A cura que o amor oferece não é uma via de mão única... Sanadas são as chagas dos que ofertam misericórdia, tanto quanto as do que a recebem... Aliviada é a mão que salva, tanto quanto a que se percebe resgatada... Livres são ambas, das consequências tão mortais da indiferença... Praga que massacra sem privilégios, tanto o que claramente já pena, quanto o que segue sempre no meio o caminho... sem olhar as margens. E já que não se curva nem prum lado nem pro outro, deve ser porque perdeu a faculdade do desdobrar-se... E rígido ficou. Pobre flor...secou... Feito chão sem chuva. Feito olho sem lágrima. Feito coração sem Deus. Seco do amor que iguala tudo. Amor que escancara nossas fraquezas... Amor que acorda as urgentes necessidades de se colocar humilde diante de uma vida tão incerta... Ensinando que a caridade, longe de ser uma mera oferta, de cima para baixo, é uma troca. Pois somos todos mendigos.
Existe um sentimento que nos faz irmãos em quaisquer circunstâncias: é a solidariedade. Um gesto generoso é dar as mãos a quem precisa. Um afago, um abraço, palavras amigas é o que uma alma triste muitas vezes necessita... Um olhar carinhoso e um simples sorriso caloroso fazem milagres e uma grande diferença para quem os recebe... Tente sair um pouco do seu cotidiano egoísta e desta mesmice de vida... Olhe ao redor... enxergue o mundo com outros olhos... com olhos de Fé... Aproveite cada minuto, cada instante, que não mais voltarão... Como disse o bom e velho sábio chinês: Viva-os como se fosse morrer amanhã... E lembre-se: para começar uma viagem de mil milhas, basta se dar um primeiro passo... Não deixe para amanhã... Comece hoje! Comece agora! Comece por você... Diga bem alto: eu posso, eu quero, eu vou melhorar! Vou fazer o melhor possível para participar mais deste mundo maravilhoso que Deus nos deu... ELE apenas nos espera. Não esqueça das palavras: Faça por onde que te ajudarei. É simples assim...
Se a tristeza tomou conta de você no dia de hoje, silencie. Se pessoas falaram de ti e se te julgaram, silencie. Se a magoa te faz chorar, silencie. Saiba que Deus tudo vê, nada escapa de seus olhos. Pois Ele conhece o coração dos maus e bons Nada foge de seus olhos Não queira revidar e nem discutir Eu sei que dói, ainda mais quando são pessoas próximas de ti. Não julgue e que atire a primeira pedra quem nunca errou Às vezes também falamos dos outros e também julgamos Deus é misericordioso e nos perdôa Então é hora de liberar o perdão Logo o esquecimento chegará Não pense que escrevo somente para você Eu também preciso destas palavras para me confortar Todos nós estamos sujeitos a julgamentos, pois também julgamos. Eu sei como dói, mas tudo tem o seu tempo. O meu eu sei que é calar e perdoar O tempo se encarrega de colocar tudo no lugar Às vezes nem é preciso uma fofoca A gente sente no ar e no jeito que nos olham E como sempre digo nada está oculto que não seja revelado Na hora certa as coisas se esclarecem Também sinto vontade de chorar e me isolar Mas há um Deus que combate por nós Ele é justo e tudo sabe de nós Ele conhece nosso coração e somente Ele pode julgar No mais perdôo aqueles que me feriram Não é fácil, mas aprendi que primeiro vem à ação depois a reação. Primeiro o querer e depois Deus nos dá a graça do esquecimento Tente você vai se surpreender Um abraço fraterno e fique em paz Eu por aqui vou pedindo a Deus que abêncõe aqueles que me magoaram Logo essa dor vai passar e vou sorrir novamente
Teu carma é o efeito daquilo que causaste. Modifica teu carma, mudando tuas ações. Ao transformares teu modo de ser, transformarás as reações na tua existência. Podes modificar o teu carma, aceitando o teu hoje e reprogramando tuas atitudes desagradáveis. Ninguém te machuca, tu é que te machucas, mas não percebes; por isso, acusas os outros. Ninguém te faz infeliz, tu é que esperas que os outros te façam feliz. A lei do retorno, isto é, a ciclicidade inexorável do tempo, faz com que tudo sempre volte ao ponto de partida; logo, é importante lembrarmos: - se mudares suas ações, estarás mudando teu carma; - erros acontecem para ensinar; - edificação íntima requer esforço pessoal; - daquilo que deste receberás multiplicado; - teu carma é o resultado de tuas ações, pois "a cada um de acordo com o seu comportamento".
Analisa atentamente a ligação entre situações, idéias e acontecimentos. Observa o nexo causal de tudo o que acontece em tua existência e verás que não são por sí só os fatos de vidas passadas que te complicam a existência na atualidade, e sim a perpetuação dos velhos modos de pensar e de agir, das crenças incoerentes e dos pontos de vista contraditórios.
Hammed/Francisco do Espírito Santo Neto Da Obra: Um modo de entender, uma nova forma de viver