
Você já ouviu falar de praias com areias grossas e escuras, repletas de conchas e vegetação marinha; também de praias com areias fininhas e brancas, que afundam quando pisamos. Já viu também as praias do Mar Morto, onde nenhum banhista corre o risco de afundar devido à alta taxa de salinidade; e praias com muitas rochas e altas ondas; ou praias com longas faixas de areia, até perder-se de vista. Mas e a praia vermelha na China, você conhece?
Localizada na fronteira com a Coréia do Norte, na província chinesa de Liaoning, está a famosa praia de Honghai – que significa literalmente “mar vermelho”. Milhares de turistas de todo o mundo, inclusive os próprios chineses, se dirigem à província, localizada a aproximadamente 30 quilômetros da cidade de Panjin, para apreciar essa maravilha natural que ocorre todos os anos. O fenômeno ocorre no rio Liaohe Delta e, como fica localizado dentro de uma Reserva Nacional, o acesso de pessoas é restrito em determinadas áreas.
Durante o verão na China, a coloração da vegetação em Honghai é verde, como em todos os outros lugares. Entretanto no período do outono as algas marinhas costeiras, que são extremamente abundantes na região, começam a se deteriorar e ganham essa tonalidade avermelhada. A vegetação inclui diversos tipos de plantas, desde pequenas criaturas unicelulares até uma espécie de grama do mar e uma erva daninha que floresce em ambientes alcalinos salinos (taxas elevadas de salinidade e alcalinidade).
A praia vermelha possui uma área de mais de 20 quilômetros quadrados e é o lar de cerca de 230 espécies de aves, e sua vegetação é uma rica fonte de alimentação para estas aves.
Praia do Sangava (Guarujá /SP)
O nome já é bem exótico. Em tupi-guarani, o significado de Sangava é ‘alagado’ ou ‘empraiado’. A praia fica escondida entre pedras e vegetação alta, dificultando o o seu acesso e tornando o passeio mais emocionante. Praticamente deserta durante a semana, as visitas à praia acontecem mais aos sábados e domingos. Quem se aventura, não se arrepende ao encontrar uma praia com 90 metros de extensão de água clara, calma, cercada por muito verde. A beleza da paisagem recompõe todo o esforço da caminhada até a Sangava, que fica no sudoeste da Ilha de Santo Amaro.
Chegando, você se depara com uma piscina natural formada na maré cheia. Totalmente recomendada para fazer mergulho livre ou pesca submarina. Quem gosta de adrenalina pode tornar o passeio ainda mais ousado visitando uma caverna submersa bem profunda para ver corais e espécies de peixes que gostam de viver escondidas na escuridão.