SER UM LÍDER QUE SERVE! E houve também entre eles contenda sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve. Lucas 22:24-27.
SER UM LÍDER QUE SERVE! Mesmo enquanto se preparavam para a última ceia, os discípulos estavam discutindo entre eles sobre quem seria o maior no reino. Como Jesus reagiu à insensatez deles, e o que é tão revolucionário com respeito à Sua resposta? Jesus disse que liderar não é exercer poder, mas prestar serviço; não é ser servido, mas servir. Isso é revolucionário porque é completamente contrário aos princípios do mundo.
SER UM LÍDER QUE SERVE! A resposta de Jesus é singular na história da liderança. Faraó, Nabucodonosor, Alexandre, Júlio César, Napoleão e Gengis Khan todos eles viam a liderança em termos de poder e de autoridade sobre outros. Foi dessa maneira que o mundo sempre lidou com o poder.
SER UM LÍDER QUE SERVE! “Mas vós não sois assim; pelo contrário”, disse Jesus, “o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.” Ao dizer isso, o Senhor do Universo reverteu a definição de liderança: “Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos.”
SER UM LÍDER QUE SERVE! Ao definir, dessa forma, a negação própria e a disposição para agir como servo como os princípios centrais de Seu modo de ação e de Sua liderança, Jesus introduziu uma nova dinâmica nas relações humanas: obtém-se a realização, não pela posição, mas pelo serviço; a transformação começa, não com o trono, mas com a cruz. Viver é morrer.
SER UM LÍDER QUE SERVE! Lucas 9:46-48 mostra que surgiu algo semelhante entre os discípulos de Jesus com respeito a quem seria o maior. Os princípios do mundo ainda estavam firmemente entrincheirados na mente dos discípulos. A resposta do Mestre vai ao âmago do problema e propõe um dos mais difíceis desafios da vida em geral e da vida cristã em particular.
SER UM LÍDER QUE SERVE! As palavras de Jesus, especialmente a parte sobre ser “o menor de todos”, mostram quanto estão invertidas as prioridades do mundo. Sendo que os princípios do mundo são tão opostos ao que Jesus ensinou, como iremos sobreviver se pusermos Seus princípios em prática em nossa vida?
SER UM LÍDER QUE SERVE! “Quem possui nosso coração? Com quem estão nossos pensamentos? Sobre quem gostamos de conversar? Quem é o objeto de nossas mais calorosas afeições e nossas melhores energias? Se somos de Cristo, nossos pensamentos com Ele estarão, e nEle se concentrarão nossas mais doces meditações. Tudo que temos e somos a Ele será consagrado. Almejaremos trazer Sua imagem, possuir Seu Espírito, cumprir Sua vontade e agradar-Lhe em todas as coisas.”
SER UM LÍDER QUE SERVE! “Em nossa vida aqui, embora terrestre e restrita pelo pecado, a maior alegria e mais elevada educação se encontram no serviço em favor de outrem.”
SER UM LÍDER QUE SERVE! Jesus chamou de louco o fazendeiro rico e bem-sucedido. Talvez a pessoa não seja rica nem bem-sucedida, mas o que a torna louca aos olhos de Deus?
SER UM LÍDER QUE SERVE! Em algumas igrejas, vemos dois grupos: o primeiro, das pessoas influentes que obtêm respeito, notoriedade e consideração. O segundo, dos que simplesmente vêm e vão sem que ninguém os note. O que você pode fazer para que os últimos se sintam tão importantes quanto os do primeiro grupo?
SER UM LÍDER QUE SERVE! Embora alegassem defender a verdade, os fariseus pervertiam a fé. Como podemos lutar pelo que é correto e bíblico, sem nos tornarmos fariseus? Como podemos nos manter preparados e vigilantes para a vinda de Jesus?