Discussão: O Espírito Santo Sua Pessoa e sua obra*.¸.*´✿¸.•*¨`*• .¸ ℒℴνℯ

O Espírito Santo Sua Pessoa e sua obra*.¸.*´✿¸.•*¨`*• .¸ ℒℴνℯ

♡╮Netinh@ serva╰♡ ( Administrador )

                         1384150_1424779314408402_1210650309_n.jp

SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

Duas palavras que são empregadas nas Escrituras como símbolos do Espírito Santo.

vFogo (Lc 3.16)

O fogo, como símbolo do Espírito Santo, fala da Sua grande força em relação às diversas maneiras de Sua operação, para corrigir os defeitos da nossa natureza decaída e conduzir-nos à perfeição que deve adornar os filhos de Deus.

a)O Fogo Queima. É portanto um símbolo da presença de Deus (Hb 12.29). Deus é chamado de um “fogo consumidor”. Temos, assim, uma referencia à manifestação da ardente santidade de Deus (Is 4.5; Êx 3.2).

b)O fogo Consome. Consome o que é combustível – “madeira, feno e palha” (I Co 3.12-15). O Espírito Santo é contra tudo que é falso. A tudo que não é feito por amor e não visa a gloria de Deus.

c)O fogo Limpa. Somente o fogo pode tirar a escoria de diferentes matérias. O fogo é, portanto, símbolo do poder purificador do Espírito Santo. Aquilo que não pode ser refinado e expurgado pela santidade do Espírito é destruído pelo fogo. (Is 6.6,7; Nm 3.3,4)

d)O fogo Amolece. Há materiais que se derretem em contato com o fogo, como a cera e outros. O fogo do Espírito derrete os corações endurecidos. No Dia de Pentecostes, isto aconteceu. “compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: que faremos, irmãos?” (At 2.37).

e)O Fogo Endurece. Praticamente, o mesmo fogo que amolece a cera endurece o barro. O ferreiro leva o aço ao fogo para amolecer e para torna-lo mais duro. O Espírito Santo que torna o crente mais brando, torna-o também mais forte, mais resistente.

f)O Fogo Esquenta. O Espírito, qual fogo, torna a alma abrasada por um ardente paixão e zelo por Deus e Seu serviço.

g)O Fogo Ilumina. Israel era guiado à noite por um “clarão de fogo” (Sl 78.14). O Espírito nos guia não de modo figurado, mas real. “mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob lei”( Gl 5.18).



♡╮Netinh@ serva╰♡ ( Administrador )

                                    image001-3.gif

vVento (At 2.2)

Jesus falou do vento como símbolo do Espírito Santo. O vento é invisível, porém é real.

Não podemos tocar, nem compreendê-lo mas o sentimos. (Jo 3.8).

Lição- 1 Natureza do Espírito Santo 6>

a)Alimentação. Sabemos que três quartos da alimenação dos homens e dos animais vem do ar oxigênio. Podemos viver alguns dias sem alimentos, mas sem o ar, apenas por alguns minutos. A grande lição é: Sem o Espírito Santo não há vida Espiritual! ( Ez 37. 9,10).

b)Transmissão. Todo o som é transmitido pelas ondas do ar. Sem atmosfera, seria impossível ouvir-se alguma coisa (Ap 1.10) Pelo Espírito Santo, o homem fala a Deus e Este, fala ao homem. Através do Espírito Santo, nossas orações são transmitidas a Deus (Rm 2.26). Por intermédio do Espírito Santo, a mensagem de Deus é transmitida aos pecadores (Lc 4.18).

c)Poder. Como um vento forte e impetuoso, o Espírito Santo manifestou-se no cenáculo, onde os crentes primitivos estavam reunidos no Dia do Pentecostes. O Espírito os encheu de uma forte onda de poder sobrenatural. O medo deu lugar à intrepidez e a multidão foi dominada pelo poder do Espírito, rendendo-se a Cristo, o Salvador.(At 2.2; 37-41).

d)Refrigério. O vento movimenta e refresca os homens, O Espírito Santo opera de idêntica maneira, movendo os crentes, tanto coletiva como individualmente, trazendo o refrigerado senso da presença de Deus. O vento também alimenta o fogo, o que simboliza uma ação simultânea do Espírito Santo. O vento é a atmosfera em movimento e tem caráter permanente, o que ensina que o Pentecoste deve continuar como um movimento até o dia do arrebatamento (At 2.1-4) Esta é a vontade de Deus.



♡╮Netinh@ serva╰♡ ( Administrador )

5.gif

SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO (Cont.)

ÁGUA, RIO, CHUVA (Jo 7.37-39)

Em Jerusalem, no último dia da festa, Jesus levantou-se e exclamou: “...se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Isto disse Ele com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nEle cressem.

A respeito da água como símbolo do Espírito, conferido-os as referencias bíblicas.

ØOrigem

a)Cristo, a fonte (Jo 7.37-39). E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba.

38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

39 E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

b)Cristo, a rocha fendida (Ex 17.6). Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas, e o povo beberá.

Paulo, comentando este texto diz: “...E a pedra era Cristo.”(I Co 10.4).

c)O altar, de onde procede o rio (Ez 47.1-2). A abundancia do Espírito depende de adoração e da comunhão com Deus.



♡╮Netinh@ serva╰♡ ( Administrador )

                  most%2Bbeautiful%2Bwaterfall.jpg

Natureza do Espírito Santo- 7>

a)O céu, de onde vem a chuva (Is 55.10) e de onde o Espírito Santo foi enviado

b) (At 2.33. De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.

ØProporção

A água é abundante. Dois terços do globo são constituídos de água

Água de um odre ,insuficiente (Jo 7.37). Representa a acomodação a uma vida espiritual raquítica.

Água de um poço, limitada (Jo 4.6,13). Embora as portas do céu estejam abertas a proporção que recebemos depende da nossa disposição de buscar.

Água a jorrar ilimitada (Jo 4.14). “...fonte a jorrar para a vida eterna.” Escolha sua parte!

ØUtilidade

a)A água refresca e dessedenta (Sl 42.2; 23.2) Estas ações são atribuídas propriamente ao Espírito Santo.

b)A água faz brotar as árvores e a erva (Jó 14.9; Is 44.4). O Espírito renova e produz frutos em nossa vida (Gl 5. 22; Sl 104. 30).

c)A água limpa (Hb 10.22). O Espirito Santo limpa ou lava (Tt 3.5b)

d)A água fertiliza e faz prosperar (Is 44. 3). Estas utilidades são reais e representam as bênçãos do Espírito Santo, que temos experimentado e podem ser experimentadas por quantos as busquem com fé.



♡╮Netinh@ serva╰♡ ( Administrador )

A água é indispensável á vida. Fontes, rio e chuva representam, portanto, o poder renovador, restaurador e refrigerador da presença de Deus, através do Espírito Santo. Nada vive sem água. Sem o Espírito não há vida espiritual.



♡╮Netinh@ serva╰♡ ( Administrador )

                          azeite.jpg

SÍMBOLODO ESPÍRITO SANTO

ÓLEO, AZEITE

Nas Escrituras, o óleo aparece como um símbolo do Espírito Santo (Zc 4.2-6). Era usado nas solenidades de unção e consagração de profetas, sacerdotes e reis. (Ex 30.30; Lv 8.12, I Sm 10.1; 16.13; I Rs 1.39). Era usado no ritualismo do Antigo Testamento, correspondendo à operação real do Espírito Santo na vida do crente atual

Lição 1- Natureza do Espírito Santo 8>

dispensação. Vamos estudar alguns casos e você verá que cada uso simbólico do óleo (azeite0 representa uma ação prática do Espírito de Deus.

ØAplicação Simbólica do Óleo (Azeite)

1.Azeite na orelha (Lv 14.17). Habilidade para ouvir a voz de Deus. “Quem te ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”...(Ap 2.17).

2.Azeite na mão(Lv 14. 17). Habilitação para o trabalho de Deus. “...não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor”.(Zc 4.6)

3.Azeite no pé (Lv 14.17). Habilitação para andar nos caminhos do Senhor. “...andai no Espírito...”(Gl 5.16).

4.Azeit no rosto (Sl 104. 15). Brilho da alegria espiritual. “..com o rosto desvendado...somos transformados, de gloria em gloria...pelo, o Espírito.”2Co 3.18

5.Azeite em outras vasilhas (2 Rs 4.4-6). Bênçãos para outras pessoas. (Rm 5.5).

6.Azeite nas feridas (Lc 10. 34). Símbolo de restauração pelo Espírito Santo (Lc 4.18).

ØComposição e Uso Especial do Óleo

a)Era proibido fabricar outro óleo com a mesma composição (Êx 30.32,33). Ninguém pode imitar o Espírito Santo.

b)Era proibido usar o óleo sagrado para fins particulares. O Espírito não pode ser usado. Ele usa os servos de Deus(E30.31,32).



♡╮Netinh@ serva╰♡ ( Administrador )

    Uniao-dos-Irmaos.jpg

ØA Unção com Óleo Representa a Finalidade da Unção do Espírito

1-Consagração do sacerdote para ministrar as coisas sagradas (Lv 8.10-12). As nossa oferta, como sacerdote que somos, é aceitável a Deus, sendo santificada pelo Espírito Santo (Rm 15.16, I Pe 2.9).

2-Para servir eficientemente. “...Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírto Santo e com poder...” (At 10.38) “...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo..” (At 1.8). Jesus foi ungido para realizar completa e eterna salvação. O crente é ungido para pregar a salvação eterna com todos os seus benefícios!

3-Para enxergar perfeitamente. “Aconselho-te que de mim cumpre....colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.” (Ap 3.18). (Hb 1.9; 2Co 4.18)

4-Para comunicar conhecimento espiritual. “vós possuís unção que vem do Santo, e todos tendes conhecimento” IJo 2.20. Esta preciosa lição é confirmada ICo 2.9-10.

5-Para confirmar em Cristo. “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus(2Co 1.21). Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Hb 3.14.

Além destas, muitas outras lições poderíamos estudar a respeito do óleo, como símbolo do Espírito Santo. O óleo era usado para alimentar, iluminar, lubrificar, curar as enfermidades, suavizar a pele etc.




♡╮Netinh@ serva╰♡ ( Administrador )

Da mesma maneira, o Espírito Santo alimente, ilumina , lubrifica, cura e suaviza a alma. Gloria a Deus pelo dom do Espírito Santo.!



♡╮Netinh@ serva╰♡ ( Administrador )

                                                  selo1.jpg

                                           SÍMBOLO DO ESPÍRITO SANTO

                                        SELO (Ef 1.13; 2Tm 2.19)

§O selo é prova de:

1.Propriedade. Especialmente em épocas passadas, a impressão de um selo indicava a resolução do proprietário quanto ao mesmo como sinal que alguma coisa lhe pertencia. Os crentes são propriedades de Deus e, a habitação do Espírito Santo neles é a prova desta possessão divina. (Rm 8. 9).

Em Éfesos, nos dias do apostolo Paulo, este costume era comum.

Ao falar do Espírito como selo, baseado neste costume de Éfesios o apostolo nos ensina que, em possuindo-O, damos prova autentica de somos propriedade de Deus.

2.Legitimidade e Autoridade. Os documentos oficiais eram reconhecidos e validos mediante os selos da União, do Estado etc.

Quando Jesus foi sepultado, os principais sacerdotes pretenderam manter em segurança a Sua sepultura, selando-a e conservando-a sob guarda. (Mt 27.66). Violar aquele selo implicava afrontar o governo romano. Assim aquele que ataca e um filho de Deus, por Ele ser selado com o Espírito Santo, ataca a propriedade do Governo Celestial que nos tem autenticado como verdadeiros filhos de Deus.

3.Segurança ou Preservação. Alguns produtos, são lacrados (selados) como meio de evitar a penetração de ar, para preservá-los da deteriorização, enquanto o selo for intacto. Assim também as nossas vidas são seladas pelo Espírito Santo e desta maneira preservadas da má influencia deste mundo.



♡╮Netinh@ serva╰♡ ( Administrador )

§O Selo É o Espírito Santo

O Selo é símbolo do Espírito Santo. Considere mais:

a)Jesus viveu pelo Espírito Santo (Lc 4.18)

b)Jesus Se ofereceu e morreu pelo Espírito Santo (Hb 9.14)

c)Jesus ressuscitou pelo Espírito Santo (Rm 8.11)

d)Jesus vive em nós pelo Espírito Santo (Cl 1. 27; Gl 2.20)

e)Jesus produz vida em nós pelo Espírito Santo (I Jo 4.17; Gl 6.8).

Lição1- Natureza do Espírito Santo 10 >

§Os Selados São os Crentes

Fomos selados com o Espírito Santo da promessa. Ele é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus (Ef 1. 13,14). E, também podemos dizer, como Jesu foi batizado com o Espírito, nós, igualmente, precisamos sê-lo também. A respeito disto, consideremos que Jesus foi batizado (selado0 pela razão de Seus próprios méritos (Mt 3.16) e nós somos selados pelos méritos de Jesus (I Co 1.30).



Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.