Discussão: MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

A HORA DA MISERICÓRDIA TRIUNFAR NO JUÍZO! De que forma a graça e o juízo trabalham juntos? Veja o que diz a inspiração: “Enquanto Jesus faz a defesa dos súditos de Sua graça, Satanás os acusa diante de Deus como transgressores. O grande enganador procurou levá-los ao ceticismo, fazendo-os perder a confiança em Deus, separar-se de Seu amor e violar Sua lei.

A HORA DA MISERICÓRDIA TRIUNFAR NO JUÍZO! Então, ele aponta para o relatório de sua vida, para os defeitos de caráter e dessemelhança com Cristo, que desonraram seu Redentor, para todos os pecados que ele os tentou a cometer; e por causa disso os reclama como súditos seus.

A HORA DA MISERICÓRDIA TRIUNFAR NO JUÍZO! “Jesus não lhes justifica os pecados, mas apresenta seu arrependimento e fé, e, reclamando o perdão para eles, ergue as mãos feridas perante o Pai e os santos anjos, dizendo: “Conheço-os pelo nome. Gravei-os na palma de Minhas mãos.”

A HORA DA MISERICÓRDIA TRIUNFAR NO JUÍZO! Já pensou se você e todas as coisas que você já fez, boas e más, estivessem diante de Deus? Como se sentiria? Você seria capaz de permanecer diante de Deus com base em suas boas ações, mesmo aquelas feitas pelos motivos mais sinceros e honestos? Essas obras seriam suficientes para recomendá-lo diante do Criador? Em que medida você necessita da graça?

A HORA DA MISERICÓRDIA TRIUNFAR NO JUÍZO! Qual é a armadilha mortal de pensar que, por termos sido salvos pela graça, não importa o que fazemos? Como você pode se proteger, para não cair nesse engano?

A HORA DA MISERICÓRDIA TRIUNFAR NO JUÍZO! Às vezes, as pessoas nos alertam sobre a “graça barata.” No entanto, ela não existe. A graça não é barata. Ela é gratuita! O que é barato é quando as pessoas, alegando essa graça, tentam usá-la como desculpa para o pecado. Que exemplos desse engano podem ser vistos no mundo cristão? E em nossa própria igreja?

A HORA DA MISERICÓRDIA TRIUNFAR NO JUÍZO! Deus é justiça, e esta exige juízo. Deus também é graça. É fundamental que nós, como cristãos que anelamos a restauração na volta de Cristo, proclamando as mensagens dos três anjos, entendamos essas duas verdades divinas e o que elas nos revelam sobre Deus.


AS MULHERES E O VINHO! “Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte” Provérbio 31:3 e 4. O livro de Provérbios começa com os ensinos de um pai, e termina com os ensinos de uma mãe. O nome Lemuel pode ser uma alusão a Salomão; caso o seja, então a mãe de Lemuel é a mãe de Salomão, e ela adverte o filho contra as duas mais sérias ameaças ao rei: o vinho e as mulheres.

AS MULHERES E O VINHO! A associação entre vinho e mulheres é deliberada. Para ser eficiente como governante, o rei tem que ser cuidadoso com as influências que enfrenta, e esses dois fatores podem ser muito fortes. Embora possa haver uma mulher certa, que traga benefícios, o álcool só traz problemas.

AS MULHERES E O VINHO! A introdução do pai dizia respeito à aquisição espiritual da sabedoria. Agora, a conclusão da mãe diz respeito à aplicação da sabedoria na vida real, pois os princípios espirituais ensinados pelo pai não significariam nada se os conselhos práticos dados pela mãe não fossem seguidos.


UM BRINDE “À VIDA”? Em muitas culturas, o ato de tomar bebidas alcoólicas está associado à vida. As pessoas levantam um copo e desejam umas às outras uma vida longa, embora a ironia seja que cada copo contribui para destruir a vida.

UM BRINDE “À VIDA”? Garrafas com belos formatos, canções poéticas e engraçadas relacionadas à bebida, comerciais inteligentes, e até algumas descobertas “científicas” todas essas coisas confortam as pessoas que bebem com a ideia de que o álcool possa ser bom para elas. O livro de Provérbios já nos adverte contra esse engano mortal. Agora o tema reaparece, mostrando-nos mais danos que a bebida pode causar.

UM BRINDE “À VIDA”? Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam do estatuto, e pervertam o juízo de todos os aflitos. Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Abre a tua boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados. Provérbios 31:4,5,8 e 9.

UM BRINDE “À VIDA”? Esses versos dizem que é um dever ajudar os pobres e os necessitados, e dizem também que o álcool distorce a noção do que é certo e do que é errado.

UM BRINDE “À VIDA”? Em linguagem semelhante, Jó se descreve como sendo “olhos para o cego e pés para o coxo.” Jó 29:15. Da mesma forma, o rei ou aqueles que têm recursos devem ajudar a sustentar o pobre e o necessitado, que é descrito como “mudo”, ou seja, que não tem voz porque ninguém o ouve.

UM BRINDE “À VIDA”? O efeito destrutivo do vinho também pode ser visto em sua maneira de deturpar tão facilmente o discernimento. Embora o álcool já seja mau para as pessoas comuns, para um rei ou alguém em posição de poder ele pode criar situações terríveis. Os reis que bebem não só “não lembram das leis” e não sabem o que é certo, mas subsequentemente pronunciam juízos distorcidos: os culpados são declarados inocentes, e os inocentes, culpados.

UM BRINDE “À VIDA”? O que está em jogo aqui é a capacidade de discernir entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. A proibição de beber vinho diz respeito à sabedoria elementar e, como tal, deve se aplicar a todo ser humano. É digno de nota que essa preocupação seja precisamente a razão implícita na proibição específica da bebida aos sacerdotes: “para fazerdes diferença entre o santo e o profano.”

UM BRINDE “À VIDA”? Quem já não viu os efeitos devastadores do álcool sobre tantas vidas? Como você pode ajudar outras pessoas, especialmente os jovens, a se manterem afastadas daquilo que pode prejudicá-las e a outros?



UM BRINDE “A MORTE”! Dai bebida forte aos que perecem, e o vinho, aos amargosos de espírito; para que bebam, e se esqueçam da sua pobreza, e do seu trabalho não se lembrem mais. Provérbios 31:6 e 7. Os que bebem vinho são os ímpios e os que desejam fugir da realidade.

UM BRINDE “A MORTE”! Uma leitura rápida desses versos dá a impressão de que a mãe de Lemuel permitia o consumo de vinho ou de qualquer outra bebida alcoólica para a pessoa que estivesse à morte ou para a pessoa que sofresse de depressão. Essa interpretação, contudo, estaria em contradição não só com o contexto imediato pois a mãe de Lemuel advertiu o rei contra o consumo de vinho, mas também com o contexto geral do livro de Provérbios, que sistemática e enfaticamente proíbe o consumo do vinho.

UM BRINDE “A MORTE”! Além disso, dificilmente faria sentido oferecer, para quem estivesse morrendo, algo que só pioraria sua saúde e seu bem-estar. E dar álcool para uma pessoa deprimida é como dar sal para alguém que já está desidratado. Se, como sabemos, Deus Se importa com nosso corpo e com nossa saúde, não tem sentido pensar que esses textos, dentro de seu contexto, estejam encorajando o consumo do álcool.

UM BRINDE “A MORTE”! E, o que é mais importante, uma análise do uso da expressão “aos que perecem” no livro de Provérbios revela que esse verbo sempre está associado aos ímpios. Por meio da expressão “aos que perecem”, a mãe de Lemuel, na verdade, se refere, por associação, aos ímpios.

UM BRINDE “A MORTE”! Quanto à expressão “amargurados de espírito”, esta se refere às pessoas deprimidas que, como os ímpios, se tornam insensíveis e, assim, se esquecem da pobreza.

UM BRINDE “A MORTE”! Satanás reuniu os anjos caídos a fim de inventar algum meio de fazer o máximo de mal possível à família humana. Foi apresentada proposta sobre proposta, até que finalmente Satanás mesmo imaginou um plano. Mediante o apetite pervertido, o mundo seria corrompido. Levando os homens a tomar álcool, Satanás os faria descer cada vez mais baixo”

UM BRINDE “A MORTE”! Ele tomaria o fruto da vide, também o trigo e outras coisas dadas por Deus como alimento, e os converteria em venenos que arruinariam as faculdades físicas, mentais e morais do homem, dominariam de tal maneira os sentidos, de modo que Satanás teria sobre eles inteiro controle. Sob a influência da bebida alcoólica, os homens seriam levados a praticar todas as espécies de crimes. 



MULHER VIRTUOSA! “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias” Provérbios 31:10. Tanto a sabedoria quanto a mulher virtuosa são descritas como tendo grande valor, maior que o de joias; como fornecedoras de alimento; como fortes e sábias.

MULHER VIRTUOSA! Vários indicativos sugerem que o autor tinha em mente algo mais do que uma mulher piedosa ou a esposa ideal. Seguindo a pista de muitas passagens do livro, temos boas razões para crer que a “mulher virtuosa” represente a sabedoria.

MULHER VIRTUOSA! Essa personificação da sabedoria como uma mulher é justificada não somente porque a palavra hebraica para “sabedoria”, chokmah, é um substantivo feminino, mas porque isso também permite que o escritor hebraico extraia todos os tipos de lições concretas para nossa vida diária.

MULHER VIRTUOSA! A sabedoria não é retratada como um ideal sublime e inatingível, mas como uma mulher muito prática e acessível que poderia se tornar nossa companheira de vida.

MULHER VIRTUOSA! Este último ensino sobre a sabedoria é dado por meio de um belo poema acróstico: cada verso começa com uma letra hebraica em ordem alfabética, como no livro de Lamentações e em muitos salmos.

MULHER VIRTUOSA! Compare o texto sobre a sabedoria, em Provérbios 8, com nosso texto sobre a “mulher virtuosa”. Quais características da “mulher virtuosa” nos fazem lembrar da sabedoria apresentada no livro de Provérbios? Ela é preciosa e vale a pena encontrá-la. Seu valor excede o de finas jóias. Ela provê alimento. Ela é forte. Ela é sábia. Ela é elogiada.

MULHER VIRTUOSA! Embora vivamos na chamada era da informação, e tenhamos adquirido muito mais conhecimento do que as gerações passadas, pouca coisa indica que nossa geração seja mais sábia do que as anteriores. Na verdade, como disse Martin Luther King Jr. “Temos mísseis guiados e homens desorientados.”


ELA TRABALHA! A mulher virtuosa de Provérbios 31 não é preguiçosa; ela trabalha arduamente e é muito ativa. O poema insiste nessa qualidade, que caracteriza o sábio em contraste com o insensato. Sua esfera de atividade é ampla e concreta.

ELA TRABALHA! O fato de sermos espirituais não significa que devamos ser preguiçosos, usando o pretexto de que estamos preocupados com questões religiosas altamente importantes e, assim, não temos tempo para cuidar de assuntos “triviais.” A mulher “de bom grado trabalha com as mãos.”

ELA TRABALHA! É interessante que exatamente essa pessoa espiritual nunca é retratada orando ou meditando. Ela é mostrada como uma mulher eficiente e produtiva, muito semelhante a Marta, mencionada nos evangelhos.

ELA TRABALHA! Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Provérbios 31:12,15 e 18. Porque ela tem a responsabilidade de cuidar de tudo.

ELA TRABALHA! A mulher nunca descansa. Ela trabalha “todos os dias da sua vida”, até durante a noite. Sua presença ativa e vigilante é eficiente o tempo todo. A razão pela qual ela está constantemente atenta é sua responsabilidade. Ela tem que estar lá, do contrário tudo entrará em crise.

ELA TRABALHA! Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos. A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro. Provérbios 31: 20 e 25. Fazer provisão para o futuro e ajudar os necessitados.

ELA TRABALHA! Aqui tocamos num ponto importante com respeito ao nosso trabalho e esforço: ele será testado pelo tempo. Somente o futuro mostrará a qualidade de nossos atos. Trabalhar sabiamente é trabalhar tendo em mente o futuro, e não apenas uma recompensa imediata.

ELA TRABALHA! Embora não trate exatamente da mesma coisa, é muito importante o princípio contido na seguinte passagem do Apocalipse: “Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” Apocalipse 14:13.

ELA TRABALHA! Se você tem uma mulher especial em sua vida, o que você pode fazer para mostrar sua apreciação por ela e por tudo o que tem feito por você?


ELA SE IMPORTA! Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, idizendo: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior. Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras. Provérbios 31:26-31.

ELA SE IMPORTA! Falar com sabedoria e bondade; ser diligente; temer ao Senhor. A mulher é conhecida por sua sabedoria e por sua bondade. Essas coisas estão inter-relacionadas. Afinal de contas, não se poderia argumentar que a bondade seja outra forma de sabedoria, especialmente quando compreendemos que sabedoria não é apenas o que sabemos, mas também o que dizemos e fazemos?

ELA SE IMPORTA! Note, igualmente, a expressão “a instrução da bondade”. Isto é, a bondade não é apenas um atributo efêmero que escapa dos seus lábios de vez em quando. É uma lei, um princípio de sua própria existência. Como seria impressionante se a “instrução da bondade” guiasse tudo o que sai da nossa boca!

ELA SE IMPORTA! Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Provérbios 31:30. A beleza passa, mas o caráter permanece.

ELA SE IMPORTA! Com demasiada frequência, as mulheres são avaliadas apenas em termos da aparência exterior; esse é um indicativo tão frívolo e superficial! A Bíblia destaca exatamente quanto é inútil, quanto é vazia essa atitude. A verdadeira beleza dessa mulher se encontra em seu caráter e na maneira pela qual esse caráter se manifesta em sua vida e em seus atos.

ELA SE IMPORTA! A beleza irá passar, mas o caráter pode permanecer para sempre. “Um grande nome entre os homens é como letras traçadas na areia; mas um caráter impoluto é de duração eterna.”

ELA SE IMPORTA! Em que áreas da sua vida você precisa ver melhoras em seu caráter? Orar sobre isso está certo, mas que passos concretos você precisa dar em direção ao crescimento?


DEUS NOS QUER FELIZES, BEM CASADOS E SAUDÁVEIS! “Quando condescenderam com seu apetite por vinho e enquanto estavam sob seu estímulo excitante, sua razão se tornou anuviada e não conseguiram discernir a diferença entre o sagrado e o comum. Contrariando as indicações expressas por Deus, eles O desonraram oferecendo fogo comum em lugar de fogo santo. Deus os visitou com Sua ira; saiu fogo de Sua presença e os destruiu.”

DEUS NOS QUER FELIZES, BEM CASADOS E SAUDÁVEIS! “Aprendam as crianças e jovens pela Bíblia como Deus tem honrado a lida do trabalhador. Leiam acerca da mulher sábia descrita no livro dos Provérbios, a qual ‘busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos, dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas, planta uma vinha, e fortalece os braços, abre a mão ao aflito, ao necessitado estende as mãos, olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça.”

DEUS NOS QUER FELIZES, BEM CASADOS E SAUDÁVEIS! Reflita mais na ideia de que, embora tenhamos muito mais conhecimento, não temos necessariamente mais sabedoria. De que maneiras o conhecimento sem sabedoria pode ser ainda mais perigoso do que a falta de conhecimento sem sabedoria? Quais são alguns exemplos recentes de quanto pode ser prejudicial o conhecimento sem sabedoria?

DEUS NOS QUER FELIZES, BEM CASADOS E SAUDÁVEIS! Por que a única opção certa é a total abstinência do álcool? Recapitule as características da “mulher virtuosa”. Como os princípios que estão por trás do que é revelado nessa situação específica podem ser aplicados aos crentes, independentemente de sexo, estado civil ou idade?

DEUS NOS QUER FELIZES, BEM CASADOS E SAUDÁVEIS! O livro de Provérbios está cheio de sabedoria prática. Isso deveria nos dizer que a nossa religião, mesmo com toda a sua exaltada teologia e suas dimensões espirituais, tem igualmente um lado muito prático. Como podemos ter certeza de que não iremos negligenciar os aspectos práticos da fé ao procurarmos cumprir suas dimensões teológicas e espirituais?


NO PRINCÍPIO! “NEle, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele” Colossenses 1:16. A doutrina da criação em seis dias literais é fundamental para tudo que acreditamos.

NO PRINCÍPIO! É difícil imaginar duas visões mais diferentes das origens do que o modelo bíblico da criação e o modelo ateístico da evolução. O primeiro apresenta uma criação planejada, ponderada, calculada, sem deixar absolutamente nada ao acaso. Em contrapartida, o modelo evolucionista é totalmente voltado ao casual.

NO PRINCÍPIO! Além disso, no relato bíblico, tudo foi criado com um propósito. Deus tinha um objetivo final, que os gregos chamavam de telos, uma finalidade para o que Ele criou. Por outro lado, a evolução funciona com base na premissa de que não há alvo final, nenhuma força impelida por um propósito motivando o processo evolutivo.

NO PRINCÍPIO! Mutação aleatória e seleção natural produtos do acaso operam juntos cegamente, mantendo o que funciona e descartando o que não funciona. O relato bíblico ensina que os seres humanos foram feitos à imagem de Deus. A evolução ensina que eles foram feitos à imagem de qualquer primata que tenha precedido o homo sapiens.

NO PRINCÍPIO! Estudaremos a doutrina bíblica da criação e veremos de que maneira ela estabelece o fundamento de toda verdade bíblica que se segue.

NO PRINCÍPIO! Se compreendermos a criação de modo equivocado, provavelmente entenderemos muitas outras coisas de forma errada. Por isso é tão importante o ensino do que cremos como cristãos confiantes na criação em seis dias.


SEMANA DA CRIAÇÃO! Existe possibilidade de estabelecer um acordo entre a Bíblia e a evolução darwinista, com base nas primeiras palavras das Escrituras? No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Gênesis 1:1 e 2. Não, porque a Bíblia é clara, incisiva e definitiva ao dizer que Deus planejou e executou a criação.

SEMANA DA CRIAÇÃO! O livro de Gênesis começa com Deus em ação como criador. Não é dada nenhuma explicação nem introdução sobre Deus. Nenhum dos escritores da Bíblia pensou que Deus precisasse de uma apresentação. A coisa mais próxima de uma prova da existência de Deus poderia ser o sentimento do salmista: “Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe.”

SEMANA DA CRIAÇÃO! Estudiosos têm notado uma incrível maestria, não apenas no ato da criação em si, mas na forma pela qual é apresentada na Bíblia. Gênesis 1:2 indica as condições básicas em que as divinas obras-primas materiais são organizadas: “A Terra era sem forma e vazia” (RC). Nos primeiros três dias Ele “formou” o que era “sem forma”. Nos três dias seguintes Ele “preencheu” o que havia sido vazio ou “desocupado.”

SEMANA DA CRIAÇÃO! Em outras palavras, a luz criada no primeiro dia é preenchida ou completada no quarto dia, com as grandes luzes do sol e da lua e “também as estrelas”, Gênesis 1:16. O ar e a água que haviam sido o foco no segundo dia foram preenchidas com os pássaros e as criaturas da água, no quinto dia.

SEMANA DA CRIAÇÃO! A terra seca, antes separada das águas foi, em seguida, preenchida com vegetação no terceiro dia, e completada com os animais terrestres e os seres humanos no sexto dia. Por fim, tudo foi declarado “muito bom” e, então, majestosamente comemorado no sétimo dia pelo próprio Deus Gênesis 2:1-3.

SEMANA DA CRIAÇÃO! A questão é: nada nesses textos deixa qualquer indicação de que algo foi deixado ao acaso. Ao contrário, os textos ensinam o oposto: tudo foi meticulosamente planejado e executado.

SEMANA DA CRIAÇÃO! Que pessoas também acreditavam no relato bíblico da criação? O próprio Jesus Cristo, Moisés, o apóstolo Paulo e o profeta Isaías. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea Mateus 19:4.

SEMANA DA CRIAÇÃO! Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou. Êxodo 20:8-11.

SEMANA DA CRIAÇÃO! Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. I Timóteo 2:13. Levantai ao alto os olhos e vede quem criou estas coisas, quem produz por conta o seu exército, quem a todas chama pelo seu nome; por causa da grandeza das suas forças e pela fortaleza do seu poder, nenhuma faltará. Isaías 40:26.

SEMANA DA CRIAÇÃO! Tudo na Bíblia atesta o fato de que o Senhor criou o mundo, trazendo-o à existência por meio de Sua palavra, como está descrito em Gênesis 1 e 2. As Escrituras não nos deixam liberdade para interpretação nesse assunto.

SEMANA DA CRIAÇÃO! Podemos escolher a criação, ou a evolução, mas a honestidade não permite a fusão dos dois. Os próprios textos não nos deixam essa opção.


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.