AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! A compaixão também pode ser vista em Marcos 9:36, quando Jesus enfatizou o toque físico. Ele segurou as crianças e lhes mostrou amor e afeto. Ele também tocou os enfermos a fim de lhes comunicar o poder divino de cura.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! No encontro com o jovem rico Marcos 10:21 e 22, o amou, embora o jovem não seguisse as orientações do Mestre. Em um momento, ambos os homens experimentaram fortes emoções, amor: Jesus! Tristeza: o jovem rico.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! Como você expressa compaixão? Isto é, uma coisa é sentir compaixão a maioria faz isso, mas outra é expressá-la mediante ações concretas. Como você pode revelar melhor, por palavras e ações, a compaixão que sente pelos que estão feridos?
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! Leia Lucas 19:41-44. O que levou Jesus a derramar lágrimas por Jerusalém? Sem dúvida, foi a tristeza que sentiu ao examinar o futuro e ver o destino da cidade. Mas, ainda mais, sentiu tristeza pelos seus muitos habitantes que O estavam rejeitando.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! “As lágrimas de Jesus sobre o monte, enquanto contemplava a cidade de Seu amor e cuidado, em meio à alegria e hosanas de milhares, foram os últimos apelos de rejeitado amor e compaixão.”
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! Os escritores dos Evangelhos registram duas ocasiões em que Jesus chorou. Normalmente, as pessoas choram por si mesmas, mas, nessa ocasião, a tristeza de Jesus provinha de um profundo sentimento pelos outros.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! Quais foram algumas das emoções dolorosas que Jesus experimentou nos contextos a seguir? E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Mateus 26:37 e 38.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a mão, sã como a outra. Marcos 3:5.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum. Marcos 8:12.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, pois, quando a viu chorar e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem e vê. Jesus chorou. João 11:32-35.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava. E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, foi ao sepulcro; e era uma caverna e tinha uma pedra posta sobre ela. João 11:36-38.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E não consentia que ninguém levasse algum vaso pelo templo. Marcos 11:15 e 16.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! Os primeiros versos de Isaías 53 confirmam que Jesus foi um homem de tristezas. Embora haja experimentado muitos momentos de alegria, Ele também sentiu severas dores emocionais. Grande parte do sofrimento de Jesus esteve relacionada com sentimentos de frustração quando Seus seguidores não captaram Sua mensagem.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! Apesar do abundante amor de Jesus e Seus sinais sobrenaturais, muitos não entenderam que Jesus era o Messias. Jesus também sofreu muito por observar os resultados do pecado sobre a humanidade. AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! Essa é uma tradu
ção da palavra grega que indica manifestação muito forte de agitação emocional, acompanhada de um forte suspiro. O dramaturgo grego Ésquilo (525–456 a.C.) usou a mesma palavra para descrever o bufar dos cavalos. A palavra é usada cinco vezes no Novo Testamento, quatro delas descrevendo as emoções de Jesus.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! A contemplação das experiências emocionais de Jesus nos ajuda a entender quanto Ele pode Se relacionar com nossas próprias lutas emocionais.
AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS! Veja este texto: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas” Hebreus 4:15. Como a mensagem desse texto pode nos levar a ter uma ligação mais próxima com Jesus, especialmente em tempos de sofrimento?
O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS! Qual é a promessa de Jesus com respeito à dor e ao pesar? Na verdade, na verdade vos digo que vós chorastes e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já se não lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. João 16:20 e 21.
O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS! Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará. E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra. João 16:22-24.
O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS! O texto oferece grande esperança a quem está passando por dor física ou psicológica. Aqui estão algumas coisas que se podem aprender desse texto: O mundo parece estar cheio de alegria. Frequentemente, o cristão olha ao redor e é lembrado da injustiça da vida.
O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS! Os maus parecem se divertir, enquanto muitos dedicados a Deus estão sofrendo. Mas Jesus nos assegura que isso não vai durar para sempre. Além disso, frequentemente, as aparências enganam. Naturalmente, tendemos a considerar os outros mais felizes e mais bem sucedidos do que nós.
O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS! Pesar, tristeza e angústia serão transformados em alegria. Esse é o centro da promessa de Jesus. O cristãos devem abrigar a ideia de que a tristeza não só vai desaparecer mas vai dar lugar à alegria.
O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS! As dores passadas serão esquecidas. Muitas vezes, lembranças desagradáveis do passado nos trazem muita angústia. Muitos psicoterapeutas trabalham arduamente para remover os efeitos do passado na vida presente de seus clientes.
O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS! Jesus nos assegura que, assim como a mulher que dá à luz esquece as dores diante do recém-nascido, um dia, Seus seguidores se esquecerão das dores passadas.
O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS! Ninguém tirará nossa alegria. O tipo de alegria que Jesus oferece não é o mesmo que agora entendemos. Jesus nos oferece felicidade total, que nenhum inimigo pode tirar dos salvos.
O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS! Não haverá necessidades. Jesus afirma que os justos não pedirão mais nada. Não vão precisar fazer pedidos e súplicas a Jesus, porque todas as suas necessidades serão satisfeitas.
O PLANO DE DEUS PARA AS EMOÇÕES DOLOROSAS! Como você pode se apegar à promessa de que sua tristeza se tornará em alegria? Como essa garantia pode ajudá-lo a passar pelas adversidades da vida? Como você pode usar as promessas de Jesus para encorajar os que estão vivendo em pesar?
EMOÇÃO COM REAÇÃO POSITIVA PRODUZ SALVAÇÃO! Logo que o olhar penetrante de Jesus percorreu o profanado pátio do templo, todos os olhos instintivamente se voltaram para Ele. As vozes do povo e o barulho do gado foram silenciados.
EMOÇÃO COM REAÇÃO POSITIVA PRODUZ SALVAÇÃO! Sacerdotes, principais, fariseus e gentios, com muda surpresa e temor indefinível, todos olhavam ao Filho de Deus, que Se erguia diante deles com a majestade de Rei do Céu, divindade que fulgurou através da humanidade e O revestiu com uma dignidade e glória que nunca antes Ele havia revelado.
EMOÇÃO COM REAÇÃO POSITIVA PRODUZ SALVAÇÃO! Um estranho temor caiu sobre o povo. Os que estavam mais próximos de Jesus se afastaram instintivamente o mais que lhes permitia a multidão. Com exceção de alguns de Seus discípulos, o Salvador Se encontrava só. Todo som silenciou.
EMOÇÃO COM REAÇÃO POSITIVA PRODUZ SALVAÇÃO! O profundo silêncio parecia insuportável, e quando os lábios firmes, comprimidos de Jesus se abriram, e Sua voz ecoou como trombeta, houve um gemido ou suspiro involuntário de alívio de todos os presentes.
EMOÇÃO COM REAÇÃO POSITIVA PRODUZ SALVAÇÃO! “Ele falou em tons claros e com um poder que fez o povo balançar como se fosse movido por uma tempestade poderosa: Está escrito: A Minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.”
EMOÇÃO COM REAÇÃO POSITIVA PRODUZ SALVAÇÃO! Ele desceu os degraus e, com autoridade maior que a que havia manifestado três anos antes, com indignação que extinguia toda oposição, em tons que soavam como trombeta através de todo o templo, ordenou: “Tirai daqui estas coisas.”
EMOÇÃO COM REAÇÃO POSITIVA PRODUZ SALVAÇÃO! Como você descreveria as emoções de Jesus, expressas na passagem acima? Que lições podemos aprender sobre o bem que podem trazer as emoções, se forem corretamente direcionadas?
EMOÇÃO COM REAÇÃO POSITIVA PRODUZ SALVAÇÃO! As comunidades judaicas celebram o Purim para lembrar o tempo em que “a sua tristeza tornou-se em alegria, e o seu pranto, num dia de festa.” Ester 9:22. Como podemos aprender a nos apegar às promessas de Deus quando, agora, elas parecem tão distantes e inacessíveis?
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! “No princípio, criou Deus os céus e a Terra” Gênesis 1:1. Somente algo maior que a criatura pode tê-la criado. Assim, apenas um Ser maior que o Universo poderia tê-lo criado. Esse Ser é o Deus revelado na Bíblia, a quem adoramos e servimos porque, entre outras coisas, Ele é nosso Criador.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Aprendemos também que esse Deus, que criou o Universo e formou bilhões de galáxias em toda a extensão do cosmos, é o mesmo que veio à Terra para viver entre nós como ser humano e, ainda mais surpreendente: para sofrer a punição pelos nossos pecados.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Às vezes ouvimos falar de coisas “muito boas para ser verdade”. No entanto, o que poderia ser melhor para nós, pecadores neste mundo caído e doloroso, do que conhecer a verdade maravilhosa do amor do nosso Criador, um amor tão grande que fez com que Ele descesse na pessoa de Cristo e ligasse a Si cada um de nós com laços que nunca podem ser quebrados?
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Em resposta a uma verdade tão maravilhosa, como devemos viver?
NO PRINCÍPIO! No princípio, criou Deus os céus e a Terra” Gênesis 1:1. Há muitas verdades profundas nesse texto simples. Uma delas é que o Universo teve um começo. Embora essa ideia possa não parecer tão radical hoje, ela vai contra a antiga crença em uma criação ocorrendo eternamente.
NO PRINCÍPIO! De modo geral, a noção de que o Universo teve um início não foi aceita até o século 20, quando o modelo do “Big Bang” acerca das origens foi estabelecido. Até então, muitos acreditavam que ele sempre houvesse existido.
NO PRINCÍPIO! Muitos resistiram ao conceito da criação do Universo porque isso implicava algum tipo de Criador na verdade, o nome “Big Bang” tinha a intenção de zombar da noção de um Universo criado.
NO PRINCÍPIO! Mas a evidência de que o Universo teve um início se tornou tão forte que quase todos os cientistas a aceitaram, pelo menos por enquanto os pontos de vista científicos, mesmo aqueles considerados sacrossantos, muitas vezes são alterados ou refutados.
NO PRINCÍPIO! O que a Bíblia afirma sobre Deus e a criação do Universo? Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:3. O Universo foi formado pelo poder da palavra de Deus, a partir do que era invisível.
NO PRINCÍPIO! Assim como Gênesis 1:1, o texto de Hebreus 11:3 é cheio de mistério e de coisas inexplicáveis ao nosso conhecimento atual. No entanto, o texto parece nos dizer que o Universo não foi formado a partir de matéria preexistente, mas foi criado pelo poder da Palavra de Deus. Isto é, matéria e energia foram trazidas à existência pelo poder de Deus.
NO PRINCÍPIO! Criação do nada é conhecida como criação ex nihilo. Muitas vezes atribuímos aos seres humanos a criação de várias coisas, mas eles são incapazes de criar do nada. Podemos mudar a forma da matéria preexistente, mas não temos poder de criar ex nihilo. Somente o poder sobrenatural de Deus pode fazê-lo.
NO PRINCÍPIO! Essa é uma das diferenças mais dramáticas entre Deus e os seres humanos e nos lembra de que nossa própria existência depende do Criador.
NO PRINCÍPIO! Na verdade, o verbo criar em Gênesis 1:1 vem de uma raiz hebraica usada somente em referência à atividade criadora de Deus. Unicamente Deus, não os seres humanos, pode fazer esse tipo de criação.
NO PRINCÍPIO! Por que um Criador sobrenatural, que existe acima e além da criação, é a única explicação lógica para a origem de tudo? Comente com seus amigos e amigas.
OS CÉUS DECLARAM! “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som.” Salmo 19:1-3.
OS CÉUS DECLARAM! Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes. Salmo 19:1-3.
OS CÉUS DECLARAM! Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. Romanos 1:19 e 20.
OS CÉUS DECLARAM! Os céus anunciam a glória de Deus e o firmamento a obra de Suas mãos. Por meio de evidências, sem palavras, percebemos Seu poder e Sua divindade nas obras da criação.
OS CÉUS DECLARAM! A vida não pode ser mantida em qualquer tipo de ambiente. Na verdade, parece que o Universo deve ter sido muito bem projetado para que a vida existisse. Primeiramente, os blocos de construção de toda a matéria, os átomos, devem ser estáveis o suficiente para que sejam criados objetos materiais estáveis.
OS CÉUS DECLARAM! A estabilidade dos átomos depende das forças que mantêm juntas as suas partes. Os átomos contêm partículas carregadas que se atraem e se repelem. As forças de atração e repulsão devem ser cuidadosamente equilibradas.
OS CÉUS DECLARAM! Se as forças atrativas fossem muito fortes, seriam formados apenas átomos grandes, e não haveria hidrogênio. Sem hidrogênio, não haveria água, e, assim, não haveria vida.
OS CÉUS DECLARAM! Se as forças repulsivas fossem fortes demais, seriam formados apenas átomos pequenos, como o do hidrogênio, e não haveria o carbono nem o oxigênio. Sem oxigênio, não haveria água nem vida. O carbono também é essencial para todas as formas de vida que conhecemos.
OS CÉUS DECLARAM! Os átomos não precisam apenas ser estáveis, mas devem ser capazes de interagir uns com os outros para formar um grande número de compostos químicos diferentes. Deve haver equilíbrio entre as forças que mantêm as moléculas unidas e a energia necessária para quebrar a molécula, a fim de que aconteçam as reações químicas das quais a vida depende.
OS CÉUS DECLARAM! A exata adequação do nosso Universo para a vida ganhou a admiração de cientistas e levou muitos deles a comentar que ele parece ter sido projetado por um Ser inteligente.
OS CÉUS DECLARAM! O mundo também deve ter sido planejado sabiamente para que a vida existisse. A variação de temperaturas deve ser compatível com a vida. Por isso, a distância do Sol, a velocidade de rotação e a composição da atmosfera devem estar em equilíbrio.
OS CÉUS DECLARAM! Muitos outros detalhes do mundo devem ter sido cuidadosamente projetados. Na verdade, a sabedoria de Deus é revelada no que Ele criou.
OS CÉUS DECLARAM! Normal Por que um Criador sobrenatural, que existe acima e além da criação, é a única explicação lógica para a origem de tudo? Comente com seus amigos e amigas.
O PODER DA SUA PALAVRA! Além da sabedoria, que outro atributo de Deus foi mencionado no contexto da criação? Como esse atributo foi manifestado? Quais são as implicações dessa verdade?
O PODER DA SUA PALAVRA! Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento. Fazendo ele ouvir a sua voz, grande estrondo de águas há nos céus, e sobem os vapores desde o fim da terra; faz os relâmpagos com a chuva e tira o vento dos seus tesouros. Jeremias 51:15 e 16.
O PODER DA SUA PALAVRA! Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca. Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu. Salmo 33:6 e 9. O poder de Sua palavra criadora.
O PODER DA SUA PALAVRA! Embora não saibamos exatamente como Deus criou, somos informados de que foi através de Sua palavra poderosa. Toda a energia em todas as partes do Universo teve sua origem na palavra de Deus. Toda a energia em todos os nossos combustíveis veio do poder de Deus. Toda a gravidade em todo o Universo, cada estrela guiada em seu curso e cada buraco negro surgiram pelo poder de Deus.
O PODER DA SUA PALAVRA! Talvez a maior quantidade de energia esteja dentro do próprio átomo. Ficamos justificadamente impressionados pelo poder das armas nucleares, nas quais uma pequena quantidade de matéria é convertida em grande quantidade da energia. No entanto, os cientistas dizem que toda matéria contém grandes quantidades de energia.
O PODER DA SUA PALAVRA! Se uma pequena quantidade de matéria pode produzir a grande energia de uma arma nuclear, considere a quantidade de energia armazenada na matéria do mundo inteiro! Mas isso não é nada quando comparado com a energia armazenada na matéria do Universo. Imagine o poder de Deus utilizado para trazer o Universo à existência!
O PODER DA SUA PALAVRA! Muitos cientistas acreditam que qualquer coisa que Deus fizer na criação estará limitada pelas “leis da natureza”, mas essa ideia é contrária à Bíblia. Deus não é limitado pela lei natural. Em vez disso, Ele determinou a lei natural. Nem sempre o poder de Deus seguiu os padrões que chamamos de “leis da natureza.”
O PODER DA SUA PALAVRA! Por exemplo, uma das “leis da natureza” é a “Lei da Conservação da Matéria e Energia”. Essa lei afirma que a quantidade total de matéria e energia no Universo é constante. Mas como o Universo poderia aparecer do nada se essa lei fosse inviolável?
O PODER DA SUA PALAVRA! A palavra criadora de Deus não está limitada às “leis” da ciência. Deus é o autor de toda a criação e é livre para realizar Sua vontade.
O PODER DA SUA PALAVRA! Pense na grandeza do Universo e no extraordinário poder necessário para criá-lo. Não é confortador pensar que o Deus que exerce tal poder nos ama e morreu por nós?
A justificação se dá através dos méritos de Jesus Cristo. Ele pagou o preço da redenção do pecador. Entretanto, unicamente pela fé em Seu sangue é que Jesus pode justificar o crente.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Qual é a identificação do Criador no Novo Testamento? Quais são as implicações da resposta a essa pergunta? No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:1-3 e 14.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Jesus, o divino e eterno Verbo de Deus criou todas as coisas. Em Jesus, Deus Se tornou homem para salvar a humanidade. Ele tem a imagem do Pai e por isso pode revelá-Lo plenamente. João se refere a Jesus como o Verbo “Logos” e O iguala a Deus. Mais especificamente, Jesus é o Criador de todas as coisas.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Nos dias de João, geralmente o termo logos era usado para representar o princípio criativo. Os leitores de João estavam familiarizados com o conceito de logos como um princípio criativo ou até mesmo como um Criador. João aplicou esse conceito familiar a Jesus, identificando-O como o verdadeiro Criador.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Jesus, o Logos, o Encarnado que viveu entre nós, estava não apenas presente no princípio, Ele foi o Criador do Universo. Isso significa que podemos ler Gênesis 1:1 assim: “No princípio, Jesus criou os céus e a Terra.” As palavras de Paulo no primeiro capítulo da carta aos Colossenses repercutem as de João na identificação de Jesus Cristo como Criador.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Por Ele todas as coisas foram criadas. Paulo acrescenta dois outros atributos de Jesus. Primeiro, Ele é a imagem do Deus invisível. Em nosso estado pecaminoso, não podemos ver Deus, o Pai, mas podemos ver Jesus. Se queremos saber como é Deus, podemos estudar a vida de Jesus.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Segundo, Paulo chama Jesus de “primogênito” da criação. Nesse contexto, “primogênito” não se refere à origem, mas ao status.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! O primogênito era o cabeça da família e herdeiro dos bens. Jesus é o “primogênito” no sentido de que, como Criador e por meio da Encarnação ao assumir nossa humanidade, Ele é o líder legítimo da família humana. Jesus não era um ser criado, mas, desde a eternidade era um com o Pai.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Hebreus 1:1 e 2 repete os mesmos pontos da passagem de Colossenses. Jesus é nomeado herdeiro de todas as coisas, Aquele por quem o mundo foi criado. Além disso, Ele é a representação exata da natureza do Pai, outra maneira de afirmar que Ele é a imagem de Deus.
JESUS, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA! Como você responderia se alguém lhe perguntasse: “Como é o seu Deus?” Que justificativa você daria para sua resposta?