Discussão: A VIDA NÃO PODE SER OCA E VAZIA

A VIDA NÃO PODE SER OCA E VAZIA

MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

OFEREÇA O MELHOR PARA DEUS Gênesis 22: 1,2 “Deus falou com Abraão e ele disse: Eis- me aqui. O Senhor disse: Toma o teu único filho, Isaque, a quem amas... e oferece-o em holocausto sobre uma das montanhas que eu te mostrarei” Oferecer ao Senhor o melhor que nós temos não é coisa fácil! Exige desprendimento, sacrifício, força de vontade. Abraão nos dá um grande exemplo de uma pessoa que não teve medo de abrir mão do que ele mais amava para entregar para Deus. Isaque era o filho real e verdadeiro que ele tivera com Sara, representava o filho da promessa e que a partir de Isaque a sua descendência seria multiplicada “como as estrelas dos céus e como a areia do mar”- V17

Deus nunca pede o que não podemos oferecer, mas Ele quase sempre pede o que amamos e que muitas vezes, colocamos no lugar dele Oferecer o melhor para Deus é entregar para Ele o que nos custa sacrifícios. Oferecer o melhor é mais do que entregar é sacrificar Oferecer o melhor para Deus é ser apaixonado por Deus ao ponto de entregar a Ele o que temos de mais valioso Oferecer o melhor para Deus é reconhecer que o amor demonstrado por nós é tão imensamente grande que o nosso melhor nunca será suficiente para suprir a grandeza do seu imenso.

Isaque, filho de Abraão, simbolizava Jesus Cristo, o Filho de Deus. Para Isaque Deus providenciou um cabrito para que o substituísse. Para Jesus Cristo não houve quem o substituísse, pois Ele era o Cordeiro de Deus que veio tirar o pecado do mundo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” – João 3:16 Deus nos ofereceu o melhor, o seu próprio Filho, e você o que tem de melhor para oferecer ao Senhor?



MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

DEUS PEDE, DEUS PROVIDENCIA...

Gênesis 22: 7b-8a “Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: DEUS PROVERÁ...”

O Senhor Deus é o Deus da PROVIDÊNCIA... Ele nunca nos pede nada que não possamos realizar e providencia um meio e nunca nos deixa desamparados. O nosso Deus é fiel! Deus pediu a Abraão uma adoração de sacrifício e que fosse o próprio filho Isaque, o “filho da promessa”. Foi um pedido extremamente difícil, que exigiu de Abraão muita renúncia e fé.

Abraão não apenas creu na providência de Deus, mas também confiou que se Deus estava lhe pedindo o seu filho, Ele seria capaz de restituí-lo providenciando uma benção ainda maior.

Será que somos capazes de crer, como Abraão de que quando Deus pede, Ele providencia? É importante pensarmos nisso!!

O Deus que cremos e servimos é o Deus da PROVIDÊNCIA

Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus no jardim do Édem houve um desastre trazendo o rompimento da criatura com o Criador e um grande abismo veio por meio disso.

A partir de então, o Senhor começou a providenciar um meio para resgatar a humanidade perdida e trazê-la de volta para si.

Isaque representava naquele momento a pessoa de Jesus que foi levado na cruz do calvário por nós. Deus sacrificou o seu próprio Filho por nós. Para Isaque, Deus providenciou um carneiro para substituí-lo, mas para Deus não houve quem o providenciasse porque Jesus é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”! – Jesus é insubstituível!!!

A minha reflexão de hoje é para refletirmos no grande amor de Deus que não nos desampara e sempre está providenciando meios para nos salvar e nos ver felizes.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16

A providência de Deus é segura e definitiva, não há mudança e nem sombra de variação. Basta aceitar a Cristo como Senhor e Salvador e você estará seguro para sempre. Amém!



MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

A ADORAÇÃO QUE AGRADA A DEUS

GÊNESIS 22:1-8 “E aconteceu depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas que eu te mostrarei. Então levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o se jumento e tomou consigo dois dos seus moços e Isaque, seu filho, e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento e eu e o moço iremos até ali, havendo adorado, tornaremos a vós. E tomou Abraão a lenha do holocausto e pô-la sobre Isaque, seu filho, e tomou o fogo e o cutelo na sua mão e foram ambos juntos. Então Isaque falou a seu pai: Meu pai! E ele disse: Eis aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: DEUS PROVERÁ para si o cordeiro para o holocausto, meu filho!”

Abraão enfreou uma prova difícil quando Deus ordenou que ele fizesse um sacrifício difícil e cruel aos olhos humanos.

Deus usou essa prova de obediência para ver se Abraão confiava nele de forma plena

Deus usou essa prova para ver se Abraão confiaria tanto nele que seria capaz de obedecer dando o melhor que possuía para Deus

Antes de enfrentar esta prova difícil, Abraão já havia experimentado um relacionamento profundo com Deus, quando ele deixou a sua terra e seus parentes e foi com a sua família para uma terra que ele não conhecia.

Durante essas circunstâncias, Deus sempre cumpriu as suas promessas, inclusive de dar a ele e a sua esposa Sara um filho que veio a se chamar Isaque.

Assim como Deus fez com Abraão, Ele também nos dá a oportunidade de cremos nEle e de termos fé de que Ele manterá suas promessas, como também a de cumprir a sua vontade em nossa vida

Sempre que confiamos e obedecemos a Ele, teremos a oportunidade de experimentarmos a paz e a alegria, não importando as circunstâncias que estejamos passando.

TANTO ISAQUE COMO JESUS CRISTO FORAM OBEDIENTES ATÉ A MORTE

Observamos que Isaque poderia ter se recusado

TANTO ABRAÃO COMO DEUS, O NOSSO PAI CELESTIAL, NÃO POUPOU O SEU PRÓPRIO FILHO, PELO CONTRÁRIO, O ENTREGOU POR NÓS

O CORDEIRO QUE VEIO SUBSTITUIR ISAQUE É A COMPARAÇÃO DE CRISTO QUE SE OFERECEU PARA SUBSTIRUIR O NOSSO LUGAR, QUANDO CREMOS E O ACEITAMOS COMO SALVADOR

Podemos imaginar o aperto que passava no coração de Abraão quando teve de sacrificar o seu filho Isaque!

Assim também podemos imaginar o quando doeu o coração de Deus quando Ele teve de sacrificar o seu Filho unigênito, Jesus Cristo!

Em que área de sua vida Deus está testando sua disposição de obedecê-lo, entregando a Ele toda a sua vida e tudo o que você tem?

Você credita que Deus supre as suas necessidades conforme Ele promete?

Abraão disse que um sacrifício a Deus era um “ato de adoração”. Que tipo de sacrifício Deus está pedindo de você para que você o adore?



MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

O DEUS DA PROVIDÊNCIA

Genesis 22:8: "Respondeu Abraão: DEUS PROVERÁ para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto"

O NOSSO DEUS É O DEUS DA PROVIDÊNCIA

A certeza da PROVISÃO de Deus é que mantém firme

a doce esperança de nossa vitória.

O Deus a quem servimos é o Deus da PROVISÃO

PROVISÃO é o ato ou efeito de PROVER.

Daí vem a palavra PROVIDENCIAR que significa:

ABASTECER, ACUDIR, MUNIR, etc

O nosso Deus é o DEUS DA PROVISÃO!

Ele não nos deixa faltar nada...

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte

não temerei mal agum porque o Senhor está comigo"

O Senhor PROVIDENCIA o livramento na hora do perigo

O Senhor PROVIDENCIA a cura na hora da doença

O Senhor PROVIDENCIA o alimento na hora da fome

O Senhor PROVIDENCIA a água na hora da sede

O Senhor PROVIDENCIA o alívio para a alma na hora da angústia

O Senhor PROVIDENCIA o consolo na hora da dor

O Senhor PROVIDENCIA o perdão na hora do arrependimento

O Senhor PROVIDENCIA a salvação quando cremos e o aceitamos

Assim com o Senhor PROVIDENCIOU um cordeiro para Izaque

O Senhor PROVIDENCIA vida eterna para todos os que crêemem JESUS CRISTO, como único Salvador.

Creia e aceite hoje mesmo e será salvo você e sua família!



MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

O PAI DE MULTIDÕES

Gênesis 22: 16b, 17 e 18: “Porquanto fizeste esta ação, e não negaste o teu filho, por isso te abençoarei e grandissimamente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar, e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos. Em tua semente serão benditas todas as nações da terra”

Abraão é chamado de “o pai de multidões”. O Senhor o escolheu para ser pai de muitas nações e a sua descendência seria como as estrelas dos céus e como a areia do mar

A promessa do Senhor se cumpriu na vida de Abraão a partir do nascimento do seu Isaque, o descendente direto da união de Abraão e Sara

A partir de Abraão surgiu o povo hebreu e depois o povo de Israel que se tornou numeroso e poderoso até os dias de hoje.

Com a chegada do Messias, o plano de Deus veio a se cumprir não somente por meio de um povo existente em uma região ou terreno, mas sim por peio de um povo separado, escolhido para ser o povo de Deus.

Abraão hoje é considerado o nosso “pai na fé” e todos os crêem no Senhor Jesus faz parte do povo de Deus e ser uma “estrelinha” ou um “grãozinho de areia” nesta grande multidão de descendentes de Abraão

Ser “pai de multidão” é um privilégio não apenas de Abraão, mas de todos nós que precisamos gerar “filhos espirituais”.

Quanto mais pessoas forem alcançadas através de nosso testemunho, teremos mais filhos espirituais.

O Senhor nos escolheu para gerarmos filhos e sermos pais de multidões. Seja você também PAI DE MULTIDÃO



MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

ATENÇÃO: NÃO PARE... PROSSIGA!!!

Gênesis 26:19-22 “Cavaram pois os servos de Isaque e acharam ali um poço de águas vivas, os pastores de Gerar brigaram e disseram: Esta água é nossa. Por isso aquele poço se chamou Eseque... Finalmente cavaram outro poço e deram o nome de Reobote, dizendo: Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos nessa terra”

Abraão ficou conhecido como o “pai da fé” e Isaque como o “pai da perseverança”

Isaque saiu a peregrinar pelas terras de Gerar e foi buscar recursos para salvar a sua família da fome e da morte. Começou a abrir poços. Cada vez que ele abria um poço e encontrava água os inimigos vinham e entulhavam o poço. Com insistência foi cavando outros poços até que não entulharam mais e ele colocou o nome de Reobote que significa “O Senhor nos ampliou nesta terra”

O sucesso de Isaque se deu por causa da perseverança

Quando desejamos prosperar em nossa vida precisamos ser determinados a perseverar

Quem desiste facilmente nunca chega a lugar nenhum, mas quem supera os obstáculos e coloca o olhar nos objetivos da vida, com certeza alcançará vitórias

As coisas importantes que conquistamos nesta vida, quase sempre, foram conquistadas com lutas e sacrifícios, por isso que valorizamos as conquistas.

A perseverança faz com que os nossos espaços sejam alargados, as nossas mentes sejam alargadas, os nossos talentos sejam alargados e nosso tempo seja alargado. O que parecia ser impossível torna-se possível

A perseverança não nos deixa olhar para os problemas ou circunstâncias, mas o nosso olhar se volta somente para a conquista e nada nos faz desanimar.

A palavra do Apóstolo Paulo é maravilhosa quando ele diz: “Uma coisa faço, é que me esquecendo das coisas que para trás ficam, avanço para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo...” Não pare... Prossiga!!!



MOACIR JOSÉ DE LIMA ( Administrador )

ONDE VOCÊ FOR A BENÇÃO TE SEGUIRÁ

Gênesis 26: 12-15 “E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava. E engrandeceu-se o varão, e ia-se engrandecendo até que se tornou mui grande. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. E todos os povos que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram a terra”

Cavar poços significava a busca de um bem muito precioso. Isaque era um homem grande cavador de poços, tudo em que tocava prosperava. Deus estava com ele. Seus inimigos o perseguiram e o expulsaram de suas terras, quanto mais eles procuravam fazer-lhe mal, mais ele prosperava.

A terra passava por uma grande fome e ele teve que ir para um lugar distante, a terra dos Filisteus. Deus o proibiu de ir para o Egito e foi em Gerar que ele fez morada. Isaque logo se destacou como um dos homens bem sucedidos daquele país, e por esta causa o expulsaram como já havia ocorrido outras vezes. E assim, ele foi morar no ‘vale de Gerar. Então Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou”- Gênesis 26:17

LIÇÕES QUE APRENDEMOS...

Primeira lição: O INIMIGO QUER NOS LANÇAR NO VALE Muitas vezes, quando sofremos perseguições, somos lançados no vale, na planície; o lugar onde os inimigos procuram nos humilhar e nos fazer sofrer. Existem vários vales pelos quais passamos em nossa humilhação: vale da vergonha, do desemprego, das dívidas, das tensões familiares, da discórdia com o esposo, com a esposa, no relacionamento difícil com os filhos, traições, invejas, amarguras, tristezas, da enfermidade, do abandono. É um verdadeiro martírio, um vale é um lugar de prova e de sofrimento

Segunda lição: PODEMOS SER ABENÇOADOS NO VALE

Como ser abençoado no vale?

Primeira resposta é: Cavando poços.

Isaque continuou cavando poços no vale. Ele não parou, lamentando-se, maldizendo-se, e não deu importância ao que seus inimigos faziam contra ele.

Cavar poços dá trabalho. Ir à busca das águas profundas dá trabalho. A água é um bem que dá provisão e vida. Têm muitos que estão morrendo porque pararam de cavar poços, pararam de trabalhar e de acreditar que a bênção viria.

Segunda resposta: Continue cavando, não pare!!!

Tenha uma convicção em sua alma: você encontrará água com seu esforço, com seu trabalho, com ajuda de outros. Não será nada fácil, mas ela brotará, fluindo com força e constantemente.

Terceira lição: VALORIZE E HONRE AS PESSOAS QUE

FIZERAM A HISTÓRIA DO TEU PASSADO

Isaque, no vale em Gerar, cavou os mesmos poços que seu pai havia cavado e que os filisteus mais tarde os tinham entulhado. Havia se passado quase cem anos, desde que seu pai tinha passado por ali. Mas as marcas da obediência, e do trabalho que fizera, continuavam ali, como memorial.

Um principio espiritual para sua vida: nunca se esqueça de honrar as pessoas que você ama, mesmo de um passado distante, pois, o reconhecimento é uma dádiva dos sábios.

Quarta lição: PERCEVERE MESMO DIANTE DAS

ADVERSIDADES

Cavando poços no vale, Isaque achou água, mas os inimigos disseram esta água é nossa!”.

Houve contenda entre os servos de Isaque e os servos de Abimeleque, o rei daquela cidade. Pelo que o poço passou a ser chamado de ‘Eseque”, que significa: “contenda’ “Cavaram os servos de Isaque no vale, e acharam um poço de água nascente. Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou o poço de Ezeque, porque contenderam com ele. Gênesis 26:20.

No vale, pessoas irão dizer quando obtiveres alguma bênção Isso é meu, a mim pertence”. O que fazer quando a contenda chegar? Brigar, bater, esmurrar, xingar, processar, matar? Não! O tempo e o desgaste produzidos nas contendas irá fazer falta na hora de escavar novos poços.

Isaque, na contenda, mostrou que tinha o coração sarado e confiava que seu Deus, que nunca falha, daria outro lugar em que fosse abençoado. Ele saiu dali e foi cavar poços em outro lugar. Aonde você for à bênção te seguirá!

Quinta lição: FUJA DAS ARTIMANHAS DO INIMIGO

Tornaram a cavar poços em outro lugar, e logo acharam águas, mas os inimigos tornaram a dizer: Essa água é nossa!; por isso aquele poço foi chamado de Sitna, que significa: ódio, mesma raiz hebraica de Satanás. Então cavaram outro poço, e também por causa deste contenderam, recebeu o nome de Sitna.” Gênesis 26:21

No vale, o ódio e amargura irão querer tomar conta de tua alma; são verdadeiros inimigos que irão querer tirar a tua bênção. O que fazer nesse tempo? Matar, amaldiçoar, maldizer o dia que nascestes? Não!!! Saia do conflito, saia do meio das pessoas contenciosas e malignas, saia do meio dessa raiz maligna de Satanás. Vá cavar poços em outro lugar

Isaque saiu e foi cavar poços em outro lugar. Não é o lugar que é abençoado, é você que leva a bênção e o Deus da bênção em tua vida.

NEM SEMPRE O LUGAR DE CONFORTO É O LUGAR QUE DEUS QUER QUE ESTEJAMOS

Isaque achou água, e os inimigos não o perseguiram mais, por isso ele passa a chamar aquele lugar de Reobote, ‘amplidão’, ‘Alargamento’. Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.”Gênesis 26:22

Isaque achou que por não haver mais conflitos com os inimigos, aquele era o lugar definitivo da bênção de Deus para sua vida. Ele estava enganado.

Devemos aprender um principio importante: nem sempre as ausências de conflitos significam que Deus está nos abençoando e que ali é o melhor lugar para nós. É verdade, há um alívio, um alargamento, uma amplitude; temos folga, mas Deus tem mais, tem coisas melhores para nós, tem promessas poderosas.

Sexta lição: O DEUS FIEL CUMPRIRÁ AS SUAS PROMESSAS

Isaque estava satisfeito no vale em Gerar, mas Deus tinha Berseba para ele, o lugar da bênção.

Nunca o vale será bom o suficiente para nós, temos que subir a Berseba, lugar de promessas e de alianças.

Depois do vale, das lutas e provações, vem a segurança de que nosso amado Deus não nos abandonou.

Isaque subiu, para Berseba, e ali se acampou, invocou a Deus, e Deus se revelou para ele.

Berseba significa: O poço do juramento e das alianças, das promessas.

Foi em Berseba que Deus fez uma promessa que abençoaria sua vida e sua posteridade para sempre. Assim como fez com Abraão, chamando-o de amigo. Deus cumpre as suas promessas.

Cavar poços em Berseba significa que preciso continuar acreditando que meu Deus abençoará as obras de minhas mãos, e eu irei encontrar as águas profundas. “Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado lhe disseram: Achamos água. Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje Gênesis 26: 33

Aquele que procura cavar seus poços em busca das águas profundas do Espírito Santo, em terra de promessa, além de encontrar água, será reconhecido pelos inimigos como O abençoado do Senhor.” Gênesis 26:29

Isaque fez quatro coisas importantes em Berseba, que todos devemos fazer: 1. Levantou um altar. 2.Invocou o nome do SENHOR. 3. Armou a sua tenda. 4. Deixou os seus servos abrisse ali um poço.



Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.