MORDOMIA CRISTÃ E O AMBIENTE! “Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela Terra” Gênesis 1:28. O mundo em que vivemos é um presente de amor do Deus Criador, “Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas.”
MORDOMIA CRISTÃ E O AMBIENTE! Dentro dessa criação Ele colocou os seres humanos, ligados intencionalmente em relacionamento com Ele, com outras pessoas e com o mundo ao redor. Portanto, como adventistas do sétimo dia, consideramos que a preservação e cuidado do meio ambiente estão intimamente relacionados com nosso serviço para Ele.
MORDOMIA CRISTÃ E O AMBIENTE! “Visto que a pobreza humana e a degradação ambiental estão inter-relacionadas, comprometemo-nos a melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Nosso objetivo é o desenvolvimento sustentável dos recursos, enquanto atendemos às necessidades humanas.”
MORDOMIA CRISTÃ E O AMBIENTE! “Nesse compromisso, confirmamos nossa condição de mordomos da criação de Deus e cremos que a total restauração será alcançada somente quando Deus fizer novas todas as coisas.”
DOMÍNIO OUTORGADO NO PRINCÍPIO! De acordo com Gênesis 1:26, o domínio de Adão se estendeu a todos os outros seres criados, no mar, na terra e no ar. O domínio inclui a ideia de governar ou ter poder sobre essas criaturas.
DOMÍNIO OUTORGADO NO PRINCÍPIO! Nada é dito a respeito do domínio sobre as forças da natureza em si, mas apenas sobre as criaturas. E, de acordo com o texto, essa regra era universal: Adão devia ser, essencialmente, o governante da Terra.
DOMÍNIO OUTORGADO NO PRINCÍPIO! Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Salmo 8:1-4.
DOMÍNIO OUTORGADO NO PRINCÍPIO! Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra! Salmos 8:5-9.
DOMÍNIO OUTORGADO NO PRINCÍPIO! Qual foi a resposta de Davi para a honra que Deus deu aos seres humanos? O que significam a “honra e glória” que nos foram dadas, especialmente no contexto dos seres humanos recebendo o domínio sobre a Terra? Davi louvou a grandeza de Deus em criar as maravilhas da Terra e colocar todas as coisas sob o domínio e cuidado do ser humano.
DOMÍNIO OUTORGADO NO PRINCÍPIO! De acordo com Gênesis 2:19, uma das primeiras tarefas de Adão foi dar nome aos animais. Nomes tinham grande significado nos tempos bíblicos. O nome representava a própria pessoa e, muitas vezes, a situação da pessoa. A autoridade para dar nomes às aves e animais foi a confirmação da posição de Adão como governante sobre os animais.
DOMÍNIO OUTORGADO NO PRINCÍPIO! E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15. De que forma você vê o princípio da mordomia cristã revelado nesse texto? O homem foi colocado no jardim para o cultivar e guardar. Essa é a obra da mordomia cristã.
DOMÍNIO OUTORGADO NO PRINCÍPIO! Adão foi incumbido de cuidar do jardim, administrá-lo e atender às suas necessidades. A raiz hebraica, smr, traduzida ali como “guardar”, geralmente significa “zelar” ou “proteger”. O jardim foi um presente para Adão, uma expressão do amor de Deus. Adão também recebeu a responsabilidade sobre ele, outro exemplo do domínio que lhe foi conferido no momento da criação.
DOMÍNIO OUTORGADO NO PRINCÍPIO! Como nossa compreensão de Deus como Criador, ou ainda mais especificamente, nossa compreensão da história da criação, deve influenciar nossa maneira de tratar o meio ambiente? Por que a compreensão dessas coisas deve nos proteger da indiferença grosseira ou, ao contrário, da devoção fanática para com o meio ambiente?
CUIDANDO DE OUTRAS CRIATURAS! “Todos os animais da floresta são Meus, como são as cabeças de gado aos milhares nas colinas.” Salmo 50:10. Está o tema da mordomia da Terra implícito nesse texto? Sim, porque a mordomia cristã envolve a noção de que todos os animais e todo o planeta pertence ao Senhor. Por isso, devemos zelar pelo ambiente da melhor maneira possível.
CUIDANDO DE OUTRAS CRIATURAS! Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. Apocalipse 4:11. Qual é a diferença radical entre esse texto e as noções comuns dos ateus acerca de uma criação sem um criador, que surgiu unicamente pelo acaso? Acreditamos que Deus criou todas as coisas e por Sua vontade elas existem.
CUIDANDO DE OUTRAS CRIATURAS! A criação dos animais não foi um acidente nem uma ideia posterior. Deus os criou propositalmente. Era Sua vontade que eles existissem, e esse princípio deve orientar nossa maneira de tratá-los.
CUIDANDO DE OUTRAS CRIATURAS! Na verdade, a crueldade para com os animais e a indiferença em relação ao seu sofrimento são amplamente reconhecidas como sintomas de transtornos de personalidade. Muitas organizações foram criadas para promover o bom tratamento dos animais, e com razão.
CUIDANDO DE OUTRAS CRIATURAS! No entanto, ao mesmo tempo, algumas pessoas têm chegado a afirmar que os seres humanos não são intrinsecamente mais importantes do que os animais. Assim, os seres humanos não deveriam receber tratamento preferencial. Em muitos aspectos, isso é uma linha de pensamento que flui logicamente a partir de um modelo evolucionista das origens humanas.
CUIDANDO DE OUTRAS CRIATURAS! Afinal, se nós e os animais somos separados apenas pelo tempo e pelo acaso, por que deveríamos ser mais especiais do que eles? Um filósofo chegou a argumentar que uma galinha, ou mesmo um peixe, tem mais “personalidade” do que um feto no ventre ou até mesmo do que uma criança recém-nascida.
CUIDANDO DE OUTRAS CRIATURAS! Por mais ridículas que essas ideias possam parecer, elas podem ser derivadas, com uma quantidade razoável de lógica, de um modelo ateísta evolucionista das origens humanas.
CUIDANDO DE OUTRAS CRIATURAS! Essas ideias não são apoiadas nas Escrituras. Os seres humanos têm uma posição especial no plano de Deus, em contraste com a dos animais. Imagine que você é um evolucionista ateu.
CUIDANDO DE OUTRAS CRIATURAS! Pense nas razões pelas quais acha que os animais devem ser tratados da mesma forma que os seres humanos. O que isso diz sobre a importância dos nossos pressupostos para determinar o resultado do nosso pensamento?
O SÁBADO E O MEIO AMBIENTE! Como vimos, o conceito de mordomia, no contexto da nossa maneira de cuidar do planeta, está diretamente ligado à criação. Nossos pontos de vista sobre a criação influenciam nossas opiniões sobre a forma pela qual devemos nos relacionar com a criação.
O SÁBADO E O MEIO AMBIENTE! Para alguns, a criação deve ser explorada, usada, e até mesmo saqueada, em qualquer grau necessário para cumprir nossos desejos e necessidades. Outros, ao contrário, quase adoram a criação. Então, é a visão bíblica que deve nos dar uma perspectiva equilibrada sobre a forma com que devemos nos relacionar com o mundo que o Senhor criou para nós.
O SÁBADO E O MEIO AMBIENTE! Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou. Êxodo 2:8-11.
O SÁBADO E O MEIO AMBIENTE! O que encontramos nesse mandamento que diz respeito à mordomia cristã? Mordomia cristã inclui: 1. Trabalhar durante seis dias; 2. Cuidar dos recursos da Terra; 3. Santificar o sábado como memorial da criação; 4. Gastar tempo especial com o Senhor, com a família e com a comunidade.
O SÁBADO E O MEIO AMBIENTE! “Deus separou o sábado como memorial e lembrança perpétua de Seu ato criador e do estabelecimento do mundo. Ao descansar nesse dia, os adventistas do sétimo dia reforçam o sentido especial de relacionamento com o Criador e Sua criação. A observância do sábado destaca a importância da nossa integração com o meio ambiente como um todo.”
O SÁBADO E O MEIO AMBIENTE! Ao apontar o fato de que Deus nos criou e o mundo em que habitamos, o sábado é um lembrete constante de que não somos criaturas totalmente autônomas, que podem fazer tudo o que desejam aos outros e ao mundo. O sábado deve nos ensinar que somos, de fato, mordomos, e que a mordomia implica responsabilidades.
O SÁBADO E O MEIO AMBIENTE! E, como podemos ver no próprio mandamento, a responsabilidade se estende à nossa maneira de tratar os que estão “abaixo” de nós.
O SÁBADO E O MEIO AMBIENTE! Como você trata as outras pessoas, especialmente as que estão sob seu comando? Você está tratando-as com respeito, justiça e graça? Ou está tirando vantagem do poder que você tem sobre elas? Se for o último caso, lembre-se: um dia você terá que responder por suas ações.
MORDOMOS DA SAÚDE! Como vimos, a criação original de Deus era “muito boa”. Tudo e todos saíram das mãos do Criador em estado de perfeição. Não havia doença, sofrimento nem morte.
MORDOMOS DA SAÚDE! Ao contrário do modelo evolutivo, no qual a doença, o sofrimento e a morte são parte dos meios de criação, essas coisas surgiram somente depois da queda, após a entrada do pecado. Assim, é apenas no contexto da história da criação que podemos melhor compreender o ensino bíblico sobre saúde e cura.
MORDOMOS DA SAÚDE! Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. I Coríntios 6:19 e 20. Qual é nossa responsabilidade diante de Deus a respeito do cuidado do nosso corpo? Devemos glorificar a Deus em nosso corpo e espírito porque fomos comprados pelo sangue de Cristo.
MORDOMOS DA SAÚDE! É por meio do nosso cérebro que o Espírito Santo Se comunica conosco. Se quisermos ter comunhão com Deus, devemos cuidar do corpo e do cérebro. Se abusarmos do nosso corpo, destruiremos a nós mesmos, física e espiritualmente. De acordo com esse texto, a saúde e nossa maneira de cuidar do corpo, o “templo de Deus”, é uma questão moral, cheia de consequências eternas.
MORDOMOS DA SAÚDE! Cuidar da saúde é uma parte vital do nosso relacionamento com Deus. Obviamente, alguns aspectos da saúde estão além do nosso controle.
MORDOMOS DA SAÚDE! Temos genes defeituosos, estamos expostos a produtos químicos ou outros agentes prejudiciais desconhecidos e estamos em risco de danos físicos que podem prejudicar nossa saúde. Deus sabe de tudo isso. Mas na medida de nossas possibilidades, devemos fazer o melhor para preservar nosso corpo feito à imagem de Deus.
MORDOMOS DA SAÚDE! “Ninguém que professe piedade considere com indiferença a saúde do corpo, nem se iluda com o pensamento de que a intemperança não é pecado e não afetará sua espiritualidade. Existe uma estreita afinidade entre a natureza física e a moral.”
MORDOMOS DA SAÚDE! “O padrão de virtude é elevado ou rebaixado por meio dos hábitos físicos Qualquer hábito que não promova o perfeito funcionamento saudável do organismo humano degrada as mais elevadas e nobres faculdades.”
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.” Tiago 1:17. Como esse texto ajuda a estabelecer a base para um conceito de mordomia fundamentado na Bíblia? Visto que toda boa dádiva e todo dom perfeito são dados por Deus, devemos usá-los para glória de Deus e para Seu serviço.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! Muitas vezes tendemos a pensar em mordomia em termos de dinheiro. No entanto, a mordomia envolve muito mais do que isso.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! Porém, seja lidando com dinheiro, com preocupações ambientais ou com nossa saúde, existem certos princípios envolvidos na boa mordomia, princípios que têm seu fundamento último na criação descrita em Gênesis. No fim, visto que Deus é nosso Criador, e que tudo que temos é dádiva dEle, devemos ser bons mordomos de tudo o que foi confiado a nós.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. Mateus 25:14 e 15.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois granjeou também outros dois. Mas o que recebera um foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor. Mateus 25:16-18.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:19-21.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles ganhei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:22 e 23.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! Mas, chegando também o que recebera um talento disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei; devias, então, ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o que é meu com os juros. Mateus 25:24-27.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver, até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 25:28-30.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! Como essa parábola ilustra as recompensas da boa mordomia? Qual é a mensagem da parábola sobre os princípios da mordomia em geral? Os mordomos que multiplicaram os talentos recebidos serão aprovados e recompensados com maiores responsabilidades e alegrias. Deus nos dá talentos e espera que negociemos com eles, para que o Seu reino cresça e mais pessoas sejam salvas.
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! “Cristo confia a Seus servos Seus bens, alguma coisa que deve ser usada para Ele. Dá a cada um a sua obra.”
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! “Todos têm seu lugar no plano eterno do Céu. Todos devem colaborar com Cristo para a salvação das pessoas. Tão certo como nos está preparado um lugar nas mansões celestes, há também um lugar especial designado na Terra, onde devemos trabalhar para Deus.”
PRINCÍPIOS DA MORDOMIA CRISTÃ! O que você está fazendo com os talentos que recebeu do “Pai das luzes”? Que escolhas você pode fazer que lhe permitirão usar esses dons em um serviço melhor para a causa do Senhor?
DEUS VAI RESTAURAR NOSSO PLANETA PARA QUEM O AMA! “Os seguidores de Cristo foram redimidos para o serviço. Nosso Senhor ensina que o verdadeiro objetivo da vida é servir. A lei de servir se torna o vínculo que nos liga a Deus e a nosso semelhante”
DEUS VAI RESTAURAR NOSSO PLANETA PARA QUEM O AMA! Alguns secularistas propuseram que o valor da vida não deve ser medido pela condição humana, mas pelo potencial para viver de modo agradável. Eles podem valorizar um chimpanzé jovem e saudável mais do que a um ser humano velho e doente.
DEUS VAI RESTAURAR NOSSO PLANETA PARA QUEM O AMA! Peter Singer argumenta que, em certos casos, os seres humanos não devem ter mais direitos do que alguns animais: Os que protestam contra o aborto, mas se alimentam regularmente de frangos, porcos e bezerros mostram apenas uma preocupação tendenciosa pela vida dos membros de nossa espécie.
DEUS VAI RESTAURAR NOSSO PLANETA PARA QUEM O AMA! Peter Singer argumenta: Porque, a partir de qualquer comparação justa das características moralmente relevantes, como racionalidade, autoconsciência, percepção, autonomia, prazer, dor, e assim por diante, o bezerro, o porco e o muito ridicularizado frango, ficam bem à frente do feto em qualquer fase da gravidez.
DEUS VAI RESTAURAR NOSSO PLANETA PARA QUEM O AMA! Peter Singer argumenta: “Se fizermos a comparação com um feto de menos de três meses de idade, um peixe mostraria mais sinais de consciência.”
DEUS VAI RESTAURAR NOSSO PLANETA PARA QUEM O AMA! Singer é evolucionista. Ele acredita que não há nenhuma diferença qualitativa evidente entre nós e os animais. Acabamos de evoluir para algo diferente do que eles evoluíram, isso é tudo. O que está errado com essa descrição? Como devemos responder a esse raciocínio?
DEUS VAI RESTAURAR NOSSO PLANETA PARA QUEM O AMA! E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Apocalipse 21:5. Como essa declaração relaciona a criação em Gênesis ao meio ambiente? Como uma visão adequada da criação pode nos proteger de tomar uma posição extrema?
OCHAMADO PARA O DISCIPULADO! “Dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me” Lucas 9:23. “Discípulo” significa seguidor ou aluno. A palavra ocorre mais de 250 vezes na Bíblia, em sua maior parte, mas não exclusivamente, nos evangelhos e em Atos.
CHAMADO PARA O DISCIPULADO! O fato de sermos discípulos fortalece o espírito, desafia a mente e exige o máximo de nós em nosso relacionamento com Deus e com o próximo. Sem lealdade total a Cristo e às exigências de Sua vida e de Sua mensagem não pode haver discipulado. Que chamado mais elevado pode haver?
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO! “Deus toma os homens tais quais são e os educa para Seu serviço, uma vez que se entreguem a Ele. O Espírito de Deus, recebido na alma, vivifica-lhes todas as faculdades. Sob a direção do Espírito Santo, o intelecto que se consagra sem reservas a Deus desenvolve-se harmonicamente, e é fortalecido para compreender e cumprir o que Deus requer.”
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO! “O caráter fraco e vacilante muda-se em outro forte e firme. A devoção contínua estabelece uma relação tão íntima entre Jesus e Seu discípulo, que o cristão se torna como Ele em espírito e caráter.”
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO! Juntos veremos como Jesus chamou aqueles que iriam segui-Lo e que lições podemos aprender para nos ajudar em nossa continuação da obra que Ele iniciou na Terra.
PESCADORES DE HOMENS! Simão e André haviam labutado a noite toda. Pescadores experientes, conheciam a arte de pescar e sabiam quando parar. O trabalho da noite toda não havia rendido nada. Em meio ao desapontamento, veio uma ordem inesperada: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.” Lucas 5:4.
PESCADORES DE HOMENS! A resposta de Simão foi de desânimo e de angústia: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a Tua palavra lançarei as redes.” Lucas 5:5. Quem é esse carpinteiro que está dando conselhos sobre pesca a um pescador?
PESCADORES DE HOMENS! Simão poderia ter rejeitado o conselho, mas seria possível que a pregação consoladora e autêntica de Jesus, feita anteriormente, tivesse algum efeito? Portanto, ele deu a resposta: “Mas, sob a Tua palavra.” Assim, temos a primeira lição do discipulado: obediência à Palavra de Cristo.
PESCADORES DE HOMENS! André, João e Tiago também logo aprenderam que a noite longa e infrutífera havia dado lugar a uma aurora brilhante e surpreendente, em que grande quantidade de peixes foi apanhada.
PESCADORES DE HOMENS! Imediatamente, Pedro caiu de joelhos e exclamou: “Senhor, retira-Te de mim, porque sou pecador.” Lucas 5:8. O reconhecimento da santidade de Deus e da própria pecaminosidade é outro passo essencial no chamado para o discipulado. Assim como Isaías, Pedro deu esse passo.
PESCADORES DE HOMENS! E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré. E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. Lucas 5:1-3.
PESCADORES DE HOMENS! E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. Lucas 5:4-6.
PESCADORES DE HOMENS! E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador. Lucas 5:7 e 8.
PESCADORES DE HOMENS! Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito, e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram. Lucas 5:9-11.
PESCADORES DE HOMENS! E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. Mateus 4:18:22.
PESCADORES DE HOMENS! E, andando junto ao mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram. E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, e logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os empregados, foram após ele. Marcos 1:16-20.
PESCADORES DE HOMENS! O discípulo precisa deixar tudo para seguir a Cristo, precisa sentir sua própria pecaminosidade e sua incapacidade para a tarefa, precisa confiar em Cristo quantos aos futuros resultados de sua decisão e saber que nunca estará sozinho.
PESCADORES DE HOMENS! A transição de pescadores comuns para pescadores de homens é extraordinária: requer absoluta entrega ao Mestre, reconhecimento da própria incapacidade e pecaminosidade, o estender a mão a Cristo, pela fé, em busca de forças para trilhar a solitária e desconhecida senda do discipulado e contínua confiança em Cristo e somente nEle.
PESCADORES DE HOMENS! A vida de um pescador é incerta e perigosa, na luta contra ondas cruéis, na insegurança de uma renda incerta. A vida de um pescador de homens não é diferente, mas o Senhor promete: “Não temas.”
PESCADORES DE HOMENS! O discipulado não é um caminho fácil; tem seus altos e baixos, suas alegrias e desafios, mas um discípulo não é chamado a andar sozinho. Aquele que disse: “Não temas” está ao lado do discípulo fiel.
PESCADORES DE HOMENS! Leia novamente a confissão de Pedro sobre o fato de ser um pecador. Note como sua pecaminosidade o levou a querer separar-se de Jesus. O que há no pecado que faz isso conosco, isto é, que nos afasta para longe de Deus?