Discussão: MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

UMA VIDA ACOLHEDORA! Há um ditado que é frequentemente mencionado quando falamos a respeito de alcançar pessoas para Cristo: “As pessoas não se importam com o que sabemos até que saibam o quanto nos importamos com elas.”

UMA VIDA ACOLHEDORA! O certo é que podemos ensinar e pregar tudo que quisermos, mas, se as pessoas se sentirem incompreendidas, desprezadas e repelidas, nosso testemunho será severamente prejudicado, não importando a eloquência da nossa pregação, nem a coerência e verdade de nossos ensinamentos.

UMA VIDA ACOLHEDORA! Isso leva à simples ideia da hospitalidade, que inclui os aspectos da aceitação, acolhimento, sinceridade, atenção, generosidade, bondade e amizade. Essas qualidades têm que ver com a maneira pela qual Deus deseja que os cristãos se relacionem entre si e com as pessoas a quem eles procuram alcançar para o Senhor.

UMA VIDA ACOLHEDORA! E chegaram à outra margem do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, o qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender. Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões, em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. Marcos 5:1-6.

UMA VIDA ACOLHEDORA! E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. Marcos 5:7-10.

UMA VIDA ACOLHEDORA! E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar eram quase dois mil e afogou-se no mar. E os que apascentavam os porcos fugiram e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. Marcos 5:11-14.

UMA VIDA ACOLHEDORA! E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. E começaram a rogar-lhe que saísse do seu território. E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti. Marcos 5:15-19.

UMA VIDA ACOLHEDORA! “Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez”; testemunhando aos amigos sobre o que Cristo fez por nós. Jesus poderia ter mandado esse homem voltar à sua cidade e contar a todos sobre sua experiência de cura. O fato de que o Senhor especificamente ordenou que ele procurasse seus amigos ressalta a verdade de que aqueles com quem já temos relacionamentos são os mais receptivos à boa notícia que queremos compartilhar sobre Seu amor, graça e libertação.

UMA VIDA ACOLHEDORA! Em seguida, aqueles amigos levarão essa notícia emocionante aos seus outros amigos, e assim a mensagem do evangelho irá adiante. Importante para todo esse processo é que tenhamos amizades fora do nosso círculo de cristãos. Visto que muitos trabalham em meio à sociedade, naturalmente eles têm muitos conhecidos, mas conhecidos não são amigos próximos.

UMA VIDA ACOLHEDORA! No entanto, conhecidos podem se tornar amigos através do que tem sido chamado de evangelismo da hospitalidade, e esse tipo de evangelismo flui de um estilo de vida hospitaleiro. Em outras palavras, o evangelismo da hospitalidade não é desativado de vez em quando. Ao contrário, é nossa maneira de viver.

UMA VIDA ACOLHEDORA! De que maneira você poderia ser mais hospitaleiro? Você pode dar mais de si mesmo, a fim de atender às necessidades daqueles a quem deseja alcançar?



AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! Embora algumas vezes um exame de consciência possa colocar a pessoa diante da pergunta: “Que devo fazer para ser salvo?”, na maior parte dos casos, os cristãos devem sair em busca da ovelha perdida. Alguns sugerem que a igreja age muitas vezes como uma fortaleza da qual algumas pessoas saem em uma campanha ou missão, a fim de conquistar alguns conversos que são posteriormente advertidos a não se aproximar muito do mundo do qual foram salvos.

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! A questão não é se isso é verdade ou apenas uma percepção, mas o fato de que muitos cristãos são fechados, têm poucos ou nenhum relacionamentos significativos fora da igreja. Embora seja importante evitar influências perversas, há um grau em que tal isolamento diminui nossa capacidade de alcançar as pessoas com a mensagem do evangelho.

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. Mas, agora, vou para ti e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. João 17:11-13.

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. João 17:14-19.

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; para que o manifeste, como me convém falar. Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Colossenses 4:2-6.

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! Andar longe do mal; viver em oração, unidade, alegria e santidade; sabedoria nas palavras; aproveitar as oportunidades para pregar.

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! A partir desses versos, podemos fazer a seguinte lista de verdades sobre os discípulos de Jesus e sua relação com o mundo: Eles estão no mundo. Eles não são do mundo. Eles ainda não devem ser tirados do mundo. Jesus os enviou ao mundo.

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! Todos nascemos no mundo. Enquanto estamos aqui, Deus tem um trabalho para fazermos neste lugar. Assim como ocorreu com Seus primeiros discípulos, Jesus nos enviou ao mundo para que apresentemos Sua promessa de salvação a todos os que estiverem ao nosso alcance.

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! O desafio para cada um de nós é ampliar de modo planejado nosso campo pessoal de missão. Isso pode significar a necessidade de ajustar nosso estilo de vida, a fim de dedicar mais tempo ao relacionamento com pessoas que não são da igreja.

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! Isso não quer dizer abrir mão dos princípios, convicções e valores, mas, em lugar disso, procurar oportunidades para, com a consciência tranquila, interagir com os outros de uma forma que seja possível nos tornarmos amigos e, como resultado, canais da verdade de Deus.

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! <> Muitas vezes, enfatizamos o envio de convites para que as pessoas venham até nós. No entanto, Jesus nos disse para irmos a elas. Assim, precisamos nos perguntar: Temos nos afastado muito do mundo e, por isso, temos perdido um pouco de nossa eficácia evangelística?

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS! Você fica muito isolado, distante do mundo? Ou se sente satisfeito com o mundo? Você deseja aprender a estar no mundo, testemunhando aos outros, e mesmo assim não ser “do mundo”?


ORGANIZAÇÃO COM A INCLUSÃO PARTICIPATIVA! Embora os departamentos da igreja local possam ter um programa bem organizado e estar bastante ocupados, é provável que os envolvidos em cada departamento não saibam muito sobre o que acontece em outras áreas da igreja. Para fins de incentivo, apoio e avaliação eficaz, é melhor que seu ministério de evangelismo e testemunho seja parte de uma estratégia geral da igreja.

ORGANIZAÇÃO COM A INCLUSÃO PARTICIPATIVA! Participe de uma reunião com os líderes de evangelismo para entender os objetivos da igreja e as estratégias para alcançar esses objetivos. Assim, você descobrirá onde as atividades que você escolheu se encaixam no projeto de evangelismo da igreja e como poderá ajudar a alcançar esses objetivos.

ORGANIZAÇÃO COM A INCLUSÃO PARTICIPATIVA! É possível que, embora haja muita atividade evangelística em sua igreja, não existam objetivos nem estratégias documentados. Se esse for o caso, solicite uma reunião com os líderes de evangelismo e pergunte quais são seus objetivos. A descrição da visão evangelística da liderança ajudará na sugestão de alvos e estratégias.

ORGANIZAÇÃO COM A INCLUSÃO PARTICIPATIVA! “Frequentemente a influência do sermão pregado do púlpito é anulada pelo sermão vivido pelos que professam ser defensores da verdade.” O testemunho de sua vida está de acordo com suas palavras? Sua igreja está integrada na comunidade? Se sua igreja desaparecesse amanhã, faria falta para a comunidade? A ausência dela faria alguma diferença?


ESTRESSE! Verso para Memorizar: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” Mateus 11:28. O estresse afeta a todos. Exigências no trabalho, crises familiares, culpa, incerteza sobre o futuro, descontentamento com o passado, esses todos já são difíceis. Tudo isso, somado aos eventos gerais da vida, podem pôr sobre as pessoas pressão suficiente para afetar sua saúde física e mental.

ESTRESSE! Os pesquisadores Thomas H. Holmes e Richard H. Rahe desenvolveram a escala de avaliação de reajustamento social, que classifica os eventos da vida com valores de estresse correspondentes a cada um: morte do cônjuge, Os pesquisadores Thomas H. Holmes e Richard H. Rahe desenvolveram a escala de avaliação de reajustamento social, que classifica os eventos da vida com valores de estresse correspondentes a cada um: morte do cônjuge – 100; ferimentos ou enfermidade – 53; mudança de residência – 20; etc. Quem tiver acumulado 200 ou mais pontos a qualquer tempo corre um risco de 50 por cento de ficar doente; quem chega a 300 ou mais está no ponto de crise.

ESTRESSE! O estresse moderado é necessário para aperfeiçoar o desempenho, mas um estresse além do ponto se torna um perigo à saúde. Jesus mostrou por preceito e exemplo que o hábito de buscar a Deus em um tempo e lugar tranquilo é o melhor remédio para as tensões da vida Marcos 6:31. Se Lhe permitirmos, o Senhor nos ajudará a lidar com as pressões que fazem parte inevitável da vida.


EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! Depois, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro. I Reis 17:2-6.

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Elias. I Reis 17:15 e 16. Sustentando-o por meio de corvos e de uma viúva em terra estranha. No meio de uma longa fome, Elias deve ter se sentido muito perto de Deus, que tomou cuidado tão pessoal para com ele.

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! Primeiramente, ele teve a oportunidade de testemunhar os corvos aves normalmente repugnantes vindo para alimentá-lo duas vezes por dia. Esse foi um grande milagre! Então, ele viu infinitas porções de pão surgindo de um pouco de óleo e farinha, suficientes para alimentar três pessoas por dois anos. Que maior evidência do cuidado providencial de Deus seria necessária?

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! Ellen G. White aplicou as lições dessa história ao povo fiel de Deus nos últimos dias: “Vi que nosso pão e nossa água serão certos nesse tempo, e que não teremos falta nem padeceremos fome, pois Deus é capaz de estender para nós uma mesa no deserto. Se necessário, Ele enviaria corvos para nos alimentar, como fez com Elias, ou faria chover maná do céu, como fez para os israelitas” Primeiros Escritos, página 56.

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! E, depois destas coisas, sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, da dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou. Então, ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade e matares meu filho? E ele lhe disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama, E clamou ao Senhor e disse: Ó Senhor, meu Deus, também até a esta viúva, com quem eu moro, afligiste, matando-lhe seu filho? Então, se mediu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor, meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. I Reis 17:17-22.

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! DESAFIOS DE ELIAS AOS FALSOS PROFETAS! Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo. Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra. E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe metais fogo. I Reis 18:23-25.

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! DESAFIOS DE ELIAS AOS FALSOS PROFETAS! E tomaram o bezerro que lhes dera e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que se tinha feito. E sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; porventura, dorme e despertará. E eles clamavam a grandes vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme o seu costume, até derramarem sangue sobre si. I Reis 18:26-28.

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! DESAFIOS DE ELIAS AOS FALSOS PROFETAS! E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma. Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor, que estava quebrado. E Elias tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois, fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. I Reis 18:29-32.

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! DESAFIOS DE ELIAS AOS FALSOS PROFETAS! Então, armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez, de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água. Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu, Senhor, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás. Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus! I Reis 18:33-39.

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! Ressuscitou o filho da viúva e enfrentou os sacerdotes de Baal. Deus usou Elias para ressuscitar o filho da viúva. Que prova de fé! Que demonstração do poder de Deus sobre a vida e a morte! Em seguida, a prova no Monte Carmelo foi uma demonstração irrefutável e espetacular do poder de Deus. Finalmente, a chuva pesada, depois de uma seca de três anos, foi outra manifestação do envolvimento de Deus com os negócios humanos. A vida de Elias estava cheia de intervenções diretas de Deus.

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! É difícil imaginar como pode alguém, afinal, deixar de confiar completamente no Senhor. Mas, não muito depois disso, Elias foi tomado pelos sintomas do estresse e desânimo. Assim, existe aqui uma lição importante. Não importa quais sejam os milagres que ocorram em nossa vida, sempre enfrentaremos obstáculos. Ninguém, nem mesmo um profeta como Elias, está livre das dificuldades que a vida traz.

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA! Você está se destacando por sucesso e realização? Uma longa série de eventos divertidos alguns até positivos pode acrescentar muito peso à sua carga. Ao mesmo tempo, por que devemos ser cuidadosos para não ficar muito envaidecidos com nós mesmos nos bons tempos?



EVENTOS AMARGOS DA VIDA! Quer tenha Elias participado da morte de centenas de pessoas ou não, ele foi claramente responsável pela operação, e essa deve ter sido uma experiência emocionalmente desoladora. Esse ato foi permitido por Deus como a única maneira de erradicar a idolatria, o que incluía o sacrifício de crianças No entanto, isso certamente deve ter exercido um impacto emocional sobre o profeta.

EVENTOS AMARGOS DA VIDA! E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. I Reis 19:1 e 2. A fúria da rainha Jezabel.

EVENTOS AMARGOS DA VIDA! Desde o início do reinado de Acabe, a rainha má foi inflexível no sentido de que seu marido devia servir a Baal e adorá-lo Como resultado, todo o Israel caiu nas práticas idólatras. Jezabel teve participação decisiva no estabelecimento da adoração de Astarote, uma das formas mais vis e mais degradantes da idolatria cananita. Agora, com a morte de todos os sacerdotes, Jezabel parecia impaciente e enfurecida.

EVENTOS AMARGOS DA VIDA! O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço. E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. I Reis 19:3 e 4. Elias Temeu pela sua vida e fugiu.

EVENTOS AMARGOS DA VIDA! Esse homem de Deus, depois de testemunhar uma série de milagres maravilhosos, como pôde se encontrar em tanto desespero? Como chegou ao ponto de pedir que Deus lhe tirasse a vida? Afinal, pense nos milagres que ele viu e até em que se envolveu!

EVENTOS AMARGOS DA VIDA! “Satanás tem se aproveitado da fraqueza da humanidade. E continuará a operar assim. Sempre que uma pessoa se encontra rodeada de nuvens, perplexa pelas circunstâncias ou aflita pela pobreza e a infelicidade, Satanás se acha a postos para tentar e aborrecer. Ataca nossos pontos fracos de caráter. Procura abalar nossa confiança em Deus, que permite existirem tais condições.”

EVENTOS AMARGOS DA VIDA! Com que frequência você tem feito a mesma coisa: esquecer a incrível operação do Senhor por você no passado? Por que é tão importante, especialmente nas ocasiões de desespero e estresse, apegar-se às lembranças de como ­Deus trabalhou em sua vida no passado? Por que nos esquecemos tão facilmente do que o Senhor fez por nós? Como o louvor e a adoração podem ajudar você nesses tempos difíceis?



TERAPIA DE DEUS! E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. I Reis 19:5 e 6.

TERAPIA DE DEUS! E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho. Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? I Reis 19:7-9. Alimentação, descanso e caminhada.

TERAPIA DE DEUS! Dormir. Comer. Dormir novamente. Comer novamente. E então, fazer exercício físico intenso, quarenta dias e quarenta noites; caminhando do Monte Carmelo ao Monte Horebe. O interessante é que sono apropriado, exercício e alimentação saudável são prescritos frequentemente para combater o estresse psicológico.

TERAPIA DE DEUS! Um tratamento comum para os distúrbios de humor é chamado de programação de atividades. Consiste no desenvolvimento de um calendário rígido que contenha atividades prazerosas e propositais que forcem a pessoa deprimida a se organizar, antecipar e realizar eventos.

TERAPIA DE DEUS! Esse regime ajuda a pessoa a preencher o tempo de forma positiva e evitar a auto-piedade. Frequentemente, o exercício físico é incluído nas atividades, pois ajuda a produzir endorfinas, substâncias químicas naturais semelhantes à morfina que melhoram o humor e, pelo menos temporariamente, aliviam a depressão.

TERAPIA DE DEUS! Com a orientação celestial, Elias foi levado a dar os passos que restauraram sua saúde mental. À semelhança de Elias, precisamos estar abertos à liderança divina. Quando se assentou sob o pé de zimbro, Elias orou. Sim, foi o tipo errado de oração pedir que Deus lhe tirasse a vida, mas, pelo menos, era uma oração, um desejo de que Deus levasse a carga.

TERAPIA DE DEUS! Com o passar do tempo, Elias venceu seu terrível desânimo, e Deus ainda pôde usá-lo. Antes de ser levado para o Céu em um redemoinho, Elias recebeu o grande privilégio de ungir seu sucessor e de testemunhar a abertura das águas do rio Jordão, permitindo assim que ele e Eliseu cruzassem o rio em seco.

TERAPIA DE DEUS! Finalmente, Elias foi levado para o Céu, sem ter que provar a morte. Justo ele que, não muito antes, estava pedindo que Deus lhe tirasse a vida!

TERAPIA DE DEUS! O que perderemos se só orarmos em ocasiões de desânimo e desespero? Compare com os benefícios de uma vida de constante oração em vez de oração só nas situações de emergência. Como você pode viver em atitude de oração constante?



O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam, e vinham, e não tinham tempo para comer. Marcos 6:31. Fugir dos eventos estressantes e repousar.

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! Falando de Jesus, Ellen G. White escreveu: “Sua felicidade encontrava-se nas horas em que estava a sós com Deus e a natureza. Sempre que Lhe era concedido esse privilégio, afastava-Se do cenário de Seus labores e ia para o campo, a meditar nos verdes vales, a entreter comunhão com Deus na encosta da montanha ou entre as árvores da floresta. O Desejado de Todas as Nações, página 90.

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! O alvorecer frequentemente O encontrava em algum lugar retirado, meditando, examinando as Escrituras ou em oração. Dessas horas quietas voltava para casa, a fim de retomar Seus deveres e dar exemplo de paciente labor” O Desejado de Todas as Nações, página 90.

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia e ali passou a noite. Mateus 21:17. E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo ao redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia, com os doze. Marcos 11:11. O lar de Betânia.

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! As pessoas podem ser uma fonte de angústia ou de paz. Jesus achava paz com os amigos que traziam conforto e afeto para Sua vida. Isso Ele encontrava na casa de Lázaro, Marta e Maria. “Seu coração estava unido por forte vínculo de afeição à família de Betânia.”

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! “Frequentemente, quando cansado, sequioso de companhia humana, alegrava-Se de poder escapar para esse pacífico ambiente de família. Nosso Salvador apreciava um lar tranquilo e ouvintes interessados. Anelava a ternura, a cortesia e o afeto humanos.” Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, página 524.

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! Como você pode aplicar à sua vida o método de administração do estresse de Jesus? Que conselho você daria a um morador da cidade que precisasse viajar por horas para encontrar a natureza? Ou para alguém que vive em uma família estendida com um grande número de pessoas sob o mesmo teto? A quem você buscaria, entre sua família ou amigos, se estivesse desorientado e sentindo falta de apoio emocional?

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! Com a popularização dos telefones celulares, no meio da década de 1990, um pastor adventista veterano disse: “Nunca quero ter um! Ao visitar as igrejas e ouvir os problemas das pessoas, fico cansado e aflito; mas quando volto para o carro, encontro refúgio. Se tivesse um celular, eu não acharia descanso nem mesmo no carro.”

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! Todo seguidor de Cristo precisa de um lugar quieto de refúgio para encontrar tranquilidade, para orar e ouvir Deus em Sua Palavra escrita.


LEVANDO ALÍVIO AOS OUTROS! Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. Atos 10:38. Andava fazendo o bem e curando. Deus estava com Ele.

LEVANDO ALÍVIO AOS OUTROS! O estilo de Jesus era fundamentalmente abnegado. Ele utilizava toda a Sua energia para servir aos outros, levar-lhes alívio com palavras amáveis e poder de cura. Jesus nunca usou Seus poderes divinos para beneficiar a Si mesmo.

LEVANDO ALÍVIO AOS OUTROS! Isso deve ter causado tal impressão em Pedro que sua descrição do Salvador era a de alguém que “andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo.”

LEVANDO ALÍVIO AOS OUTROS! Na maioria dos casos, a pressão provocada por trabalho, relacionamentos, dinheiro, etc., é egocêntrica. O enfoque nos outros em lugar de em si mesmo é um bom caminho para remover a pressão pessoal. Pessoas que participam de trabalhos voluntários, projetos de comunidade, etc., relatam maiores sentimentos de bem-estar e satisfação que aqueles que não o fazem.

LEVANDO ALÍVIO AOS OUTROS! Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Filipenses 2:4. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13. Dar prioridade ao bem dos outros.

LEVANDO ALÍVIO AOS OUTROS! John D. Rockefeller (1839-1937) deu um exemplo de como sobreviver ao estresse tirando a atenção de si mesmo e dirigindo-a aos outros. Por volta de 1879, sua companhia, a Standard Oil, processava cerca de 90 por cento do refino de petróleo nos Estados Unidos. Aos 50 anos, ele era o homem mais rico do mundo.

LEVANDO ALÍVIO AOS OUTROS! Mas, em 1891, ele teve um colapso nervoso e quase morreu. Porém, ele se recuperou da enfermidade em apenas alguns meses. Como? Além de alimentação simples, descanso e exercício, ele decidiu doar sua fortuna, e passou os últimos 40 anos de vida como filantropo.

LEVANDO ALÍVIO AOS OUTROS! No início do século 20, sua fortuna pessoal alcançava quase 900 milhões de dólares. No momento de sua morte, seus bens estavam estimados em 26 milhões. As doações fizeram muito bem ao mundo. E, quanto a ele mesmo, sua vida se estendeu por mais quase 50 anos, vivendo em satisfação até os 97 anos de idade.

LEVANDO ALÍVIO AOS OUTROS! Qual foi sua experiência com as bênçãos resultantes de servir aos outros? Por que não fazer um esforço concentrado e em oração para alcançar mais? ivesse desorientado e sentindo falta de apoio emocional?

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! Com a popularização dos telefones celulares, no meio da década de 1990, um pastor adventista veterano disse: “Nunca quero ter um! Ao visitar as igrejas e ouvir os problemas das pessoas, fico cansado e aflito; mas quando volto para o carro, encontro refúgio. Se tivesse um celular, eu não acharia descanso nem mesmo no carro.”

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE! Todo seguidor de Cristo precisa de um lugar quieto de refúgio para encontrar tranquilidade, para orar e ouvir Deus em Sua Palavra escrita.


VEJA ELIAS QUE HOJE ESTÁ NO CÉU SEM PROVAR A MORTE! Indescritivelmente cansado, Elias se assentou para repousar debaixo de um zimbro. Assentando-se aí, pediu a morte para si mesmo. Fugitivo, longe da habitação dos homens, causticado pelo amargo desapontamento, ele desejou nunca mais olhar a face de um homem.

VEJA ELIAS QUE HOJE ESTÁ NO CÉU SEM PROVAR A MORTE! Na experiência de todos surgem ocasiões de profundo desapontamento e extremo desencorajamento dias em que só predomina a tristeza, e é difícil crer que Deus é ainda o bondoso benfeitor de Seus filhos na Terra; dias em que o dissabor mortifica o ânimo, de maneira que a morte pareça preferível à vida.

VEJA ELIAS QUE HOJE ESTÁ NO CÉU SEM PROVAR A MORTE! “É então que muitos perdem a confiança em Deus e são levados à escravidão da dúvida, ao cativeiro da incredulidade. Se, em tais ocasiões, pudéssemos discernir com intuição espiritual o significado das providências de Deus, veríamos anjos procurando salvar-nos de nós mesmos, esforçando-se por firmar nossos pés num fundamento mais firme que os montes eternos; e nova fé, nova vida jorrariam para dentro do ser.”

VEJA ELIAS QUE HOJE ESTÁ NO CÉU SEM PROVAR A MORTE! Você já teve ocasiões em que viu claramente a mão de Deus operando em sua vida, e sua fé se fortaleceu, só para logo em seguida afundar e se achar cheio de dúvidas sobre Deus e Sua guia em sua vida? O que você aprendeu dessa experiência pode ajudar outras pessoas que estão enfrentando a mesma coisa?

VEJA ELIAS QUE HOJE ESTÁ NO CÉU SEM PROVAR A MORTE! Por que o hábito de ajudar os outros nos faz sentir melhor? Por que isso é tão frequente? Ao mesmo tempo, por que é tão difícil dar de nós mesmos aos outros? Como podemos aprender a ser mais dispostos a morrer para o eu a fim de melhor servir às necessidades dos que estão ao nosso redor.

VEJA ELIAS QUE HOJE ESTÁ NO CÉU SEM PROVAR A MORTE! Examine seus próprios hábitos de saúde. Que mudanças você pode fazer para se sentir melhor tanto emocional como fisicamente? Embora, em alguns casos, as pessoas tenham necessidades psicológicas muito sérias, que precisam ser tratadas por profissionais, muitas vezes, a mudança de estilo de vida pode fazer grande diferença em nosso bem-estar.

VEJA ELIAS QUE HOJE ESTÁ NO CÉU SEM PROVAR A MORTE! Quantas horas “vagas” você tem? O que você faz com esse tempo? Como você pode utilizar melhor esse tempo para aumentar seu relacionamento com Deus?


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.