PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! Lucas mostra como Jesus Se voltou para duas viúvas a fim de ensinar importantes lições espirituais. No primeiro caso, Jesus Se compadeceu de uma pobre e indefesa viúva que estava tendo sérios problemas em sua luta por justiça com um juiz injusto e poderoso. Ela havia sido vítima de injustiça e fraude, mas acreditava na regra da lei e na justiça.
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! O juiz, porém, não se importava com Deus nem com as pessoas; portanto, não estava interessado em ajudar a viúva. Cuidar das viúvas é um requisito bíblico, mas o juiz tinha prazer em ignorar a lei. Contudo, a viúva tinha uma arma: a perseverança, e com essa arma ela conseguiu que o juiz se cansasse e lhe fizesse justiça.
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! A parábola ensina três importantes lições: (1) orar sempre e nunca desanimar, (2) a oração muda as coisas – até mesmo o coração de um juiz mau, e (3) a fé persistente vence. A verdadeira fé tem um conselho eterno para todo cristão: nunca desista, mesmo que isso signifique ter que esperar pela vindicação somente no fim, quando “o Filho do Homem vier.”
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! No segundo caso, Jesus tinha acabado de denunciar a hipocrisia e o fingimento religioso dos escribas e dos líderes do templo, quando lhes mostrou um flagrante contraste: uma viúva pobre que revelava a natureza da genuína religião.
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! Jesus descreveu alguns dos líderes religiosos como aqueles que “devoram as casas das viúvas” e que infringem a ordem bíblica para que se cuide das viúvas e dos pobres. Como ocorre hoje em dia, muitos levavam donativos apenas para parecer piedosos; e, pior ainda: o que doavam era do que lhes sobrava. Suas doações na realidade não envolviam sacrifício pessoal.
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! Em contraste com isso, Jesus pediu que Seus discípulos olhassem para a viúva como modelo da verdadeira religião, pois ela deu tudo o que tinha. A motivação do primeiro grupo era a exibição; a motivação da viúva era o sacrifício, bem como a glória de Deus.
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! A força que impeliu a viúva a doar suas duas moedinhas foi o reconhecimento de que Deus era o dono de tudo o que ela possuía e a disposição de servi-Lo com tudo o que tinha.
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! O que conta aos olhos do Criador, que tudo vê, não é o que doamos, mas por que doamos; não quanto damos, mas qual é a medida de nosso sacrifício. O que, como e quanto você está disposto a sacrificar para a causa de Deus e pelo bem de outros?
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! Aquele “que não esqueceu Sua mãe quando em agonia, suspenso na cruz; que apareceu às mulheres em pranto e as tornou mensageiras da primeira boa-nova do Salvador ressuscitado, é o melhor amigo da mulher hoje e está pronto a ajudá-la em seus relacionamentos da vida.”
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! “O Senhor tem uma obra para as mulheres assim como para os homens. Elas podem ocupar seus lugares em Sua obra nessa crise, e Ele atuará por meio delas. Uma vez que se deixem possuir pelo senso do dever, e trabalhem sob a influência do Espírito Santo, terão o domínio de si mesmas que este tempo requer.”
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! “O Salvador fará refletir a luz de Seu rosto sobre essas abnegadas mulheres, e lhes dará poder que ultrapassa o dos homens. Elas podem fazer nas famílias uma obra que os homens não podem realizar, obra que alcança a vida íntima. Podem chegar bem perto do coração daqueles que estão além do alcance dos homens. Seu trabalho é necessário.”
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! Os evangelhos falam de mulheres como as primeiras a ver o Cristo ressuscitado e a proclamar aos outros Sua ressurreição. Os apologistas bíblicos têm conseguido usar esse fato para ajudar a afirmar a realidade da ressurreição de Jesus. Por que o papel das mulheres é tão importante?
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! Se, como alguns afirmam, as histórias da ressurreição de Jesus foram fabricadas pelos autores, por que eles teriam colocado mulheres, que não eram tidas em alta estima naquela sociedade, como as primeiras a ver Jesus? Se eles estavam inventando histórias para tentar fazer com que as pessoas acreditassem, por que usar mulheres em vez de homens?
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! Numa sociedade que nem sempre reconhecia a dignidade das mulheres, Jesus lhes deu o status que lhes pertence na divina ordem da criação: elas são filhas de Deus, filhas de Abraão, e iguais aos homens na nova era do evangelho.
PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO! Ao mesmo tempo, embora sejam iguais perante Deus, homens e mulheres não são idênticos. Como podemos afirmar a igualdade dos homens e das mulheres perante Deus? Como podemos afirmar e reconhecer as diferenças, e saber como essas diferenças aparecem na vida da igreja?