SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
Duas palavras que são empregadas nas Escrituras como símbolos do Espírito Santo.
vFogo (Lc 3.16)
O fogo, como símbolo do Espírito Santo, fala da Sua grande força em relação às diversas maneiras de Sua operação, para corrigir os defeitos da nossa natureza decaída e conduzir-nos à perfeição que deve adornar os filhos de Deus.
a)O Fogo Queima. É portanto um símbolo da presença de Deus (Hb 12.29). Deus é chamado de um “fogo consumidor”. Temos, assim, uma referencia à manifestação da ardente santidade de Deus (Is 4.5; Êx 3.2).
b)O fogo Consome. Consome o que é combustível – “madeira, feno e palha” (I Co 3.12-15). O Espírito Santo é contra tudo que é falso. A tudo que não é feito por amor e não visa a gloria de Deus.
c)O fogo Limpa. Somente o fogo pode tirar a escoria de diferentes matérias. O fogo é, portanto, símbolo do poder purificador do Espírito Santo. Aquilo que não pode ser refinado e expurgado pela santidade do Espírito é destruído pelo fogo. (Is 6.6,7; Nm 3.3,4)
d)O fogo Amolece. Há materiais que se derretem em contato com o fogo, como a cera e outros. O fogo do Espírito derrete os corações endurecidos. No Dia de Pentecostes, isto aconteceu. “compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: que faremos, irmãos?” (At 2.37).
e)O Fogo Endurece. Praticamente, o mesmo fogo que amolece a cera endurece o barro. O ferreiro leva o aço ao fogo para amolecer e para torna-lo mais duro. O Espírito Santo que torna o crente mais brando, torna-o também mais forte, mais resistente.
f)O Fogo Esquenta. O Espírito, qual fogo, torna a alma abrasada por um ardente paixão e zelo por Deus e Seu serviço.
g)O Fogo Ilumina. Israel era guiado à noite por um “clarão de fogo” (Sl 78.14). O Espírito nos guia não de modo figurado, mas real. “mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob lei”( Gl 5.18).