NOSSO PAI CELESTIAL! E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Mateus 7:9-11.
NOSSO PAI CELESTIAL! Um pai amável sempre suprirá as necessidades de seus filhos, dando-lhes o melhor que puder. Deus, nosso Pai, sempre nos dará o melhor daquilo de que necessitamos. Nem todos têm um pai carinhoso e amoroso. Por diferentes razões, alguns nem sequer conheceram seus pais.
NOSSO PAI CELESTIAL! Portanto, para eles, chamar Deus de "meu Pai" pode ter pouco ou nenhum significado. No entanto, todos nós temos uma ideia do que seria um bom pai terrestre. Além disso, podemos conhecer algumas pessoas que retratam as características de um bom pai.
NOSSO PAI CELESTIAL! Sabemos que os pais humanos estão longe da perfeição, mas também sabemos que amamos nossos filhos e, apesar das nossas deficiências, tentamos dar a eles o melhor que podemos. Imagine, então, o que nosso Pai celestial pode fazer por nós! O que significa para você, dirigir-se a Deus como seu Pai celestial?
NOSSO PAI CELESTIAL! O título Pai não começou a ser aplicado a Deus no Novo Testamento. Em algumas passagens, o Antigo Testamento O apresentou como nosso Pai. No entanto, esse não foi o título mais usado. Para Israel, o nome pessoal de Deus era YHWH, que aparece mais de 6.800 vezes no Antigo Testamento.
NOSSO PAI CELESTIAL! Jesus não veio ao mundo para revelar um Deus diferente de YHWH. Em vez disso, Sua missão foi completar a revelação que Deus tinha feito de Si mesmo no Antigo Testamento. Ao fazer isso, Ele apresentou Deus como nosso Pai celestial. Jesus deixou claro que o Pai está no Céu.
NOSSO PAI CELESTIAL! É importante lembrar essa verdade a fim de ter a atitude correta para com Deus. Temos um Pai amoroso que Se preocupa com as necessidades de Seus filhos. Ao mesmo tempo, reconhecemos que esse Pai amoroso está "no Céu", onde milhões de anjos O adoram porque Ele é o único Soberano do Universo, santo e onipotente.
NOSSO PAI CELESTIAL! O fato de que Ele é nosso Pai nos leva a nos aproximarmos dEle com a confiança de uma criança. Por outro lado, a verdade de que Ele está no Céu nos faz lembrar de Sua transcendência e da necessidade de adorá-Lo com reverência. Enfatizar um desses aspectos em detrimento do outro nos levaria a um conceito distorcido de Deus, com graves consequências para nossa vida prática.