JESUS E O ESPÍRITO SANTO! Como um gentio converso e companheiro missionário do apóstolo Paulo, Lucas via a entrada de Cristo na História, de Sua encarnação à ascensão e à expansão da igreja, como uma divina maravilha efetuada e dirigida pelo Espírito Santo.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! Na vida de Jesus vemos toda a Divindade atuando em nossa redenção; e, através de suas constantes referências ao Espírito Santo, Lucas enfatiza esse ponto.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. Lucas :35 e 41.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E, pelo Espírito, foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei. Lucas 2:25-27.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, 30pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos, luz para alumiar as nações e para glória de teu povo Israel. Lucas 2:28-32.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! O que os versos acima nos dizem sobre o papel do Espírito Santo na vinda de Cristo a este mundo em carne humana? A concepção de Cristo ocorreu por meio do Espírito Santo, e Ele revelou às pessoas que Jesus era o Salvador prometido; isso pode ser visto no exemplo de Isabel e de Simeão.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! A missão de Jesus começou com várias referências ao Espírito Santo. Segundo Lucas, João Batista predisse que, embora batizasse com água, Aquele que viria após ele batizaria com o Espírito.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! No batismo de Jesus, tanto o Pai quanto o Espírito Santo afirmaram a autenticidade de Sua missão redentora. Deus, o Pai, declarou, do alto, que Cristo é Seu Filho amado, enviado para redimir a humanidade, enquanto o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! Daí em diante Jesus foi “cheio do Espírito Santo”, e estava pronto para enfrentar o inimigo no deserto, bem como para iniciar Seu ministério.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! As palavras introdutórias de Seu sermão em Nazaré foram uma aplicação da profecia messiânica de Isaías a Si mesmo: “O Espírito do Senhor está sobre Mim.” O Espírito foi Seu constante companheiro, Sua força sustentadora e Sua constante presença entre Seus seguidores depois que Ele já não mais estava pessoalmente entre eles.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! Não só isso, Jesus prometeu que Deus concederia o dom do Espírito a todos os que O solicitassem. O Espírito que sempre ligou Cristo a Seu Pai e à missão redentora é o mesmo que fortaleceria os discípulos em sua caminhada de fé.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! Daí a importância crucial do Espírito na vida cristã: em realidade, a blasfêmia contra o Espírito Santo é o mais grave de todos os pecados.
JESUS E O ESPÍRITO SANTO! De que maneiras práticas e concretas podemos estar abertos à direção do Espírito Santo? Isto é, como podemos ter cuidado para que nossas escolhas não nos endureçam, de alguma forma, para Sua voz?