EU ERA CEGO E AGORA VEJO! A declaração da missão de Jesus de que Ele veio para buscar e salvar o que se havia perdido é a afirmação de um ministério holístico. Ele veio para tornar completos os homens e as mulheres, para transformá-los física, mental, espiritual e socialmente.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Lucas nos dá dois exemplos que ilustram a maneira pela qual Jesus restaurou dois homens incompletos a uma vida integral. Um era cego fisicamente e o outro, espiritualmente; ambos eram marginalizados: um era mendigo e o outro, coletor de impostos. Mas os dois eram candidatos à missão salvadora de Cristo, e nenhum deles estava fora de Seu coração ou de Seu alcance.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! E aconteceu que, chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus, o Nazareno, passava. Então, clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Lucas 18:35-38.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então, Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. 43E logo viu e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus. Lucas 18:39-43.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! O que essa passagem ensina sobre a completa dependência de Deus? Quem entre nós já não clamou, às vezes: Tem misericórdia de mim? Não temos meios para curar a nós mesmos; temos que depender inteiramente da misericórdia de Deus.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Marcos diz que o nome do homem era Bartimeu. Ele era um pedinte que ficava do lado de fora de Jericó. Possuidor de uma deficiência física, destituído de reconhecimento social e afligido pela pobreza, ele de repente se viu dentro do alcance de um milagre do Céu: “Passava Jesus, o Nazareno”, e sua fé emergiu de tal forma que ele clamou: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! A fé não requer olhos nem ouvidos, pés nem mãos, mas apenas um coração que se conecte ao Criador do mundo. EU ERA CEGO E AGORA VEJO! E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. Lucas 19:1-4.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. Lucas 19:5-7.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:8-10.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Quem era o “cego” nessa história? O cego era Zaqueu, pois ele era incapaz de ver a enormidade de seu pecado; mas sua visão espiritual foi restaurada por Jesus, e isso o levou ao arrependimento e à transformação.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Somente Lucas registrou a história de Zaqueu, o último dos muitos encontros de Jesus com pessoas marginalizadas. A missão de Cristo de buscar e salvar o perdido foi gloriosamente cumprida no encontro com Zaqueu. Ele era o principal coletor de impostos de Jericó, um grande pecador na opinião dos fariseus da cidade, mas um grande pecador que foi alcançado e salvo por Jesus Cristo.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Que estranhos lugares e métodos Jesus usou para realizar Sua missão! Um sicômoro, um homem curioso procurando ver quem era Jesus, e um Senhor amoroso ordenando ao homem que descesse, pois Ele tinha com esse homem um compromisso de uma refeição para a qual Ele mesmo Se convidou.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Porém, o que é mais importante, Jesus fez um anúncio: “Hoje, houve salvação nesta casa”, mas somente depois que Zaqueu acertou as coisas. Quais são algumas áreas de sua vida em que você precisa encarar coisas que tem adiado por muito tempo, confessá-las, e obter a vitória sobre elas?
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! “Pela ovelha perdida, Cristo representava não somente o pecador individual, mas o mundo que apostatou e se arruinou pelo pecado.”
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! “Quem pode calcular o valor de uma pessoa? Se quisermos conhecê-lo, vamos ao Getsêmani, e vigiemos lá com Cristo durante aquelas horas de angústia, quando Ele suava grandes gotas de sangue. Contemplemos o Salvador crucificado! Meditando junto à cruz, que Cristo teria dado Sua vida por um único pecador, podemos apreciar o valor de uma pessoa.”
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Ao passo que todas as religiões retratam o ser humano em busca de Deus, o cristianismo apresenta Deus como Aquele que busca: Adão, “onde estás?” Caim, “Onde está Abel, teu irmão?” “Que fazes aqui, Elias?” “Zaqueu, desce depressa.” Qual tem sido sua experiência no sentido de Deus buscá-lo?
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Dê novamente uma olhada na pergunta que está no final da lição do amor Pai. Qual foi o erro fatal que o filho mais velho cometeu? Que defeitos espirituais se revelaram em sua atitude? Por que é mais fácil do que pensamos ter esse tipo de atitude? Veja também Mateus 20:1-16.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Na história do rico e Lázaro, Jesus disse que mesmo que alguém ressuscitasse dos mortos, havia aqueles que não creriam. De que maneira a parábola prediz a reação de alguns à ressurreição de Jesus, no sentido de que alguns ainda não creram apesar das poderosas evidências de Sua ressurreição?
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Um dos aspectos mais impressionantes do ministério salvador de Jesus é a igualdade com que Ele tratava todas as pessoas, como no caso do mendigo cego e de Zaqueu, ou de Nicodemos e da mulher samaritana. Mais do que qualquer outra coisa, a cruz mostra a igualdade de todas as pessoas perante Deus.
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! De que forma essa importante verdade deve afetar nossa maneira de tratar os outros, mesmo aqueles com relação a quem, anteriormente, tenhamos tido sentimentos antagônicos, por causa de política, cultura, etnia, ou qualquer outra coisa? Por que essa atitude é tão contrária a Jesus?
EU ERA CEGO E AGORA VEJO! Compare a história do filho pródigo com a história do rico e Lázaro. Como as duas se contrabalançam?