PRECEITOS DE HOMENS! “Os homens se apegam às suas tradições e reverenciam seus costumes, nutrindo ódio contra os que lhes procuram mostrar que estão em erro. Em lugar da autoridade dos chamados pais da Igreja, Deus pede que aceitemos a Palavra do Pai eterno, o Senhor do Céu e da Terra."
PRECEITOS DE HOMENS! Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, que morra de morte. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim, esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Mateus 15:3-6.
PRECEITOS DE HOMENS! Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Êxodo 20:12. Porém será que, dizendo-te ele: Não sairei de ti, porquanto te ama a ti e a tua casa, por estar bem contigo. Deuteronômio 15:16. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa. Efésios 6:2.
RECEITOS DE HOMENS! Quais foram as duas graves acusações feitas por Jesus contra os fariseus? Os judeus deixavam de ajudar os próprios pais sob o pretexto de dedicar seus recursos a Deus, seguindo uma tradição. Essa atitude egoísta transgredia o mandamento que ordena honrar pai e mãe, mais importante que as tradições dos anciãos. Os dois erros dos fariseus: cumprir fielmente as tradições humanas e transgredir os mandamentos de Deus.
PRECEITOS DE HOMENS! Quando os fariseus confrontaram Jesus a respeito do incidente relacionado à questão de lavar as mãos, esperavam que Ele respondesse diretamente à sua acusação. No entanto, em Seu estilo único, Jesus os confrontou com uma pergunta que era o verdadeiro cerne da questão.
PRECEITOS DE HOMENS! Jesus queria que eles soubessem que o problema não era lavar as mãos nem a entrega do dízimo, mas a elevação dos padrões humanos acima dos padrões divinos.
PRECEITOS DE HOMENS! Os fariseus podiam apresentar uma explicação lógica para sua posição sobre o ato de lavar as mãos. Provavelmente, eles também argumentassem que sua canalização de recursos para a causa de Deus, e não para seus pais, era uma expressão de seu incomparável amor a Deus.
PRECEITOS DE HOMENS! Embora os fariseus possam ter tido motivos lógicos para suas ações, Deus não espera que os seres humanos O amem de acordo com a própria vontade humana. Era bom que eles estivessem preocupados com disciplina e vida santa, mas essa preocupação jamais deveria obscurecer a vontade de Deus.
PRECEITOS DE HOMENS! Os fariseus deveriam ter lembrado que as 613 leis registradas na lei de Moisés eram harmoniosas e não contraditórias. Nenhuma das leis tinha por objetivo suplantar as outras. No entanto, a insistência deles em seguir a "tradição dos anciãos" invalidava a Palavra de Deus, pelo menos no que dizia respeito aos próprios fariseus.
PRECEITOS DE HOMENS! Vendo a si mesmos como os protetores da lei, devem ter ficado chocados, e até escandalizados, pela alegação de que estavam transgredindo e invalidando a lei, mediante as próprias tradições que eles achavam que ajudavam as pessoas a observar fielmente a lei!