OS ATOS DO ARROGANTE! Assim como a humildade é positiva e traz bênçãos, a falta de humildade é perigosa e traz maldições. Depois de encorajar a virtude da humildade ao mostrar suas recompensas e frutos, Provérbios 30 faz uma severa advertência sobre os perigos que advêm do orgulho.
OS ATOS DO ARROGANTE! Há uma geração que amaldiçoa a seu pai e que não bendiz a sua mãe. Os olhos que zombam do pai ou desprezam a obediência da mãe, corvos do ribeiro os arrancarão, e os pintãos da águia os comerão. Provérbios 30: 11 e 17. Maldição e morte.
OS ATOS DO ARROGANTE! Agur começa com o conceito de amaldiçoar os pais, pois ele representa o mais grave ato de arrogância: o de filhos desprezarem sua fonte de vida. É significativo que a prescrição para honrar e abençoar os pais é o único mandamento associado com a promessa de vida, enquanto a pena de morte é prescrita para sua transgressão.
OS ATOS DO ARROGANTE! O segundo perigo é a justiça própria. A condição de pecadores que se consideram justos é grave, porque eles permanecerão em seu pecado, achando que são puros e que não necessitam de perdão. É por isso que a confissão do pecado é tão fundamental para se obter o perdão. Os laodiceanos, que afirmam ser ricos e inteligentes e estar bem vestidos embora estejam inconscientes de que são pobres, cegos e nus, são aconselhados a adquirir de Deus os meios para reparar essa condição infeliz.
OS ATOS DO ARROGANTE! “Aqui está representado um povo que se orgulha na posse de conhecimento e vantagens espirituais. Não corresponderam, porém, às imerecidas bênçãos que Deus lhes tem concedido. Têm estado possuídos de rebelião, ingratidão e esquecimento de Deus, e contudo Ele os tem tratado como um pai amoroso e perdoador trata um filho ingrato e corrompido.”
OS ATOS DO ARROGANTE! Resistiram à Sua graça, abusaram de Seus privilégios, desprezaram Suas oportunidades, e têm-se satisfeito com descansar contentes, em lamentável ingratidão, vazio formalismo e hipócrita insinceridade.”
OS ATOS DO ARROGANTE! Não é bonito o quadro apresentado sobre os arrogantes. Embora tenham um olhar orgulhoso, a arrogância não fica somente nisso: é manifestada no desdém que revelam por aqueles que consideram estar abaixo do seu nível. A figura de “dentes” e “queixais” mostra quanto são maus os atos deles.
OS ATOS DO ARROGANTE! Pense na maneira como tem tratado a outros, particularmente aqueles em relação a quem você talvez se sinta superior. Como você pode endireitar isso e como pode demonstrar a humildade necessária para tanto?