Discussão: MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

HOMEM: CRIATURA DE DEUS! “Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele quem nos fez, e dEle somos” Salmos 100:3. Deus criou a humanidade à Sua própria imagem, mas o pecado corrompeu essa imagem. O plano de Deus é restaurar essa imagem em nós.

HOMEM: CRIATURA DE DEUS! Um pensador do século 19, Arthur Schopenhauer, acidentalmente esbarrou em alguém na rua. A pessoa atingida perguntou com raiva: “Quem você pensa que é?” “Quem sou eu?”, Schopenhauer respondeu. “Gostaria de saber.” Quem somos nós? O que fazemos aqui? Como e por que chegamos aqui?

HOMEM: CRIATURA DE DEUS! Essas são perguntas antigas que os seres humanos ainda debatem. As Escrituras, no entanto, respondem a todas elas. Essa é a razão pela qual existe uma ligação inseparável entre a questão da nossa identidade e a doutrina da criação.

HOMEM: CRIATURA DE DEUS! Nenhuma outra doutrina bíblica é tão central à nossa compreensão da humanidade quanto a criação, porque ela focaliza a nossa origem, não apenas nosso começo. “Princípio” pode se referir apenas ao fato de passar a existir, mas “origem” atribui a ideia de propósito para o fato de existir.

HOMEM: CRIATURA DE DEUS! Portanto, o ensino bíblico sobre a criação da humanidade é radicalmente oposto à evolução, que argumenta que não há propósito para nossa existência estamos aqui por acaso. São dois ensinamentos irreconciliáveis acerca da nossa existência e da nossa identidade como seres humanos.


CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Gênesis 1:27. O fato de que Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem.

CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! É impossível não perceber a questão de que, como um ato consciente de Deus, havia um propósito por trás da criação da humanidade. As Escrituras não dão espaço para qualquer ideia de acaso. Fomos feitos com um propósito distinto, e recebemos uma natureza e essência distintas desde o princípio.

CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! Ser criado “à imagem de Deus” significa essência e propósito tão concretos e distintos quanto poderíamos imaginar. Esse ponto é importante porque alguns pensadores têm argumentado que os seres humanos têm que criar seu próprio significado, porque viemos à existência sem qualquer sentido ou propósito inerente em nós.

CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! Se, por exemplo, a evolução fosse verdadeira, poderíamos afirmar que, em razão do ensino de que não viemos à existência com qualquer propósito como poderíamos tê-lo, sendo frutos de acidentes, e tudo o mais?, temos que inventar nosso propósito. Em contrapartida, segundo a Bíblia, fomos planejados, “produzidos” e “embrulhados” à imagem de Deus, para dar glória a Ele.

CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades. Judas 14. Judas disse que Enoque foi o sétimo depois de Adão; portanto, Adão existiu, o que foi confirmado por Paulo.

CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Romanos 5:12-14.

CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação. Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Romanos 5:15-17.

CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Romanos 5:18-21.

CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. I Coríntios 15:19-22.

CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! É incrível como muitos estudiosos da Bíblia descartam a historicidade de Adão: “Ele é um mito”, dizem eles, “um símbolo para a humanidade, mas não uma pessoa real.” Podemos manter essas crenças somente por meio de grande distorção dos próprios textos do Antigo e do Novo Testamento.

CRIAÇÃO E ORIGEM HUMANA! Medite no fato de que você foi feito à imagem de Deus. De que forma isso deve afetar sua própria autoestima, independentemente de suas falhas, fraquezas e deficiências?


A IMAGEM DE DEUS! Adão e Eva foram pessoas literais. Não símbolos ou mitos, mas seres reais de carne e osso feitos “à imagem de Deus”. Obviamente, ser criado à imagem de Deus é algo bom, sagrado, algo que nos confere valor inerente. No entanto, o que isso realmente significa?

A IMAGEM DE DEUS! E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26. O homem foi criado à imagem de Deus para que pudesse, como representante de Deus, exercer domínio e cuidado sobre a natureza e os animais.

A IMAGEM DE DEUS! Deus cria o homem à Sua imagem e, em seguida, ordena que ele faça alguma coisa. Ser criado à imagem de Deus parece ser necessário para uma determinada função, no caso, ter “domínio” sobre o restante do que havia sido criado. Portanto, “a imagem de Deus” aponta para faculdades físicas, intelectuais, sociais e espirituais necessárias para que a humanidade cumprisse o propósito de Deus para ela.

A IMAGEM DE DEUS! Qualquer que fosse o significado de ter “domínio sobre” o restante da criação, isso certamente incluía respeito, cuidado e correta mordomia. A humanidade devia, talvez, relacionar-se de modo dinâmico com a ordem “inferior” de criaturas de uma forma que refletisse o modo pelo qual Deus Se relacionava com os seres humanos. Ser feito à imagem de Deus significa também que os seres humanos deviam representá-Lo no mundo. Que responsabilidade!

A IMAGEM DE DEUS! E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. Chegando, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e não te importas com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens; antes, segundo a verdade, ensinas o caminho de Deus; é lícito pagar tributo a César ou não? Devemos ou não devemos pagar? Mas Jesus, percebendo-lhes a hipocrisia, respondeu: Por que me experimentais? Trazei-me um denário para que eu o veja. E eles lho trouxeram. Perguntou-lhes: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César. Disse-lhes, então, Jesus: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E muito se admiraram dele. Marcos 12:13-17.

A IMAGEM DE DEUS! Cumprir os deveres cívicos: dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. A mensagem prática de Jesus parece ser: “Dê a César o seu dinheiro, pois a imagem de César está no dinheiro e, portanto, pertence a ele. Mas deem a si mesmos a Deus. Vocês têm Sua imagem, e pertencem a Ele.”

A IMAGEM DE DEUS! Como isso deve ser traduzido em termos práticos? Muito provavelmente, também demonstramos que temos a imagem de Deus em nosso amor, comprometimento e lealdade a Ele, bem como na maneira pela qual tratamos os outros. Lembre-se: Ser feito à imagem de Deus pode envolver qualquer outra coisa, mas significa também algo manifestado por nossas ações.

A IMAGEM DE DEUS! Sejam quais forem os significados de ser “feito à imagem de Deus”, isso também mostra que fomos feitos para viver em relacionamentos. Quais são esses relacionamentos e como devemos lidar com eles, mesmo sendo como somos?

A IMAGEM DE DEUS! Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Gênesis 2:19 e 20.

A IMAGEM DE DEUS! O homem deveria cuidar do ambiente com carinho, porque havia sido criado da terra; o homem deu nome aos animais porque deveria cuidar deles e se relacionar com eles. Observe a autonomia e a liberdade dadas a Adão. Ele devia nomear as criaturas que Deus havia criado. Deus não deu os nomes, mas deixou esse trabalho para Adão. O texto sugere que Deus aceitaria quaisquer nomes que Adão desse às criaturas.

A IMAGEM DE DEUS! E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. Gênesis 2:20 e 21.

A IMAGEM DE DEUS! E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam. Gênesis 2:22-25.

A IMAGEM DE DEUS! A mulher foi criada a partir do corpo do homem, para mostrar que deveriam ter um relacionamento profundo; o casamento faria deles uma só carne. Muitos comentários foram escritos ao longo dos séculos sobre o significado desses versos.

A IMAGEM DE DEUS! O que é fascinante neles, entre outras coisas, é a intimidade que deveria existir entre Adão e Eva. Adão foi criado da terra; e Eva, de Adão algo que ajuda a distingui-la de todas as outras criaturas terrenas. Ser feito à imagem de Deus, então, certamente implica a capacidade para relacionamentos íntimos e amorosos algo que seguramente reflete o relacionamento na própria Divindade.

A IMAGEM DE DEUS! E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Gênesis 1:27. E chamou Adão o nome de sua mulher Eva, porquanto ela era a mãe de todos os viventes. Gênesis 3:20. De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação. Atos 17:26.

A IMAGEM DE DEUS! O homem e a mulher foram criados por Deus e à imagem de Deus; toda a humanidade provém do mesmo Criador e do mesmo casal; compartilhamos do mesmo ambiente e somos uma única família de Deus; somos irmãos.


UMA IMAGEM CORROMPIDA! Um dos muitos e grandes obstáculos para os que dão o sentido de evolução ao relato bíblico da criação é a queda. Na Bíblia, o mundo e a humanidade eram perfeitos quando foram criados, um ensino que contradiz a evolução no nível mais básico. Somente por meio da transgressão o sofrimento e a morte entram no mundo, um conceito contrário ao modelo evolutivo, no qual o sofrimento e a morte fazem parte dos próprios meios de criação.

UMA IMAGEM CORROMPIDA! Imagine como seria o caráter de Deus se Ele nos tivesse criado da forma ensinada pela evolução. Deus usa processos de violência, egoísmo e domínio dos fortes contra os fracos a fim de criar um ser moralmente perfeito e abnegado, que “cai” em um estado de violência, egoísmo e domínio dos fortes sobre os fracos, um estado do qual ele tem que ser libertado ou, caso contrário, enfrentará o castigo final.

UMA IMAGEM CORROMPIDA! Pense, também, no que a evolução causa ao plano da salvação. O Senhor encarna em um macaco evoluído, criado por meio do perverso e assassino ciclo da seleção natural, tudo para eliminar a morte, “o último inimigo.” I Coríntios 15:26? Mas como a morte pode ser o “inimigo” quando ela foi um dos meios escolhidos por Deus para criar os seres humanos?

UMA IMAGEM CORROMPIDA! O Senhor deve ter gasto muitos homo erectus, homo heidelbergensis e homo neanderthalensis mortos para finalmente conseguir uma criatura à Sua própria imagem homo sapiens. E aí, Jesus vem para salvar a humanidade do próprio processo que Deus usou para criar a humanidade no princípio? Essa ideia é tola e antibíblica.

UMA IMAGEM CORROMPIDA! E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. Colossenses 3:10. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. I João 3:8. Trouxe morte e condenação; o pecado, introduzido por Satanás, traz morte, e a graça, oferecida por Jesus, traz vida; o pecado destruiu e a graça restaura.

UMA IMAGEM CORROMPIDA! O pecado afetou todos os aspectos da vida humana, e até mesmo a própria Terra. Ellen White falou sobre uma “tripla” maldição que tem repousado sobre o mundo: a primeira resultante da queda de Adão, a seguinte causada pelo assassinato de Abel, por parte de Caim, e, em seguida, a destruição causada pelo Dilúvio.

UMA IMAGEM CORROMPIDA! Os teólogos também falam sobre a “depravação total”, a ideia de que todos os aspectos da humanidade, vida e personalidade, foram prejudicados pelo pecado. Quando olhamos para o mundo ao redor, e até mesmo para nossa vida, não é difícil perceber isso, não é verdade?

UMA IMAGEM CORROMPIDA! Alguns acreditam que violência, sofrimento e morte faziam parte do método divino de criação da humanidade. Outros creem que a violência, sofrimento e morte faziam parte do método de Satanás para destruir a humanidade que Deus havia criado. Pense nas diferenças acerca do caráter de Deus apresentadas por essas duas visões opostas.



RESTAURAÇÃO! Embora os efeitos do pecado sobre a humanidade sejam muito profundos e penetrantes, nossa situação não é irreversível. A Bíblia fala sobre a possibilidade de renovação e restauração da imagem de Deus em nós, pelo menos até certo grau.

RESTAURAÇÃO! Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. II Coríntios 3:18.

RESTAURAÇÃO! E vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4:23 e 24. Fomos planejados para ser semelhantes ao Filho de Deus; pela contemplação seremos transformados e revestidos do novo homem, criado segundo Deus.

RESTAURAÇÃO! A Bíblia claramente apresenta a esperança de que podemos ser recriados à imagem de Deus. A renovação da imagem de Deus na humanidade é acompanhada de uma redução dos efeitos do pecado sobre nós e nossos relacionamentos. Nada disso, porém, é resultado da realização do próprio homem. A Bíblia aponta para Cristo como sendo a base da esperança de renovação do homem.

RESTAURAÇÃO! Além disso, todas as mudanças operadas em nossa vida e nossa esperança de salvação devem repousar sempre no que Cristo realizou por nós e na oferta de salvação com base na Sua justiça, não na nossa.

RESTAURAÇÃO! E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. II Coríntios 5:17. Estar em Cristo; enquanto ocorre o processo de recriação, ainda somos pecadores, lutando ao lado de Deus para vencer as tendências do mal, até o dia da vitória final.

RESTAURAÇÃO! De modo geral, as evidências das Escrituras levam à conclusão de que a renovação espiritual ocorre ao custo de vigilância em uma guerra espiritual. É uma guerra entre a carne e o espírito. Os que estão sendo renovados à imagem de Deus percebem que essa guerra espiritual é a realidade da experiência humana e, por isso, eles abraçam o desafio na força do Senhor.

RESTAURAÇÃO! Decidir ser recriado à imagem de Deus é se colocar ao lado do Senhor no grande conflito. Escrevendo sobre os que experimentaram o poder renovador de Cristo, Ellen White observou: “Mas porque esta é sua experiência, o cristão não deve cruzar os braços, satisfeito com o que já conseguiu.”

RESTAURAÇÃO! “Aquele que está determinado a entrar no reino espiritual perceberá que todos os poderes e paixões da natureza não regenerada, apoiados pelas forças do reino das trevas, estão arregimentados contra ele. Ele precisa renovar sua consagração cada dia, e cada dia batalhar contra o mal. Velhos hábitos, tendências hereditárias para o erro, lutarão para manter a supremacia, e contra isso ele deve estar sempre em guarda, lutando na força de Cristo pela vitória.”


NA CRIAÇÃO: PERFEIÇÃO! NA REDENÇÃO: A RECONQUISTA! No princípio, o homem foi criado à imagem de Deus. Estava em perfeita harmonia com a natureza e com a lei de Deus; os princípios da justiça estavam escritos em seu coração. O pecado, porém, o alienou do Criador. Não mais refletia a imagem divina. O coração estava em guerra com os princípios da lei de Deus.

NA CRIAÇÃO: PERFEIÇÃO! NA REDENÇÃO: A RECONQUISTA! “A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” Romanos 8:7, RC. Mas “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito.” João 3:16, RC, para que o homem pudesse ser reconciliado com Ele. Mediante os méritos de Cristo, o ser humano pode ser reconduzido à harmonia com o Criador.

NA CRIAÇÃO: PERFEIÇÃO! NA REDENÇÃO: A RECONQUISTA! “O coração deve ser renovado pela graça divina; deve receber nova vida de cima. Essa mudança é o novo nascimento, sem o qual, disse Jesus, o homem não pode ver o reino de Deus.”

NA CRIAÇÃO: PERFEIÇÃO! NA REDENÇÃO: A RECONQUISTA! “No princípio Deus criou o homem à Sua semelhança. Dotou-o de nobres qualidades. O pecado desfigurou e quase apagou a imagem de Deus no homem. Foi para restaurar essa imagem que se concebeu o plano da salvação, e a vida foi concedida ao homem como um tempo de prova.” Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, página 595.

NA CRIAÇÃO: PERFEIÇÃO! NA REDENÇÃO: A RECONQUISTA! Pense mais na ideia de ser restaurado à imagem de Deus. De que maneira devemos entender isso, especialmente como seres sujeitos à morte, decadência, debilidade e doença?


A HUMILDADE DOS SÁBIOS! “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos Céus” Mateus 5:3. Na Bíblia, a humildade é considerada uma virtude importante. O maior dos profetas, Moisés, é destacado como a pessoa mais humilde que já viveu.

A HUMILDADE DOS SÁBIOS! De acordo com Miqueias 6:8, o principal dever que Deus espera de toda pessoa é que “ande humildemente com o seu Deus.” Jesus também insiste em declarar que a humildade é um ideal que os cristãos devem adotar: “Aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos Céus.”

A HUMILDADE DOS SÁBIOS! Afinal de contas, do que alguém pode se gloriar? Cada respiração, cada batida do coração, cada dom, cada talento, vem somente de Deus, em quem “vivemos, e nos movemos, e existimos.” E, à luz da cruz, até mesmo toda a nossa justiça é como “trapo da imundícia”; como, então, poderíamos nos gloriar? Considerando nossa situação, até que ponto precisamos ser humildes? Não seria tolice ter atitude diferente?


QUEM VOCÊ ACHA QUE É? Palavras de Agur, filho de Jaque, o oráculo. Disse este varão a Itiel, a Itiel e a Ucal: Na verdade, que eu sou mais bruto do que ninguém; não tenho o entendimento do homem, nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo. Se procedeste loucamente, elevando-te, e se imaginaste o mal, põe a mão na boca. Porque o espremer do leite produz manteiga, e o espremer do nariz produz sangue, e o espremer da ira produz contenda. Provérbios 30:1-3, 32 e 33.

QUEM VOCÊ ACHA QUE É? Dizem que o ser humano é naturalmente estúpido, carente de sabedoria e do conhecimento de Deus, e que procede insensatamente ao se exaltar.

QUEM VOCÊ ACHA QUE É? A negação própria vista nesses versos está em contraste total com a exaltação própria que era comum aos reis no antigo Oriente Próximo, os quais frequentemente gostavam de se gloriar de sua sabedoria, de suas realizações e de suas vitórias militares. Registra-se, com respeito ao próprio Salomão, que ele “excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria.”

QUEM VOCÊ ACHA QUE É? E, é claro, vemos também Nabucodonosor, que proclamou: “Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?” Pelo fato de o autor compreender sua própria ignorância, ele diz que exaltar-­se é proceder “insensatamente.” A palavra hebraica para “insensatamente” aqui é nabal, que é o nome de Nabal, cujo comportamento exemplificou também um tolo orgulho.

QUEM VOCÊ ACHA QUE É? Essa exaltação, que implica orgulho, também traz consigo o potencial para a humilhação, e, assim, para a ira e a contenda. O apóstolo Paulo também disse que alguns dos membros de sua igreja eram “insensatos” que se consideravam sábios e que, o que é pior, se vangloriavam disso.

QUEM VOCÊ ACHA QUE É? E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. Lucas 18: 9-12.

QUEM VOCÊ ACHA QUE É? O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Lucas 18:13 e 14. O orgulho e a exaltação própria se encontram naturalmente no coração humano, por isso é necessário que estejamos sempre atentos a isso e em comunhão com Deus.

QUEM VOCÊ ACHA QUE É? As pessoas que se exaltam são dignas de pena, pois, geralmente isso esconde insegurança. Essa exaltação mostra como essas pessoas, na verdade, enganam a si mesmas e são ignorantes em relação à sua realidade.


UM CONHECIMENTO DE DEUS? O orgulho surge naqueles que não conhecem o Senhor de maneira pessoal. Em contraste, a pessoa que vive em comunhão com Deus é humilde, pois está constantemente em contato com Aquele que é infinitamente maior do que qualquer um de nós.

UM CONHECIMENTO DE DEUS? Quando pensamos no tamanho do Universo e compreendemos que estamos adorando Aquele que o criou, e que esse mesmo Deus sofreu na cruz por nós, na pessoa de Jesus, é difícil imaginar como alguém pode cultivar o orgulho no coração.

UM CONHECIMENTO DE DEUS? Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo. Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso. Provérbios 30:3-6.

UM CONHECIMENTO DE DEUS? A criação nos apresenta mistérios insondáveis e nos mostra quão grandes são o poder e a majestade de Deus. A expressão “conhecimento de Deus” deve ser entendida com o sentido de “conhecimento sobre Deus”. São feitas cinco perguntas retóricas que nos forçam a reconhecer o quanto, na verdade, deixamos de compreender sobre Deus.

UM CONHECIMENTO DE DEUS? Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Provérbios 30:4. Se não somos capazes de compreender as coisas criadas objeto das primeiras quatro perguntas, muito menos o próprio Criador objeto da quinta pergunta.

UM CONHECIMENTO DE DEUS? Pelo fato de Deus ser o Criador as primeiras quatro perguntas, Ele está muito além de nossa compreensão a quinta pergunta. No livro de Jó, Ele desafia o patriarca com perguntas semelhantes para que ele perceba que não é capaz de compreender Deus nem Seus caminhos.

UM CONHECIMENTO DE DEUS? O fato de que Deus é o Criador, e de que não podemos compreendê-Lo plenamente, nos dá uma lição importante sobre a maneira com que devemos receber Sua revelação escrita, que os eruditos estão sempre questionando. Uma vez que nossa compreensão, mesmo das coisas mais simples da natureza, é obscura e cheia de mistérios, quem somos nós para desafiar a Palavra de Deus, mesmo as partes dela que nos deixam perplexos ou perturbados?

UM CONHECIMENTO DE DEUS? Reflita sobre a grandeza e mistério da própria criação. O que isso deve nos dizer sobre a grandeza e mistério do Criador? Por que essa grandeza e esse mistério nos dão conforto e esperança? insegurança. Essa exaltação mostra como essas pessoas, na verdade, enganam a si mesmas e são ignorantes em relação à sua realidade.


NEM A POBREZA NEM A RIQUEZA! Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus. Provérbios 30:7-9.

NEM A POBREZA NEM A RIQUEZA! O salmista pede que o Senhor afaste dele a falsidade e a mentira, e que não lhe dê nem a pobreza nem a riqueza. Ele pede isso para ter um relacionamento sólido com Deus, para que nunca se afaste dEle por causa das circunstâncias extremas da vida.

NEM A POBREZA NEM A RIQUEZA! Antes de pedirmos a Deus qualquer coisa, é importante termos certeza de que nosso relacionamento com Ele é sólido. Se estivermos mentindo, estaremos agindo como se Deus nem mesmo existisse. É por isso que a confissão de nosso pecado é um pré-requisito para o perdão. Não podemos enganar a Deus; Ele nos vê exatamente como somos.

NEM A POBREZA NEM A RIQUEZA! Quando oramos, o gesto de prostração, de jazermos no pó como os mortos, revela não apenas nossa reverência e humildade, mas mostra uma consciência de nossa nudez espiritual diante dEle. Em Provérbios 30:8, o escritor pede que Deus não lhe dê nem pobreza nem riqueza. A primeira vez que o verbo “dar” é usado na Bíblia em relação aos seres humanos, diz respeito à dádiva do alimento. É por isso que, em muitas culturas, o alimento está tradicionalmente associado à oração.

NEM A POBREZA NEM A RIQUEZA! Essa necessidade básica, que nos torna tão dependentes do Deus da criação, coloca a experiência da oração no âmago de nossa sobrevivência. Os dois pedidos não têm por alvo apenas o equilíbrio do caráter humano. Eles convergem para um alvo: a glória de Deus. Se tivermos demasiadamente pouco, iremos roubar a Deus e insultá-Lo; se tivermos demais, não sentiremos necessidade de Deus e poderemos até negar Sua existência.

NEM A POBREZA NEM A RIQUEZA! É digno de nota, contudo, que somente a última situação pode levar a um desligamento de Deus; a primeira provavelmente nos conservará em contato com Ele. A Oração do Senhor traz a mesma dupla preocupação: (1) A frase “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” pede a provisão de nossas necessidades, e não mais que isso; e (2) A frase “Não nos deixes cair em tentação” tem em vista a satisfação de nossas necessidades.

NEM A POBREZA NEM A RIQUEZA! Pense no quanto você é dependente de Deus. De que forma o ato de conservar sempre em mente essa verdade nua e crua ajuda você a crescer na fé? Que perigos advêm quando nos esquecemos dessa dependência?



Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.