Discussão: MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

A PROMESSA! Após a última ceia, Jesus disse aos discípulos que iria para um lugar ao qual, pelo menos por enquanto, eles não poderiam ir. O pensamento de estar separados do Mestre encheu o coração deles de tristeza e medo. Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais? Por que não posso seguir-Te agora? Cristo conhecia o desejo deles e assegurou-lhes que a separação seria apenas temporária.

A PROMESSA! “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também.” João 14:1-3.

A PROMESSA! Aplique essas palavras a você. Por que elas devem ter um significado importante em sua vida? Diante das lutas da vida, precisamos manter firme em nosso coração a certeza de que Jesus Cristo virá e nos levará para Seu reino. Quando isso ocorrer, a morte, dor e sofrimento terão fim. Estaremos para sempre na presença do Senhor.

A PROMESSA! A promessa do nosso Senhor não poderia ter sido mais enfática. Em grego, a promessa “virei outra vez” está no tempo presente, expressando certeza. Poderia ser traduzida literalmente como: “Eu estou vindo outra vez.” Jesus nos deu a segurança da Sua segunda vinda.

A PROMESSA! Ele não disse: “Eu posso voltar”, mas “Eu voltarei”. Toda vez que mencionou Sua volta, Ele Se referiu a ela com convicção. Às vezes, fazemos promessas que depois não podemos cumprir, apesar dos nossos melhores esforços e determinação. Esse não é o caso com Cristo.

A PROMESSA! Muitas vezes, Ele provou inequivocamente que Sua palavra é confiável. Referindo-se à Sua encarnação, o Senhor anunciou profeticamente por intermédio de Davi: “Eis aqui venho.” E Ele veio. A realidade de Sua primeira vinda sustenta a certeza da segunda vinda.

A PROMESSA! Durante Seu ministério terrestre, Jesus prometeu a um pai desesperado: “Não temas, crê somente, e ela será salva.” E a filha de Jairo foi libertada, embora estivesse morta. Cristo anunciou que três dias depois de Sua morte Ele ressuscitaria, e ressuscitou. Ele prometeu o Espírito Santo aos discípulos, e O enviou na hora certa.

A PROMESSA! Se nosso Senhor honrou todas as Suas promessas no passado, mesmo aquelas que, de uma perspectiva humana, pareciam impossíveis, podemos estar certos de que Ele cumprirá Sua promessa de voltar. Como você pode manter acesa em seu coração a paixão pela segunda vinda de Jesus?


O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUS! O grande plano da redenção terá seu ponto culminante na segunda vinda de Jesus. Sem o retorno de Cristo à Terra, Sua encarnação, morte e ressurreição não teriam nenhum efeito para nossa salvação.

O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUS! Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:27. Qual é uma das razões básicas para a segunda vinda de Jesus? Cristo virá para retribuir a cada um conforme as suas obras.

O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUS! A vida nem sempre é justa. Na verdade, muitas vezes ela é injusta. Nem sempre vemos justiça em nossa sociedade. Pessoas inocentes sofrem enquanto as más parecem prosperar. Muitas pessoas não recebem o que merecem. Mas o mal e o pecado não reinarão para sempre.

O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUS! Jesus virá “para retribuir a cada um segundo as suas obras.” Essa afirmação implica que um julgamento deve ocorrer antes da volta de Cristo. Quando Ele vier, o destino de cada ser humano já terá sido decidido. Jesus sugeriu claramente esse juízo investigativo na parábola das bodas.

O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUS! O fato de que somos julgados pelas obras não significa que somos salvos por elas ou por nossos próprios méritos. A salvação é pela graça de Deus e recebida pela fé em Jesus, que demonstramos por nossas ações. O que é importante sobre a promessa de Mateus 16:27 é que a justiça será feita.

O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUS! Temos apenas que esperar por isso. Além disso, na segunda vinda de Cristo, os que dormem nEle serão ressuscitados para a vida eterna. Como vimos anteriormente, visto que sabemos que os mortos estão dormindo na sepultura, as promessas da segunda vinda e da ressurreição para a vida eterna que se segue são especialmente importantes para nós.

O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUS! “Por entre as vacilações da Terra, o clarão do relâmpago e o ribombo do trovão, a voz do Filho de Deus chama os santos que dormem. Ele olha para a sepultura dos justos e, levantando as mãos para o céu, brada: Despertai, despertai, despertai, vós que dormis no pó, e surgi!”

O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUS! Por todo o comprimento e largura da Terra, os mortos ouvirão aquela voz, e os que ouvirem viverão. E a Terra inteira ressoará com o passar do exército extraordinariamente grande de toda nação, tribo, língua e povo.

O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUS! Do cárcere da morte eles vêm, revestidos de glória imortal, clamando: Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? I Coríntios 15:55. E os vivos justos e os santos ressuscitados unem as vozes em prolongada e jubilosa aclamação de vitória.


COMO JESUS VIRÁ? Em Seu sermão profético, Cristo manifestou preocupação a respeito dos ensinamentos errados acerca da Sua segunda vinda, e advertiu os discípulos contra pessoas que viriam em Seu nome dizendo: “Eu sou o Cristo.” Ele não quer que Seus seguidores sejam enganados. Por isso, indicou claramente de que modo virá.

COMO JESUS VIRÁ? Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem. Mateus 24:27. Como Jesus voltará? Jesus virá de forma visível e impressionante.

COMO JESUS VIRÁ? Relâmpago não pode ser escondido nem falsificado. Ele se manifesta e brilha em todo o céu de tal forma que todos podem vê-lo. Assim será a segunda vinda de Jesus. Nenhuma propaganda será necessária para chamar a atenção das pessoas com relação a ela.

COMO JESUS VIRÁ? Todos os seres humanos, bons e maus, salvos e perdidos, e “até mesmo aqueles que O traspassaram.” Verão a Sua vinda. De acordo com Paulo, como será a segunda vinda de Jesus? Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. I Tessalonicenses 4:13 e 14.

COMO JESUS VIRÁ? Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. I Tessalonicenses 4:15-18.

COMO JESUS VIRÁ? A vinda de Cristo será visível, audível, poderosa e libertadora. Os salvos se alegrarão, enquanto os ímpios fugirão da face do Senhor. Em Seu segundo advento, Cristo será visto com toda a Sua glória divina como “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.”

COMO JESUS VIRÁ? Na encarnação, o Filho veio sozinho e sem nenhum esplendor externo. “Nenhuma beleza havia que nos agradasse.” Mas desta vez Ele descerá com toda a Sua majestade e magnificência, rodeado por “todos os santos anjos.” e “com grande som de trombeta.”

COMO JESUS VIRÁ? Se tudo isso não bastasse, os mortos em Cristo ressuscitarão para a imortalidade. Se confiamos no Senhor a respeito de um evento tão extraordinário como a Sua segunda vinda, por que não deveríamos confiar nEle acerca de todos os aspectos da nossa vida? 


QUANDO JESUS VIRÁ? Quando Jesus disse a respeito do templo: Não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada, os discípulos ficaram admirados e perguntaram: Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da Tua vinda e do fim dos tempos? Em seu pensamento, a destruição do templo coincidiria com o fim da História na volta de Jesus.

QUANDO JESUS VIRÁ? A resposta de Jesus combinou de modo habilidoso os sinais para os dois eventos: a queda de Jerusalém em 70 d.C. e Sua segunda vinda, porque os discípulos não estavam preparados para compreender a diferença entre eles.

QUANDO JESUS VIRÁ? É importante entender a natureza e o propósito desses sinais. Eles não foram dados para que determinemos a data da volta de Jesus, pois “a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos Céus, nem o Filho, senão o Pai.”

QUANDO JESUS VIRÁ? Ao contrário, os sinais mostram a tendência histórica de eventos, a fim de nos alertar de que Sua vinda está próxima, às portas. Embora nunca devamos marcar datas, jamais devemos ignorar o tempo em que vivemos.

QUANDO JESUS VIRÁ? E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Mateus 24:3-5.

QUANDO JESUS VIRÁ? E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Mateus 24:6-8.

QUANDO JESUS VIRÁ? Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. Mateus 24:9-13.

QUANDO JESUS VIRÁ? E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim. porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias. Mateus 24:14,21 e 22.

QUANDO JESUS VIRÁ? Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito, porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa, não acrediteis. Mateus 14:23-26.

QUANDO JESUS VIRÁ? E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Mateus 24: 29 e 37-39.

QUANDO JESUS VIRÁ? A degradação do mundo antes da vinda de Cristo atinge os aspectos morais, sociais, políticos, religiosos e naturais. Tudo o que foi profetizado está se cumprindo integralmente em nossa geração.

QUANDO JESUS VIRÁ? A ideia mais importante que Jesus quis gravar na mente dos discípulos era a de que Sua vinda está próxima. Na verdade, todo o Seu sermão profético dirigiu-se aos apóstolos como se eles devessem estar vivos quando Jesus viesse.

QUANDO JESUS VIRÁ? Na verdade, da perspectiva pessoal de cada um de nós, a segunda vinda de Jesus nunca está mais distante do que um momento depois da nossa morte. A morte é um sono inconsciente e profundo.

QUANDO JESUS VIRÁ? Fechamos os olhos na morte e, quer tenham passado um ano ou mil anos, o acontecimento seguinte, para nós, será a segunda vinda de Jesus. Assim, a ideia da proximidade da vinda de Cristo, que Paulo, Pedro e Tiago também compartilharam, faz todo o sentido.

QUANDO JESUS VIRÁ? Para cada um de nós, individualmente, Sua vinda nunca acontece mais do que um momento depois que morremos. Como esse conceito nos ajuda a entender a “iminência” da segunda vinda de Cristo?


VIGIAR E ESTAR PRONTO! Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis. Mateus 24:42 e 44. Por que é fundamental sempre vigiar e estar pronto para a vinda de Jesus? Porque não sabemos o dia da segunda vinda de Jesus. É necessário, portanto, que em todo tempo estejamos prontos para herdar a salvação em Cristo.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! A nota tônica do sermão profético de Jesus é o imperativo para vigiar e estar alerta. Isso não significa esperar ociosamente, mas estar ativamente vigilante, como está o proprietário de uma casa, que permanece atento contra qualquer possível ladrão. Enquanto esperamos de modo vigilante, temos algo a fazer, como o servo fiel que executa as tarefas que seu mestre lhe confiou durante a ausência dele.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu senhor tarde virá, e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 24:48-51.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Lucas 21:34 e 35.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Que atitude seria fatal para nós que afirmamos crer na segunda vinda de Jesus? Como evitar essa atitude? Por que é tão fácil cometer esse erro, se não formos cuidadosos? Alimentar em nosso coração a indiferença em relação à segunda vinda de Cristo, professando crer no advento iminente, mas vivendo como se isso não fosse acontecer.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Os cristãos não devem aguardar o retorno do Senhor em expectativa ociosa. Enquanto esperam e observam, devem estar vigilantes para purificar a vida pela obediência à verdade e na dedicação com que trabalham pelos outros. A indiferença pode nos acometer se permitirmos que a aparente demora do retorno de Cristo ocupe espaço em nossa vida, abrindo caminho para que a natureza carnal tome conta de nosso ser.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! A parábola do servo mau é muito séria, especialmente para nós, que aguardamos e pregamos o retorno de Jesus. Esse servo representa os que professam crer que Cristo virá outra vez, mas não imediatamente.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Acreditando que o Senhor está atrasado, pensam que ainda há tempo para viver de forma egoísta e desfrutar de prazeres pecaminosos, porque, certamente, haverá tempo de sobra para se preparar para a segunda vinda de Jesus. Infelizmente, essa ideia é uma armadilha mortal, porque ninguém sabe quando Ele virá.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Além disso, mesmo que Cristo não venha logo, qualquer um de nós pode ser chamado para descansar de forma inesperada, o que acaba com nossa oportunidade de acertar as contas com Deus. Mas, acima de tudo, a repetida indulgência com o pecado endurece gradualmente a consciência e tira dela a sensibilidade, tornando mais difícil o arrependimento.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! O diabo não se importa que acreditemos teoricamente na segunda vinda de Jesus, desde que ele nos leve a adiar nossa preparação para esse dia. Como podemos estar prontos hoje? Arrependendo-nos e confessando os pecados a Jesus, renovando nossa fé em Sua morte expiatória na cruz em nosso favor, e entregando-Lhe totalmente nossa vontade.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Andando em comunhão com Ele, podemos desfrutar a paz profunda de estar cobertos por Seu manto de justiça. Quanto você pensa sobre a segunda vinda de Jesus? A realidade desse evento afeta sua vida? Como podemos encontrar o equilíbrio entre lidar com nosso trabalho diário e ainda viver na expectativa do retorno de Cristo?

VIGIAR E ESTAR PRONTO! “Surge logo no Oriente uma pequena nuvem negra, aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. É a nuvem que rodeia o Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus sabe ser esse o sinal do Filho do homem.”

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Em solene silêncio fitam-na enquanto se aproxima da Terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar uma grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor. Sobre ela está o arco-íris do concerto.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Jesus, na nuvem, avança como poderoso vencedor. Com antífonas de melodia celestial, os santos anjos, em vasta e inumerável multidão, O acompanham em Seu avanço. O firmamento parece repleto de formas radiantes, “milhões de milhões e milhares de milhares.” Apocalipse 5:11.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! “Nenhuma linguagem humana pode descrever a cena, mente mortal alguma é apta para conceber seu esplendor.” Embora precisemos acreditar na proximidade do retorno de Cristo, como podemos evitar os perigos do fanatismo? Será que os fanáticos têm consciência de sua situação?

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Será que a segunda vinda de Cristo está muito distante de nós? Será que estamos muito longe da morte? Tendo consciência da nossa fragilidade, qual deve ser a nossa atitude?

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Como você responde aos que zombam da ideia da segunda vinda de Cristo? Antes de responder a eles, tente colocar-se no lugar deles, olhando para as coisas da perspectiva deles. Depois de fazer isso e conhecer seus argumentos, pense em maneiras de responder.

VIGIAR E ESTAR PRONTO! Se você soubesse que Jesus voltaria na próxima semana, o que mudaria em sua vida agora?


A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO! "Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço" João 15:10. Na maioria das nações existe uma hierarquia de leis. No topo estão as leis que vêm do governo nacional, obrigatórias para todos os que residem no país.

LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO! Depois, há leis estaduais que dizem respeito aos habitantes de determinados territórios. Finalmente, as leis municipais, que governam territórios ainda menores, as cidades e distritos. Embora seja permitido que as diferentes divisões de um país façam leis relevantes para seus cidadãos, ninguém pode fazer uma lei que contradiga a lei da nação.

A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO! Ainda que as circunstâncias determinem que certa lei seja aplicada de diferentes formas, a aplicação não pode se afastar do espírito da lei. Como supremo governante do Universo, o Deus criador estabeleceu leis para todas as Suas criaturas.

A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO! Quando Jesus Cristo voluntariamente Se tornou humano, Ele Se entregou a uma vida de obediência ao Pai e aos Seus mandamentos. Assim, tudo o que Jesus ensinou, Sua perspectiva sobre a lei e até mesmo o "novo" mandamento que Ele deu, estavam sempre em plena harmonia com Deus.


A LEI E OS PROFETAS! Alguns acreditam que os Dez Mandamentos, entregues ao povo por intermédio de Moisés no Monte Sinai, foram relevantes apenas para os israelitas antes da cruz e não são obrigatórios no tempo da graça da nova aliança. Outros ensinam que os cristãos estão livres da antiga lei, mas unicamente os de herança judaica ainda devem obedecer a ela.

A LEI E OS PROFETAS! Como vimos, embora a Bíblia ensine que as obras da lei não possam salvar ninguém, nenhuma passagem dá licença para que alguém transgrida a lei de Deus. Se assim fosse, teríamos licença para pecar, e a Bíblia estaria claramente se contradizendo em um tema crucial.

A LEI E OS PROFETAS! Nesse contexto, lembramos que Deus revelou os termos de Sua aliança com Israel em tábuas de pedra que continham a lei. No entanto, a Bíblia contém muitos outros mandamentos que envolvem detalhes não encontrados no Decálogo.

A LEI E OS PROFETAS! Ao buscar uma compreensão abrangente da vontade de Deus, os rabinos contaram 613 leis bíblicas, as quais eles apoiaram nos Dez Mandamentos. Jesus parece ter ido além dos rabinos quando anunciou que não veio para abolir a Lei ou os Profetas.

A LEI E OS PROFETAS! Embora resumida nos Dez Mandamentos, a lei de Deus contém todos os mandamentos revelados aos Seus profetas.

A LEI E OS PROFETAS! E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:16 e 17.

A LEI E OS PROFETAS! Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Mateus 19:18-20.

A LEI E OS PROFETAS! Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Mateus 19:21 e 22.

A LEI E OS PROFETAS! E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? Mateus 22:34-36.

A LEI E OS PROFETAS! E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40.

A LEI E OS PROFETAS! O que essas passagens dizem sobre Jesus e os Dez Mandamentos? Jesus mostrou que os Dez Mandamentos ainda eram o caminho da vida, mas deviam ser guardados por amor ao próximo. O jovem rico não tinha o verdadeiro amor ao próximo. A essência dos Dez Mandamentos é amar a Deus e amar ao próximo.

A LEI E OS PROFETAS! Ainda que existam centenas de mandamentos que Deus revelou em Sua Palavra, os Dez Mandamentos apresentam princípios sólidos que podem ser aplicados a todas as outras leis. Por isso, Jesus mencionou cinco dos Dez Mandamentos ao falar com o jovem rico.

A LEI E OS PROFETAS! Encontramos um resumo ainda mais convincente da lei de Deus em Deuteronômio 6:5 e Levítico 19:18, que é amar a Deus e amar o próximo. Jesus declarou: "Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas."

A LEI E OS PROFETAS! Por fim, Jesus e o Pai são unidos em propósito quando exortam Suas criaturas a amar do modo pelo qual elas foram amadas. Nesse sentido, a obediência à lei é uma forma fundamental de expressar esse amor. De que maneira você demonstra seu amor a Deus e ao próximo?


OS MANDAMENTOS DO AMOR! As Escrituras oferecem uma série de exemplos da fidelidade de Jesus à lei de Deus. Por exemplo, embora Suas palavras em Lucas 2:49 impliquem o entendimento que, ainda na infância, Ele possuía sobre Sua identidade, quando Sua mãe expressou preocupação por causa de Seu afastamento da família, Ele humildemente acompanhou Seus pais para casa "e era-lhes obediente."

OS MANDAMENTOS DO AMOR! Em outra ocasião, Jesus não quis Se curvar a Satanás quando tentado no deserto, porque a adoração é reservada somente a Deus. E há várias ilustrações de Sua observância do sábado por exemplo, Lucas 4:16.

OS MANDAMENTOS DO AMOR! Paulo escreveu que toda a vida de Jesus foi fundamentada na obediência à vontade de Deus. Hebreus diz que, apesar de tentado, Ele nunca pecou. Assim, Ele poderia dizer ao Se aproximar de Suas horas finais: "Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço."

OS MANDAMENTOS DO AMOR! Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:34 e 35.

OS MANDAMENTOS DO AMOR! O mandamento seria "novo" na vida deles, porque eles haviam testemunhado o incomparável amor de Cristo e seriam capacitados a amar como Ele amou. Além disso, na nova aliança no sangue de Cristo, os cristãos seriam habilitados a cumprir a lei do amor, algo que Israel não havia feito.

OS MANDAMENTOS DO AMOR! O que Jesus quis dizer com a expressão novo mandamento? Jesus entendia que existe relação entre a observância dos mandamentos e o amor.

OS MANDAMENTOS DO AMOR! Embora não estejamos acostumados a falar sobre "regras" do amor, pode-se dizer que, na realidade, os Dez Mandamentos são essas regras. Eles nos mostram como Deus deseja que expressemos nosso amor por Ele e pelos outros. Deus é amor. Como podemos ter esse tipo de amor? Como podemos morrer para o eu, a fim de expressarmos esse amor?

OS MANDAMENTOS DO AMOR! Por isso, ao apresentar Seu mandamento aos discípulos, Jesus estava simplesmente ampliando a lei do amor que se originou com Seu Pai. Agora, porém, mais do que apenas amar uns aos outros como a nós mesmos, devemos amar como Jesus nos amou.

OS MANDAMENTOS DO AMOR! "Ao tempo em que essas palavras foram pronunciadas, os discípulos não as puderam compreender; mas depois de haverem testemunhado os sofrimentos de Cristo, depois de Sua crucificação, ressurreição e ascensão ao Céu, e após haver o Espírito Santo repousado sobre eles no dia do Pentecostes, tiveram mais clara compreensão do amor de Deus, e da natureza desse amor que deviam ter uns pelos outros."


TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que estão sem lei. I Coríntios 9:19-21.

TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns. E eu faço isso por causa do evangelho, para ser também participante dele. I Coríntios 9:22 e 23.

TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! O que Paulo está dizendo ali? Por que há uma ênfase tão forte na lei? Naquilo que não prejudicava os princípios da lei de Cristo, Paulo se adaptava aos costumes das pessoas que ele buscava alcançar: judeus, legalistas, pessoas sem lei e os fracos.

TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! A "lei de Cristo" pode ser referência aos Dez Mandamentos, obedecidos pelo poder de Cristo, mas pode ser também uma alusão a esse esforço para se fazer de tudo a fim de ganhar a todos, o que era inspirado no amor de Cristo, que Se fez humano para salvar a humanidade. Esse espírito de sacrifício é a essência dos Dez Mandamentos.

TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! O desejo de Deus é que todas as pessoas aceitem Seu dom de vida eterna e se tornem cidadãs de Seu reino eterno. Em 1 Coríntios 9, Paulo revelou seu método de atrair pessoas para o reino de Deus. Ele entendia que existem barreiras culturais que as impedem de tomar uma decisão pelo evangelho.

TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! Paulo estava disposto a adaptar-se à cultura das pessoas para as quais ele testemunhava com o único propósito de vê-las salvas. No fim, todos os que se tornam parte do reino de Deus se sujeitam à Sua lei.

TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! Consequentemente, os que ministram em nome de Deus também devem estar em harmonia com a vontade de Deus. Paulo não hesitou em afirmar que, embora ele usasse métodos inovadores para alcançar as pessoas, ele sempre tinha o cuidado de permanecer submisso aos preceitos da lei de Deus.

TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! Seu desejo de salvá-las não permitia que ele comprometesse as leis do Deus ao qual elas eram convidadas a servir. Ele podia se adaptar às leis culturais, desde que não houvesse conflito com a lei suprema. O princípio que regia seu método era a "lei de Cristo."

TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! Podemos também entender a referência de Paulo à "lei de Cristo" como o método que Cristo usou. Era um método fundamentado no amor para todas as pessoas e não apenas para alguns escolhidos. Paulo não pretendia que a lei de Cristo fosse vista como alternativa à lei de Deus.

TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! As duas trabalham harmoniosamente juntas quando a lei de amor de Cristo é usada para apresentar aos salvos pela graça a lei de um Deus amoroso. Na verdade, toda a seção, na qual Paulo explica abertamente tudo que ele estava disposto a fazer para alcançar os perdidos, é um perfeito exemplo do tipo de amor abnegado revelado na "lei de Cristo."

TODAS AS COISAS PARA OS HOMENS! Até que ponto você está disposto a negar a si mesmo a fim de alcançar outros para Cristo? Até que ponto você já se negou para alcançá-los? Você segue a "lei de Cristo"? 


CUMPRINDO A LEI DE CRISTO! Seja revelada em documentos escritos ou na natureza, a lei de Deus mostra Sua vontade para toda pessoa capaz de compreendê-la. Consequentemente, ninguém pode alegar ser ignorante acerca dos requisitos básicos de Deus. "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus e, portanto, são destinados à destruição."

CUMPRINDO A LEI DE CRISTO! No entanto, nem tudo está perdido: a maldição foi revertida pelo dom da vida eterna, que se tornou disponível mediante a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Segundo Paulo, a graça deve capacitar o cristão a ter uma vida de obediência, embora, como sabemos muito bem, nem sempre vivemos de maneira tão obediente e fiel como deveríamos.

CUMPRINDO A LEI DE CRISTO! Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga. Gálatas 6:1-5.

CUMPRINDO A LEI DE CRISTO! Restaurando pessoas com espírito de brandura; levando as cargas uns dos outros; mantendo a atitude humilde e vigilante.

CUMPRINDO A LEI DE CRISTO! É importante lembrar que todos são sujeitos à tentação e podem cair em pecado nos momentos de fraqueza. Com esse reconhecimento, condenar imediatamente uma pessoa que caiu é uma atitude insensível. Até mesmo Jesus, que nunca pecou, estava disposto a ajudar os que haviam sido vencidos pelo pecado.

CUMPRINDO A LEI DE CRISTO! Paulo exortou os cristãos a oferecer auxílio com a finalidade de restauração. Em outras palavras, a pessoa que houvesse pecado devia ser incentivada novamente a viver de acordo com os preceitos da lei de Deus. A lei de Cristo é dirigida pela misericórdia.

CUMPRINDO A LEI DE CRISTO! Se não fosse por Sua morte sacrifical, não haveria razão para guardar a lei de Deus. No entanto, porque Cristo tornou possível a vida eterna, há um incentivo para que os fiéis prossigam observando a lei de Deus depois de momentos de fraqueza.

CUMPRINDO A LEI DE CRISTO! Os cristãos devem usar a lei de Cristo como um veículo para conduzir o pecador arrependido de volta para o caminho da divina lei do amor.

CUMPRINDO A LEI DE CRISTO! Pense em um momento em que você errou e recebeu graça, ainda que não merecesse isso afinal, se merecesse, não seria graça. Você se lembrará da graça recebida na próxima vez que for necessário demonstrá-la a alguém?


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.