pessoas piedosas como Cornélio? O anjo falou a Cornélio que Pedro lhe diria palavras mediante as quais ele e sua casa seriam salvos, o que significa que, mesmo sendo piedoso, Cornélio ainda precisava conhecer a salvação.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os, no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. Romanos 2:14-16.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! De que forma Romanos 2:14-16 nos ajuda a entender o que estava acontecendo com Cornélio? Cornélio, mesmo antes de conhecer a salvação em Jesus, agia em conformidade com a lei gravada em seu coração, mostrando que era sensível à atuação do Espírito Santo.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! Como vimos, Cornélio era um gentio temente a Deus, embora ainda tivesse muito a aprender, como ocorre com todos nós. Contudo, seus jejuns, orações e esmolas revelavam um coração aberto ao Senhor; assim, quando chegou o tempo certo, Deus atuou maravilhosamente em sua vida.

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO! Um importante ponto a ser lembrado nesse relato é que, embora o anjo tivesse aparecido a Cornélio, não pregou o evangelho a ele. Em vez disso, o anjo abriu caminho para que Cornélio se encontrasse com Pedro, que, então, lhe falou sobre Jesus. Podemos ver aqui um exemplo de como o Senhor usa os seres humanos como Seus mensageiros neste mundo.


A VISÃO DE PEDRO! Como vimos, quando Pedro fez contato com Cornélio, teve uma mudança de atitude e opinião a respeito dos gentios que outros cristãos judeus ainda não haviam alcançado. O que aconteceu que mudou a conduta de Pedro?

A VISÃO DE PEDRO! E, no dia seguinte, indo eles seu caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta. E, tendo fome, quis comer; e, enquanto lhe preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos, 11e viu o céu aberto e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, vindo para a terra, no qual havia de todos os animais quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Atos 10:9-14.

A VISÃO DE PEDRO! E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se no céu. E, estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os varões que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão. E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali. E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três varões te buscam. Levanta-te, pois, e desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei. E, descendo Pedro para junto dos varões que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui? E eles disseram: Cornélio, o centurião, varão justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa e ouvisse as tuas palavras. Atos 10:15-22.

A VISÃO DE PEDRO! E ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus. E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, dizendo: Entraste em casa de varões incircuncisos e comeste com eles. Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim. E, pondo nele os olhos, considerei e vi animais da terra, quadrúpedes, e feras, e répteis, e aves do céu. E ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas eu disse: De maneira nenhuma, Senhor; pois nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda. Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou. E sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se no céu. Atos 11:1-10.

A VISÃO DE PEDRO! As atitudes erradas de Pedro prejudicavam o cumprimento da missão? Por que foi preciso uma experiência sobrenatural para que a mente de Pedro se abrisse? Seu preconceito estava tão arraigado que Deus lhe deu uma visão chocante para que sua mente se abrisse. O Espírito Santo teve que lhe ordenar que fosse à casa de um gentio, porque isso era proibido segundo os padrões judaicos.

A VISÃO DE PEDRO! Na conversão de Cornélio e o papel de Pedro na tarefa de testemunhar foram tão importantes para a missão da igreja que Deus Se comunicou de maneira sobrenatural, tanto com o missionário quanto com aquele que viria a ser seu anfitrião: enquanto o anjo visitava Cornélio, foi dada uma visão a Pedro. Além disso, Pedro ficou em Jope, na casa de um curtidor, um detalhe que não podemos passar por alto. O curtimento e os curtidores eram repulsivos aos judeus, uma vez que lidavam com animais mortos e usavam excrementos no processo. Os curtumes não eram permitidos nas cidades; notem que o de Simão ficava localizado “à beira-mar.”

A VISÃO DE PEDRO! A estada de Pedro com um curtidor indicava que, mesmo antes de sua visão, ele já havia percebido que algumas de suas atitudes passadas estavam em desacordo com o evangelho. Tanto Pedro quanto a família de Cornélio precisavam se livrar de parte de sua bagagem cultural. Todas as pessoas, representadas por todos os tipos de animais na visão de Pedro, eram filhas de Deus.

A VISÃO DE PEDRO! O chamado de Pedro para testemunhar a Cornélio implicava que, embora todas as pessoas sejam aceitáveis a Deus, nem todas as religiões são igualmente aceitáveis. Cornélio já era homem “religioso”, como quase todas as pessoas na sociedade antiga. Como soldado, ele devia estar familiarizado com a adoração a Mitra, e como oficial já devia ter tomado parte no culto ao imperador. Mas essas coisas não eram aceitáveis a Deus.

A VISÃO DE PEDRO! Encontramos nesse ponto uma lição para os que abordam as religiões não cristãs em base de igualdade com o cristianismo. Embora isso às vezes seja feito no espírito do que é politicamente correto, tal atitude leva a uma diminuição da importância das reivindicações bíblicas a respeito da singularidade e da supremacia cristãs.

A VISÃO DE PEDRO! Como podemos mostrar respeito pelas pessoas cuja fé cremos estar errada sem dar a impressão de que aceitamos suas crenças? Qual é a diferença entre respeitar as pessoas e honrar suas crenças?


O DECRETO DE JERUSALÉM! O sucesso inicial da missão em favor dos gentios levantou a questão crucial para a igreja primitiva em relação ao fato de os gentios se tornarem crentes em Jesus, uma crença que os enxertava na religião bíblica. Sempre aparecem tensões quando pessoas de outras religiões e culturas se unem a uma comunidade estabelecida de crentes. Nesse caso, cristãos judeus, com sua elevada consideração pelas exigências das leis e rituais do Antigo Testamento, presumiram que os conversos gentios aceitariam e seguiriam essas leis e rituais.

O DECRETO DE JERUSALÉM! O foco principal era a circuncisão, o sinal fundamental de entrada na comunidade judaica para as pessoas do sexo masculino, que simbolizava a conformidade com todas as exigências do judaísmo. Devia-se exigir que os gentios que se convertiam ao cristianismo se submetessem à circuncisão? Alguns cristãos da Judeia certamente achavam que sim, e declararam sua convicção em rigorosa linguagem teológica: para eles, isso era essencial para a salvação.

O DECRETO DE JERUSALÉM! Então, alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão. E eles, sendo acompanhados pela igreja, passaram pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios, e davam grande alegria a todos os irmãos. Quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. Atos 15:1-6.

O DECRETO DE JERUSALÉM! E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse- lhes: Varões irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem. E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; e não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando o seu coração pela fé. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós podemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. Então, toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. Atos 15:7-12.

O DECRETO DE JERUSALÉM! E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Varões irmãos, ouvi-me. Simão relatou como, primeiramente, Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito: Depois disto, voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo. Para que o resto dos homens busque ao Senhor, e também todos os gentios sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas que são conhecidas desde toda a eternidade. Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. Atos 15:13-20.

O DECRETO DE JERUSALÉM! Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue e, cada sábado, é lido nas sinagogas. Então, pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões distintos entre os irmãos. E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde. Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a vossa alma não lhes tendo nós dado mandamento, pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que já expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo. Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá. Atos 15:21-29.

O DECRETO DE JERUSALÉM! Tendo-se eles, então, despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela exortação. Depois, Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras. E, detendo-se ali algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz para os apóstolos, mas pareceu bem a Silas ficar ali. 35E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. Atos 15:30-35.

O DECRETO DE JERUSALÉM! O que aconteceu no Concílio de Jerusalém que ajudou a resolver essa importante questão? Foi tomada a decisão de que a observância da circuncisão e outras práticas específicas da nação judaica não deviam ser impostas aos gentios, enquanto foi mantida a observância dos princípios bíblicos universais.

O DECRETO DE JERUSALÉM! Embora a questão da circuncisão fosse a principal razão para o Concílio de Jerusalém, ele tratou de várias práticas culturais que o evangelho não requeria de seus conversos. O decreto do concílio proporcionou uma plataforma comum, onde cristãos judeus e gentios podiam coexistir em companheirismo. Os valores centrais do judaísmo foram respeitados, mas foi permitido aos gentios que evitassem a circuncisão. A decisão do concílio foi não só prática, mas teológica. Estabelecia um padrão para que a igreja lidasse com as questões e os problemas, antes que causassem divisão. Missionários experientes aprendem a identificar as questões centrais da fé cristã e a manter o foco nelas, em vez de ficar presos a coisas que não são essenciais à fé.

O DECRETO DE JERUSALÉM! Que lição podemos extrair do Concílio de Jerusalém que poderia ajuda a igreja hoje a lidar com assuntos controvertidos? O que eles fizeram que serve de modelo para nós?

O DECRETO DE JERUSALÉM! “Pedro falou de seu assombro quando, ao transmitir as palavras da verdade àquela assembleia na casa de Cornélio, testemunhou que o Espírito Santo Se havia apossado de seus ouvintes, tanto gentios como judeus. A mesma luz e glória que se refletira sobre os judeus circuncidados, brilhou igualmente na face dos incircuncisos gentios. Isso era uma advertência de Deus a Pedro para que não considerasse pessoa alguma inferior a outra, porque o sangue de Cristo pode limpar de toda a imundícia. “O discurso de Pedro levou a assembleia ao ponto de poderem ouvir com paciên­cia a Paulo e a Barnabé, que relataram suas experiências na obra pelos gentios.”

O DECRETO DE JERUSALÉM! A visão de Pedro tem sido explicada de maneira a apoiar o argumento de que as leis dietéticas do Antigo Testamento não mais são válidas como justificativa para se comer carnes imundas. O significado da visão foi claramente explicado pelo próprio Pedro: “Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo.” Portanto, a visão não foi sobre alimentação, mas sobre aceitação de outros seres humanos como filhos de Deus, não importando a etnia, nacionalidade, ocupação ou religião. Porém, por que as pessoas usam a visão como argumento na questão da dieta? Que cuidado devemos ter ao lidar com as Escrituras?

O DECRETO DE JERUSALÉM! Leia Romanos 2:14-16. De que maneira devemos considerar essa ideia em termos de missões? Se aqueles que não têm a lei escrita a têm gravada no coração, por que precisamos pregar a eles?

O DECRETO DE JERUSALÉM! O Concílio de Jerusalém foi um modelo para a igreja hoje. Quais são algumas das coisas específicas desse concílio que constituem um modelo? Por exemplo, procure coisas como: (1) testemunhos pessoais sobre a obra missionária; (2) o papel do evangelho; (3) o papel das Escrituras; (4) o papel das missões; e (5) a maneira pela qual as pessoas se relacionaram no concílio.


FILIPE COMO MISSIONÁRIO! “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da Terra.” Atos 1:8. A missão mundial foi a principal preocupação do Cristo ressurreto durante os 40 dias de intervalo entre Sua ressurreição e Sua ascensão. O Novo Testamento preserva pelo menos cinco de Suas declarações sobre a grande comissão: Mateus 28:18-20, Marcos 16:15, Lucas 24:47-49, João 20:21 e Atos 1:5-8. Juntas, elas constituem a maior tarefa dada aos cristãos.

FILIPE COMO MISSIONÁRIO! Em meio às instruções, encontrava-se uma estratégia geográfica para a expansão missionária: de sua base, em Jerusalém, para a Judeia e Samaria, e então, finalmente, até os confins da Terra. Essa foi uma instrução que eles, de fato, levaram a sério e procuraram cumprir. Essa estratégia geográfica é evidente na obra missionária de Filipe, o evangelista.

FILIPE COMO MISSIONÁRIO! Segundo Atos 8, a obra dele foi se expandindo, a partir de Jerusalém, em círculos cada vez mais amplos, isto é, foi se estendendo cada vez mais longe, à medida que o tempo passava. Quem era esse Filipe, o evangelista? O que a Palavra de Deus nos diz sobre ele e a obra que fez durante os primeiros tempos da igreja? Finalmente, que lições podemos encontrar no registro inspirado desse missionário da Antiguidade?


FILIPE, O EVANGELISTA! “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” Pense no que Paulo disse nesse texto, especialmente enquanto estudamos, sobre Filipe, o evangelista, alguém a respeito de quem conhecemos apenas as informações apresentadas em poucas referências da Bíblia. Como veremos, porém, Filipe fez um bom trabalho, embora saibamos pouco a respeito da maior parte das coisas que ele realizou.

FILIPE, O EVANGELISTA! Conhecemos algumas pessoas que fizeram grandes coisas para Deus mas com pouco reconhecimento externo. Por que sempre é importante conservar em mente o princípio contido nas palavras de Paulo, especialmente se estivermos fazendo um trabalho que não obtém muito aplauso ou atenção? Filipe era um nome grego popular, e significa “amigo de cavalos.”

FILIPE, O EVANGELISTA! Novo Testamento há quatro pessoas chamadas por esse nome. Duas tinham o nome adicional “Herodes” e eram membros da família dos governantes herodianos que, de maneira geral, exerceram um governo duro sobre Israel nos tempos do Novo Testamento. Os outros dois Filipes tiveram papel de destaque na obra missionária.

FILIPE, O EVANGELISTA! O primeiro, Filipe de Betsaida, foi um discípulo que teve papel ativo em conduzir Natanael a Jesus. Posteriormente, trouxe os gregos a Jesus. O segundo Filipe foi denominado “o evangelista” em Atos 21:8 para distingui-lo do discípulo que tinha o mesmo nome. Ele aparece pela primeira vez na igreja de Jerusalém como alguém que desempenhou a tarefa de servir às mesas, e depois veio a se transformar num evangelista e missionário.

FILIPE, O EVANGELISTA! Sua obra missionária, que se estendeu por mais de 20 anos e foi suplementada pela de suas quatro filhas que profetizavam, é mencionada em Atos. Não sabemos muita coisa a respeito de sua vida anterior. - “Foi Filipe quem pregou o evangelho aos samaritanos; foi Filipe quem teve a coragem de batizar o eunuco etíope.

FILIPE, O EVANGELISTA! Durante certo tempo a história desses dois obreiros Filipe e Paulo havia estado intimamente entrelaçada. Foi a violenta perseguição de Saulo, o fariseu, que havia dispersado a igreja de Jerusalém e destruído a eficácia da organização dos sete diáconos. A fuga de Jerusalém tinha levado Filipe a mudar sua maneira de trabalhar e tinha resultado em sua busca do mesmo chamado ao qual Paulo dedicava a vida.

FILIPE, O EVANGELISTA! Preciosas foram as horas que Paulo e Filipe passaram na companhia um do outro; emocionantes foram as lembranças que vieram à sua mente dos dias em que aquela luz que havia brilhado no rosto de Estêvão, voltado para o Céu enquanto ele sofria o martírio, havia resplandecido em sua glória sobre Saulo, o perseguidor, levando-o como impotente suplicante aos pés de Jesus.”


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