Discussão: MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

A ESCOLHA DOS DOZE! O discipulado não é algo produzido pela própria pessoa; é resultado de responder ao chamado de Jesus. Lucas menciona que Jesus chamou Pedro, André, João e Tiago e Levi Mateus, o coletor de impostos. Então, o escritor coloca a escolha dos Doze numa localização estratégica em sua narrativa: imediatamente após a cura, no sábado, de um homem com a mão ressequida.

A ESCOLHA DOS DOZE! O que levou os fariseus a tramarem o assassinato de Jesus. O Senhor sabia que era hora de consolidar Sua obra e formar uma equipe de obreiros que Ele pudesse treinar e preparar para a tarefa que viria após a cruz.

A ESCOLHA DOS DOZE! E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor. Lucas 6:12-16.

A ESCOLHA DOS DOZE! E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios e para curarem enfermidades; e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas vestes. Lucas 9:1-3.

A ESCOLHA DOS DOZE! E, em qualquer casa em que entrardes, ficai ali e de lá saireis. E, se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles. E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda a parte. Lucas 9:4-6.

A ESCOLHA DOS DOZE! O que esses versos nos dizem sobre o chamado dos doze apóstolos? Que Jesus os chamou para um propósito especial de continuar Sua obra, e que a escolha deles não se deveu a qualquer qualidade especial que tivessem, pois eram homens comuns.

A ESCOLHA DOS DOZE! Entre as multidões que seguiam Jesus, havia muitos discípulos, isto é, pessoas que O seguiam como alunos seguem um mestre. Mas a tarefa de Cristo envolvia muito mais que ensinar. Sua tarefa era construir uma comunidade de pessoas redimidas, uma igreja que levasse Sua mensagem salvadora aos confins da Terra.

A ESCOLHA DOS DOZE! Para esse propósito, Ele precisava de pessoas que fossem mais que discípulos. “Escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos.” “Apóstolo” significa alguém enviado com uma mensagem especial e para um propósito especial.

A ESCOLHA DOS DOZE! Lucas usou a palavra seis vezes no evangelho e mais de 25 vezes em Atos Mateus e Marcos a usaram apenas uma vez cada um. Os Doze foram escolhidos não por causa de sua educação, antecedentes econômicos, posição social, distinção moral, ou qualquer coisa que os assinalasse como dignos de ser escolhidos.

A ESCOLHA DOS DOZE! Eles eram homens comuns, em circunstâncias comuns: pescadores, coletores de impostos, um zelote, um questionador que tinha dificuldades para crer e um que acabou se tornando traidor. Foram chamados apenas para um propósito: ser embaixadores do Rei e de Seu reino.

A ESCOLHA DOS DOZE! “Deus toma os homens tais como são, com os elementos humanos de seu caráter, e os prepara para Seu serviço, caso queiram ser disciplinados e dEle aprender. Não são escolhidos por serem perfeitos, mas apesar de suas imperfeições, para que, pelo conhecimento e observância da verdade, mediante a graça de Cristo, se possam transformar à Sua imagem.”

A ESCOLHA DOS DOZE! Vamos admitir: não somos perfeitos e os demais membros da igreja também não são. Todos estamos em um processo de crescimento. Nesse ínterim, como podemos aprender a trabalhar com os outros e a aceitá-los como são?


COMISSIONANDO APÓSTOLOS! Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel; e, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:5-8.

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão, porque digno é o operário do seu alimento. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno e hospedai-vos aí até que vos retireis. Mateus 5:9-11.

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; e, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. Mateus 10:12-15.

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! Aqueles que foram chamados devem atender ao chamado e estar juntos para cumprir o propósito de Cristo; devem receber poder de Cristo, já que Seus recursos naturais são insuficientes para o desempenho da missão; e, como os apóstolos foram enviados a pregar e curar, os que são chamados devem dar atenção à pessoa como um todo, tanto no aspecto físico quanto no espiritual.

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! Lucas descreveu o comissionamento dos apóstolos como um processo de três etapas. Primeiro, Jesus os “reuniu” isto é, chamou-os para que estivessem juntos. O verbo “chamar”, ou o substantivo “chamado”, é tão vital para a missão cristã quanto para o vocabulário cristão. Antes que ele possa se tornar um termo teológico, precisa se tornar uma experiência pessoal.

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! Os apóstolos precisaram ouvir Aquele que os chamava, ir a Ele e ficar juntos. Tanto a obediência Àquele que chama como a entrega de tudo a Ele são necessárias para se experimentar a unidade que é essencial para o sucesso da missão.

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! Em segundo lugar, Jesus “deu-­lhes poder e autoridade”. Jesus nunca envia Seus emissários de mãos vazias. Ele também não espera que sejamos Seus representantes em nossa própria força. Nossa educação, cultura, status, riqueza ou inteligência são impotentes para realizar Sua missão. É Cristo quem prepara, qualifica e capacita.

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! A palavra grega para “poder” é dynamis, da qual derivamos “dínamo”, uma fonte de luz, e “dinamite”, uma fonte de energia que pode cavar um túnel numa montanha. O poder e a autoridade que Jesus dá é suficiente para esmagar o diabo e derrotar seus propósitos. Jesus é nosso poder.

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! “Colaborando a vontade do homem com a de Deus, ela se torna onipotente. Tudo que deve ser feito a Seu mando pode ser cumprido por Seu poder. Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras.”

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! Em terceiro lugar, Jesus “os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.” A pregação e a cura vão juntas, e a missão dos discípulos é restaurar integralmente a pessoa: corpo, mente e alma. O pecado e Satanás subjugaram todo o ser, e a pessoa toda precisa ser colocada sob o poder santificador de Jesus.

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! A vida de discipulado pode ser mantida somente quando é inteiramente entregue a Cristo, sem nada que se interponha. Nem ouro nem prata, nem pai nem mãe, nem esposa nem filho, nem vida nem morte, nem as circunstâncias de hoje nem as emergências do amanhã podem se interpor entre o discípulo e Cristo.

COMISSIONANDO APÓSTOLOS! O que realmente importa é Cristo, Seu reino e o testemunho que deve ser dado a um mundo perdido. “Nada leveis para o caminho.” Que princípio ali expresso é importante compreendermos e experimentarmos por nós mesmos?


O ENVIO DOS SETENTA! E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Lucas 10:1-3.

O ENVIO DOS SETENTA! E não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. 6E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. Lucas 10:4-7.

O ENVIO DOS SETENTA! E, em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos puserem diante. E curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: É chegado a vós o Reino de Deus. Mas, em qualquer cidade em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: Até o pó que da vossa cidade se nos pegou sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto: já o Reino de Deus é chegado a vós. Lucas 10:8-11.

O ENVIO DOS SETENTA! E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade. Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco de pano grosseiro e cinza, se teriam arrependido. Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor no Dia do Juízo do que para vós. E tu, Cafarnaum, serás levantada até ao céu? Até ao inferno serás abatida. Lucas 10:12-15.

O ENVIO DOS SETENTA! Quem vos ouve a vós a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita rejeita aquele que me enviou. E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. Lucas 10:16-19.

O ENVIO DOS SETENTA! Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus. Naquela mesma hora, se alegrou Jesus no Espírito Santo e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Lucas 10:20-22.

O ENVIO DOS SETENTA! E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes, pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes e não o viram; e ouvir o que ouvis e não o ouviram. Lucas 10:23 e 24.

O ENVIO DOS SETENTA! O que esse relato do envio dos Setenta nos ensina sobre a obra de ganhar pessoas em meio à realidade do grande conflito? Que essa missão deve ser feita no nome de Jesus e em Seu poder; que cada pessoa ganha é uma derrota para Satanás e uma vitória para Deus que é comemorada nos Céus.

O ENVIO DOS SETENTA! Mais de 12 discípulos seguiram Jesus durante Seu ministério. Quando Pedro se dirigiu aos crentes a fim de que escolhessem um substituto para Judas, o grupo consistia em pelo menos 120 discípulos. Paulo nos diz que, por ocasião de Sua ascensão, Jesus tinha mais de 500 seguidores.

O ENVIO DOS SETENTA! Assim, o envio dos Setenta não limita o número de discípulos que Jesus tinha, mas apenas sugere Sua escolha de um grupo especial para a missão específica de ir adiante dEle às cidades da Galileia preparar o caminho para Suas visitas subsequentes.

O ENVIO DOS SETENTA! Somente o evangelho de Lucas registra o relato dos Setenta, o que é muito típico de Lucas, que tinha mente missionária. O número 70 é simbólico na Bíblia, bem como na história judaica. Gênesis 10 alista 70 nações do mundo como descendentes de Noé, e Lucas foi um escritor com uma visão global do mundo. Moisés nomeou 70 anciãos para auxiliá-lo em sua obra.

O ENVIO DOS SETENTA! O Sinédrio era composto de 70 membros. A Bíblia não menciona se esses números tiveram algum significado no fato de Jesus ter chamado 70, e não precisamos nos deter em especulações. Mas o importante é que Jesus, como treinador de líderes para a igreja, deixou-nos a estratégia de não permitir que o poder e a responsabilidade fiquem concentrados em alguns poucos, mas que sejam estendidos por todo o espectro dos discípulos.

O ENVIO DOS SETENTA! A alegria e a realização marcaram o retorno dos Setenta. Eles relataram a Jesus: “Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo Teu nome!.” O sucesso na conquista de pessoas nunca é obra do evangelista. O evangelista é apenas um agente. O sucesso vem por meio do “Seu nome.”

O ENVIO DOS SETENTA! O nome e o poder de Jesus estão no âmago de toda missão evangélica bem-sucedida. Mas observe três reações notáveis de Jesus ao sucesso da missão dos Setenta. A primeira foi que, no sucesso do evangelismo, Jesus viu uma derrota de Satanás.

O ENVIO DOS SETENTA! A segunda é que, quanto mais envolvido na obra do evangelho alguém esteja, mais autoridade é prometida. E a terceira é que a alegria do evangelista não deve estar no que é realizado na Terra, mas no fato de seu nome estar escrito no Céu.

O ENVIO DOS SETENTA! O Céu se regozija em toda pessoa arrebatada das garras de Satanás e toma nota de cada uma delas. Toda pessoa ganha para o reino é um golpe nos planos de Satanás. Leia novamente Lucas 10:24. Quais são algumas das coisas que temos visto e que os profetas e reis desejaram ver mas não conseguiram? O que isso deve significar para nós?


O CUSTO DO DISCIPULADO! Sócrates teve Platão. Gamaliel teve Saulo. Líderes de várias religiões tiveram seus seguidores devotos. A diferença entre o discipulado em tais casos e o discipulado de Jesus é que o primeiro está fundamentado no conteúdo da filosofia humana, enquanto que o último está arraigado na pessoa e nas realizações do próprio Jesus.

O CUSTO DO DISCIPULADO! Assim, o discipulado cristão não repousa apenas nos ensinos de Cristo, mas também no que Ele fez pela salvação humana. Portanto, Jesus ordena a todos os Seus seguidores que Se identifiquem plenamente com Ele, que tomem sua cruz e O sigam onde Ele os guiar. Não há discipulado cristão sem que as pessoas andem nas pegadas do Calvário.

O CUSTO DO DISCIPULADO! E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará. Porque que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Lucas 9:23-25.

O CUSTO DO DISCIPULADO! Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. Mateus 16:24-28.

O CUSTO DO DISCIPULADO! E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Marcos 8:34-36.

O CUSTO DO DISCIPULADO! Qual é a mensagem fundamental desses textos para qualquer pessoa que afirme ser cristã? Ninguém é um verdadeiro discípulo se não se negou a si mesmo, não foi crucificado com Cristo e não está seguindo somente a Cristo.

O CUSTO DO DISCIPULADO! O discipulado cristão é um elo operativo entre a pessoa salva e o Salvador; pelo fato de sermos salvos, devemos seguir o Salvador. Assim, Paulo pôde dizer: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.”

O CUSTO DO DISCIPULADO! O custo do discipulado é definido em Lucas 9:23: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me.” Note estas palavras imperativas: “negue”, “tome” e “siga”. Quando lemos que Pedro negou Jesus, não poderíamos ter melhor definição de “negar”. Pedro estava dizendo: “Não conheço Jesus.”

O CUSTO DO DISCIPULADO! Portanto, quando o chamado para o discipulado exige que eu negue a mim mesmo, preciso ser capaz de dizer que eu não me conheço; o eu está morto. Em seu lugar, Cristo precisa viver.

O CUSTO DO DISCIPULADO! Em segundo lugar, tomar a cruz diariamente é um chamado a experimentar a crucifixão própria em base contínua. Em terceiro lugar, seguir exige que o foco e o direcionamento da vida seja Cristo, e Ele somente.

O CUSTO DO DISCIPULADO! Jesus expande ainda mais o custo do discipulado, como é revelado em Lucas 9:57-62: nada tem precedência sobre Jesus. Ele, e Ele somente, ocupa o lugar supremo na amizade e no companheirismo, no trabalho e na adoração. No discipulado cristão, a morte para o eu não é uma opção; é uma necessidade.

O CUSTO DO DISCIPULADO! “Quando Cristo chama alguém, ordena-lhe que venha e morra. É a mesma morte todas as vezes – a morte em Jesus Cristo, a morte do velho homem diante do Seu chamado. Somente aquele que está morto para sua própria vontade pode seguir a Cristo.”

O CUSTO DO DISCIPULADO! “O ato de erguer a cruz separa a pessoa do seu egoísmo, e põe o ser humano em condições de aprender a levar os fardos de Cristo. Não podemos seguir a Cristo sem usar Seu jugo, sem erguer a cruz e carregá-la após Ele. Caso nossa vontade não esteja em harmonia com as reivindicações divinas, temos que renunciar às nossas inclinações, abandonar nossos acalentados desejos, e seguir os passos de Cristo.”

O CUSTO DO DISCIPULADO! Examine Lucas 10:24. Quais são algumas coisas que nós tivemos o privilégio de testemunhar e que “muitos profetas e reis” gostariam de ter visto mas não conseguiram? Que dizer, por exemplo, do cumprimento de profecias? Pense sobre quanto de Daniel 2, 7 e 8 ainda estava no futuro para muitos desses profetas e reis, mas que hoje são fatos históricos para nós. Em que mais você pode pensar?

O CUSTO DO DISCIPULADO! Jesus falou sobre alguém ganhar o mundo inteiro e perder sua alma. O que Ele quis dizer com isso? Ou o que quis dizer com alguém perder a vida a fim de salvá-la? O que isso significa? Uma coisa é um descrente apegar-se egoisticamente às coisas deste mundo, já que isso é tudo o que ele acha que tem. A que mais ele iria se apegar?

O CUSTO DO DISCIPULADO! Mas, entre os seguidores de Jesus, aqueles que sabem que este mundo vai terminar e que um novo mundo vai ter início um dia, por que nos achamos tão prontos a procurar obter o máximo que podemos deste mundo? Como podemos nos proteger dessa armadilha espiritual?

O CUSTO DO DISCIPULADO! Leia Lucas 10:17-20. Podemos entender a euforia dessas pessoas quando viram que até os demônios se sujeitavam a elas em nome de Jesus. Veja a resposta de Jesus a elas. O que Ele estava dizendo que é tão importante que qualquer pessoa envolvida no trabalho missionário entenda?

O CUSTO DO DISCIPULADO! Quais são algumas pessoas, além dos personagens bíblicos, cuja escolha de seguir a Cristo lhes custou muito, talvez mais do que para a maioria de nós? O que essas pessoas perderam? O que lhes custou seguir a Cristo? Eu estaria disposto a fazer a mesma coisa?


CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO! “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado.” Marcos 2:27 e 28. Embora Lucas tenha escrito seu evangelho primariamente para os gentios, é significativa a frequência com que ele se referiu ao sábado. Das 54 vezes que os evangelhos e Atos mencionam o sábado, 17 estão em Lucas e 9 em Atos; há 9 referências em Mateus, 10 em Marcos e 9 em João.

CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO! Como converso gentio, Lucas certamente acreditava no sábado como dia de descanso, tanto para os judeus quanto para os gentios. A primeira vinda de Cristo não fez nenhuma diferença com respeito à guarda do sábado.

CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO! Na verdade, “durante Seu ministério terrestre Cristo deu ênfase aos imperiosos reclamos do sábado. Em todo o Seu ensino, Ele mostrou reverência pela instituição que Ele mesmo dera.”

CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO! “Em Seus dias o sábado tinha-se tornado tão pervertido que sua observância refletia o caráter de homens egoístas e arbitrários, em lugar do caráter de Deus. Cristo pôs de lado o falso ensino pelo qual os que proclamavam conhecer a Deus O tinham deformado.”

CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO! Nossa mensagem é voltada para Jesus como o Senhor do sábado: como Ele o observou e como deu o exemplo que devemos seguir. A prática de observar o primeiro dia da semana como dia de descanso não tem apoio nem em Cristo nem no Novo Testamento.


SEGUNDO O SEU COSTUME! “Entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o Seu costume” Lucas 4:16. Essa é uma boa passagem para os adventistas. A maioria de nós a usa em séries evangelísticas ou em estudos bíblicos para enfatizar o ponto de que a prática de Jesus era guardar o sábado.

SEGUNDO O SEU COSTUME! As sinagogas desempenhavam um papel crucial na vida religiosa judaica. Durante o exílio, quando o templo não mais existia, as sinagogas foram construídas para a adoração e para o ensino das crianças.

SEGUNDO O SEU COSTUME! Podia-se construír uma sinagoga onde quer que houvesse pelo menos dez famílias judias. Enquanto crescia, em Nazaré, Jesus seguiu o “costume” de ir à sinagoga a cada sábado, e então, em Sua primeira viagem de volta à Sua cidade natal, no sábado Ele foi à sinagoga.

SEGUNDO O SEU COSTUME! Entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. Marcos 1:21. E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm essas coisas? E que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Marcos 6:2.

SEGUNDO O SEU COSTUME! E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:16-19.

SEGUNDO O SEU COSTUME! E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José? E ele lhes disse: Sem dúvida, me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo o que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum. Lucas 4:20-23.

SEGUNDO O SEU COSTUME! E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. Lucas 4:24-26.

SEGUNDO O SEU COSTUME! E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo essas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, o expulsaram da cidade e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se. Lucas 4:27-30.

SEGUNDO O SEU COSTUME! E aconteceu também, em outro sábado, que entrou na sinagoga e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada. E os escribas e fariseus atentavam nele, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar. Mas ele, conhecendo bem os seus pensamentos, disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. Lucas 6:6-8.

SEGUNDO O SEU COSTUME! Então, Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? E, olhando para todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra. E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus. Lucas 6:9-11.

SEGUNDO O SEU COSTUME! E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E impôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou e glorificava a Deus. Lucas 13:10-13.

SEGUNDO O SEU COSTUME! E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa? Lucas 13:14-16.

SEGUNDO O SEU COSTUME! Aconteceu, num sábado, que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando. E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico. E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado? Eles, porém, calaram-se. E tomando-o, o curou e despediu. E disse-lhes: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo? E nada lhe podiam replicar sobre isso. Lucas 14:1-6.

SEGUNDO O SEU COSTUME! O que esses textos nos ensinam sobre Jesus e o sábado? Ao lê-los, pergunte a si mesmo se, em alguma parte, você pode encontrar indicações de que Jesus estivesse abolindo a obrigação de guardar o sábado ou designando outro dia para substituí-lo. Jesus tinha o costume de ir à sinagoga aos sábados e ensinar ali; Ele fez vários milagres no sábado, alguns na sinagoga. Não há nenhum indicativo de que Ele estivesse abolindo o sábado ou substituindo-o por outro dia.

SEGUNDO O SEU COSTUME! “Segundo o Seu costume.” Somente Lucas usou essa frase. Em Lucas 4:16, quando Jesus foi à sinagoga em Nazaré; e em Lucas 22:39, quando a cruz se aproximava, Jesus “foi, como de costume, para o monte das Oliveiras”. Em ambas as vezes o “costume” tinha que ver com a adoração e a oração. Por que devemos adquirir o costume de ir à igreja aos sábados, assim como Jesus ia à sinagoga?

SEGUNDO O SEU COSTUME! Primeiro, Deus está em toda parte e pode ser adorado em qualquer lugar, mas há algo especial em nos reunirmos num lugar costumeiro, no dia designado na criação e ordenado em Sua lei moral. Segundo, esse costume proporciona uma oportunidade pública de afirmar que Deus é nosso criador e redentor.

SEGUNDO O SEU COSTUME! E, finalmente, ele oferece a oportunidade de companheirismo e de se partilhar as alegrias e preocupações uns dos outros. Aqueles que nos acusam de legalismo, e de estarmos em escravidão porque guardamos o sábado, obviamente nunca experimentaram a grande bênção que o sábado pode trazer. De que maneiras você tem experimentado quão libertadora pode ser a guarda do sábado?


O SÁBADO: SUA MENSAGEM E SIGNIFICADO! “Abrindo o livro” Lucas 4:17. O sábado não era apenas para ir à igreja a fim de adorar, mas também para ouvir a Palavra de Deus. Uma vida sem Sua Palavra não está longe da armadilha do pecado: “Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti.” Salmo 119:11.

O SÁBADO: SUA MENSAGEM E SIGNIFICADO! E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. Lucas 14:17-19.

O SÁBADO: SUA MENSAGEM E SIGNIFICADO! Como compreendemos o significado dessas palavras hoje, tendo em vista o que sabemos sobre Jesus, sobre quem Ele era e sobre o que realizou por nós? Você já experimentou a realidade das reivindicações messiânicas de Cristo em sua caminhada com o Senhor?

O SÁBADO: SUA MENSAGEM E SIGNIFICADO! Olhando para trás, vemos que essas palavras são um reflexo da missão que Cristo veio realizar, não só no âmbito físico, mas no espiritual: trazer o evangelho da salvação, curar os quebrantados de coração, libertar os escravizados e os oprimidos, fazer os cegos enxergarem.

O SÁBADO: SUA MENSAGEM E SIGNIFICADO! Após fazer a leitura de Isaías 61:1 e 2, Jesus disse: “Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.” A palavra “hoje” é digna de nota. Os judeus esperavam que o reino de Deus viesse em algum momento futuro, de uma forma militar e dramática, removendo o regime estrangeiro da Judeia e inaugurando o trono de Davi.

O SÁBADO: SUA MENSAGEM E SIGNIFICADO! Mas Jesus estava dizendo que o reino já tinha vindo em Sua pessoa e que Ele quebraria o poder do pecado, esmagaria o diabo e libertaria os cativos oprimidos que estavam sob o domínio dele. - Pense, também, em quão intimamente o sábado está ligado às reivindicações messiânicas de Jesus.

O SÁBADO: SUA MENSAGEM E SIGNIFICADO! O sábado é um dia de descanso em Cristo; o sábado é um símbolo da liberdade e libertação que temos em Cristo; o sábado revela não só a criação de Deus, mas também a promessa de recriação em Cristo.

O SÁBADO: SUA MENSAGEM E SIGNIFICADO! Também não foi coincidência o fato de que Jesus escolheu o sábado para realizar muitas de Suas curas, para libertar aqueles que haviam sido oprimidos e aprisionados pela enfermidade. O sábado é um lembrete semanal, gravado em algo mais imutável que a pedra o tempo!, que nos foi dado em Jesus.

O SÁBADO: SUA MENSAGEM E SIGNIFICADO! Como a guarda do sábado ajudou você a compreender melhor a salvação somente pela fé, no sentido de que podemos descansar no que Cristo fez por nós, em vez de procurarmos conquistar o Céu por nossos esforços?


CURAS SABÁTICAS EM CAFARNAUM! A rejeição em Nazaré enviou Jesus de volta a Cafarnaum, onde Ele já havia trabalhado antes. Essa importante cidade se tornou a base para o ministério de Jesus na Galileia. Nessa cidade havia uma sinagoga, possivelmente construída por um oficial romano, e Jesus, segundo Seu costume, foi à sinagoga no sábado.

CURAS SABÁTICAS EM CAFARNAUM! “Nesse sábado em particular, o ministério de Jesus envolveu uma vasta gama de atividades: ensino, cura, pregação. Não é dito nada a respeito do que Jesus pregou, mas a reação das pessoas foi de assombro: “porque a Sua palavra era com autoridade.”

CURAS SABÁTICAS EM CAFARNAUM! Seu ensino contrastava com o dos rabis. Não consistia em simples paliativos. Ali estava uma pregação com autoridade, fundamentada nas Escrituras, proferida com o poder do Espírito Santo, que chamava o pecado pelo nome e apelava ao arrependimento.

CURAS SABÁTICAS EM CAFARNAUM! E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados. E admiravam-se da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade. E estava na sinagoga um homem que tinha um espírito de um demônio imundo, e este exclamou em alta voz, dizendo: Ah! Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. Lucas 4:31-34.

CURAS SABÁTICAS EM CAFARNAUM! E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele, sem lhe fazer mal. E veio espanto sobre todos, e falavam uns e outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem? Lucas 4:35-37.

CURAS SABÁTICAS EM CAFARNAUM! Que poderosas verdades são reveladas nesses versos sobre: (1) o grande conflito, (2) a realidade dos demônios, (3) o propósito do sábado, (4) o poder de Deus sobre o mal? O grande conflito é real, bem como os espíritos maus, que se opõem a Deus. Jesus demonstrou que o poder de Deus é superior ao desses espíritos. Jesus libertou o endemoninhado no sábado, o que significa que um dos propósitos do sábado é trazer cura e libertação do poder do mal.

CURAS SABÁTICAS EM CAFARNAUM! Em Lucas 4:31-41 temos a primeira de cinco curas no sábado registradas por Lucas. No sermão de Nazaré, Jesus anunciou que Sua missão era aliviar, curar e restaurar os quebrantados de coração e os oprimidos. Em Cafarnaum, no sábado, quando a sinagoga estava cheia de adoradores, um homem endemoninhado confrontou Jesus com uma confissão: Ah! que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem Tu és: o Santo de Deus!

CURAS SABÁTICAS EM CAFARNAUM! O demônio, que pertencia à hoste satânica, reconheceu rapidamente o Salvador encarnado. Nesse relato, o véu entre o mundo visível e o invisível foi afastado. Como você está vendo o grande conflito se desenrolar em sua própria vida? Qual é sua única esperança de vitória nessa batalha?


O SENHOR DO SÁBADO! E aconteceu que, num sábado, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não lhes era lícito comer, senão só aos sacerdotes? E dizia-lhes: O Filho do Homem é senhor até do sábado. Lucas 6:1-5.

O SENHOR DO SÁBADO! Como Jesus enfrentou a acusação de que Ele e Seus discípulos não se importavam com a lei e o sábado? Cristo enfrentou essa acusação com a Bíblia, citando o exemplo de Davi que comeu os pães da proposição para mostrar que ações que têm por objetivo preservar a vida estão em harmonia com o sábado.

O SENHOR DO SÁBADO! Enquanto estavam andando por um campo, os discípulos colheram algumas espigas de cereal, esfregaram-nas em suas mãos e comeram os grãos. Mas os fariseus torceram o fato para acusarem os discípulos de transgressão do mandamento do sábado. Jesus corrigiu a história e citou para os fariseus o rei Davi que, com seus soldados, quando estavam famintos, entraram na Casa de Deus e comeram os pães da proposição, que somente os sacerdotes tinham permissão de comer.

O SENHOR DO SÁBADO! Ao fazer isso, Jesus estava destacando como os fariseus, por meio de uma longa história de legalismo, acumularam regra sobre regra, tradição sobre tradição, e transformaram o sábado, que devia ser uma alegria, em um fardo.

O SENHOR DO SÁBADO! E aconteceu também, em outro sábado, que entrou na sinagoga e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada. E os escribas e fariseus atentavam nele, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar. Mas ele, conhecendo bem os seus pensamentos, disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé. Lucas 6:6-8.

O SENHOR DO SÁBADO! Então, Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? E, olhando para todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra. E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus. Lucas 6:9-11.

O SENHOR DO SÁBADO! Que lições sobre o sábado são vistas também aqui? Aqui temos as lições de que fazer o bem e salvar a vida estão em harmonia com o espírito do sábado.

O SENHOR DO SÁBADO! Embora todos os evangelhos sinóticos narrem essa história, somente Lucas nos diz que a mão do homem que era ressequida era a direita. O detalhe adicional do Dr. Lucas nos ajuda a compreender o grande impacto que essa deficiência física deve ter exercido sobre a capacidade do homem de levar uma vida normal. A ocasião suscitou duas respostas: primeira, os fariseus esperavam para acusar Jesus de transgredir o sábado caso Ele decidisse curar o homem.

O SENHOR DO SÁBADO! Segunda, Jesus lia o coração deles e mostrou-lhes que Ele é o Senhor do sábado, Aquele que criou o sábado, e que não falhará em Sua missão de libertar o homem quebrantado da escravidão do mundo doente pelo pecado. Assim, Ele colocou a guarda do sábado em sua divina perspectiva: é lícito, no sábado, fazer o bem e salvar a vida.

O SENHOR DO SÁBADO! Aqueles líderes estavam cegados por suas próprias regras e regulamentos que eles achavam ser do próprio Deus. Como podemos estar seguros de que não cairemos na mesma armadilha de permitir que as tradições e os ensinos humanos nos ceguem para as verdades divinas mais profundas?


O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! Dos três evangelhos sinóticos, somente o de Lucas registra essas duas curas de Jesus no sábado. A primeira fez com que o chefe da sinagoga ficasse indignado com Jesus; a segunda silenciou os fariseus. Nos dois casos, os inimigos de Jesus estavam usando sua interpretação errônea da lei para acusar Jesus de transgredir o sábado.

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E impôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou e glorificava a Deus. Lucas 13:10-13.

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa? Lucas 13:14-16.

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! Que importantes verdades são reveladas sobre a facilidade de se perverter verdades bíblicas fundamentais? Aqui é revelado que tradições humanas podem perverter verdades bíblicas. Os fariseus chegaram ao absurdo de achar que era pecado no sábado aliviar a dor e o sofrimento, e ao absurdo de ter, no sábado, mais consideração com os animais do que com os seres humanos!

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! Considere a mulher encurvada. Era do sexo feminino, considerado inferior pelos fariseus; a mulher estava com essa deficiência havia 18 anos, tempo suficiente para provar a paciência de qualquer pessoa e para fazer crescer nela o senso de que a vida é sem sentido; ela era totalmente incapaz de se libertar.

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! A graça divina personificada veio a ela. Jesus a viu, chamou-a para perto de Si, falou-lhe para que fosse curada, colocou a mão sobre ela, que “imediatamente se endireitou.” De repente a agonia que já durava 18 anos deu lugar a um momento de pura alegria, e ela “dava glória a Deus.”

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! Cada verbo que Lucas usou é uma forma pela qual a Inspiração reconhece o valor e a dignidade da mulher e, na verdade, de toda pessoa, qualquer que seja sua condição. No segundo milagre, Jesus, a caminho da casa de um fariseu para uma refeição no sábado, curou um homem que sofria de hidropisia.

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! Antecipando as objeções por parte dos líderes que O observavam atentamente, Jesus fez duas perguntas: a primeira, sobre o propósito da lei É ou não é lícito curar no sábado? A segunda, sobre o valor de um ser humano. Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo?

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! Sua lição devia ter sido óbvia; e na verdade foi, porque, segundo Lucas, eles não tiveram resposta para o que Ele havia dito.

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! Jesus revelou a hipocrisia deles, que era do pior tipo, porque estava velada por uma falsa santidade e por uma indignação supostamente justa diante do que eles consideravam uma grande transgressão da santa lei de Deus. Como precisamos ser cuidadosos!

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! “Deus não poderia, nem por um momento, deter a mão, do contrário o homem desfaleceria e viria a morrer. E o homem também tem nesse dia uma obra a realizar. Devem-se atender às necessidades da vida, cuidar dos doentes, suprir as faltas dos necessitados.”

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! “Não será tido por inocente o que negligenciar aliviar o sofrimento no sábado. O santo dia de repouso de Deus foi feito para o homem, e os atos de misericórdia se acham em perfeita harmonia com seu desígnio. Deus não deseja que Suas criaturas sofram uma hora de dor que possa ser aliviada no sábado, ou noutro dia qualquer.”

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! “Nenhuma outra das instituições dadas aos judeus os distinguia tão completamente das nações circunvizinhas, como o sábado. Era a intenção do Senhor que sua observância os designasse como adoradores Seus. Seria um sinal de sua separação da idolatria, e ligação com o verdadeiro Deus.”

O SÁBADO: O DOENTE, O BOI E O JUMENTO! “Mas a fim de santificar o sábado, os homens precisam ser eles mesmos santos. Devem, pela fé, tornar-se participantes da justiça de Cristo.”


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