DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER! Uma das perguntas recorrentes que têm sido feitas pelos seres humanos é: “De onde vim?” Nos dois primeiros capítulos da Bíblia e, na verdade, ao longo de toda ela nos é dada a resposta para essa pergunta que muitos consideram a mais importante que alguém possa fazer. Afinal de contas, somente sabendo de onde viemos é que podemos começar a saber quem somos, por que existimos, como devemos viver, e, no fim, para onde vamos.
DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER! Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Gênesis 1:26-28.
DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER! Que grandes diferenças aparecem na criação da humanidade, em contraste com o restante da criação? O que destaca os seres humanos das outras criaturas? Os seres humanos foram criados por último e, de maneira diferente do restante da criação, foram criados à imagem e semelhança de Deus, e deveriam ter domínio sobre o restante dos seres criados.
DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER! O homem e a mulher foram criados por último. Tinham diante deles toda a criação visível para estudar e cuidar. O modo divino de criar o homem e a mulher foi diferente daquele pelo qual vieram à existência as outras criaturas. Até esse ponto, a ordem divina tinha sido: “Haja” luz, firmamento, água, peixes, aves, animais. Então a ordem se transformou numa decisão conjunta: “Façamos o homem.”
DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER! As três pessoas da Divindade: Pai, Filho e Espírito Santo, conversaram sobre o assunto para tomar uma decisão. Embora esses dois capítulos tratem da criação da Terra e das criaturas que ela contém, não há dúvida de que o principal enfoque estava na criação da humanidade.
DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER! O homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus, algo que não é dito a respeito de nada mais do que foi criado naquela ocasião. Embora o texto não diga o que significa ser criado à imagem e semelhança de Deus, isso deve significar que os seres humanos, de alguma forma, refletem o caráter de seu Criador.
DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER! Uma vez que temos uma capacidade moral que não é vista em outras criaturas, ser feito à imagem e semelhança de Deus certamente significa que os seres humanos refletem, até certo ponto, o caráter moral de Deus. As borboletas, por exemplo, podem ser belas, mas não se preocupam com questões relativas ao que é certo ou errado.
DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER! O homem e a mulher deveriam ter domínio, representar Deus na Terra e governar sobre o restante da criação. Esse chamado necessariamente acarreta responsabilidade. Os seres humanos são apresentados no primeiro capítulo da Bíblia, mas não isoladamente. Existimos, mas dentro de um relacionamento com Deus. Que importância Deus deve ter em nossa vida? Podemos ser realmente “completos” sem Ele?