Discussão: Montanhas

Montanhas

Sonia Martins ( Administrador )

Natureza


Sonia Martins ( Administrador )

Essas montanhas coloridas incríveis são de verdade e ficam no Parque Geológico Zhangye Danxia, na China.

Elas são assim por causa de vários depósitos de diferentes minerais que colorem as rochas. Ou pelo menos essa é a explicação oficial. A gente prefere acreditar que é de lá que tiram os M&Ms.

montanha_colorida_02.jpg



Sonia Martins ( Administrador )

Pico do Calçado - Serra do Caparaó – MG/ES - 2.849 m

No Maciço do Caparaó, em outro escarpado da mesma montanha do Pico da Bandeira, encontra-se o Pico do Calçado. Há quem diga que a montanha é um cume secundário da mesma montanha, separados por uma caminhada de 15 minutos sobre uma aresta que liga os dois picos. Do cume se avista o Pico do Cristal, um dos mais belos do país. O parque é um dos mais visitados do Brasil e é cortado por trilhas que permeiam os gigantes de pedra. Até 2004 o Pico do Calçado não constava entre os 10 maiores picos do país, somente após a nova medição feita pelo IBGE, no projeto “Pontos culminantes do país” a nova medida foi aferida, colocando o Pico do Calçado em 5° lugar. É claro que essas medidas serão refeitas, e a nova lista provavelmente mudará a ordem das coisas. Já existem estudos que remetem outros cumes ainda não nomeados a lista das grandes montanhas brasileiras. Por tanto, independentemente da sua ordem numérica, o Calçado figura a extensa cadeia de montanhas, no ponto mais elevado do Sudeste brasileiro, e sem dúvida em um dos mais belos.

andre_4.jpg


Sonia Martins ( Administrador )

Pico das Agulhas Negras – Parque Nacional Itatiaia –RJ - 2.792 m

Grandes lanças sulcadas na pedra irrompem o horizonte na forma de agulhas negras apontando para o céu. A beleza de suas formas esculpidas pela ação dos ventos e a imponência de sua altura chamam a atenção de quem visita a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do Brasil. Existem duas trilhas mais utilizadas para se chegar ao cume do Pico das Agulhas Negras, a “Via Pontão”, mais fácil e usada pela maioria das pessoas, e que assim mesmo exige bom preparo físico, equilíbrio e uma boa porção de coragem para vencer o último trecho. É preciso atravessar agachado por pequenos corredores espremidos entre as pedras, e pendurar-se em agarras de rochas para vencer os últimos metros. Para assinar o livro, que está em outra torre de pedra próximo ao cume, é preciso vencer um abismo, que a separa do pico com o auxílio de corda, e escalar um trecho íngreme e escarpado para atingir a caixa metálica que resguarda o livro de assinaturas e que está postada no cume oficial da montanha. Uma outra via, menos usual e mais técnica é conhecida como “Via Útero”, subindo por uma grande fenda rumo ao cume. No entanto a montanha possui várias vias para os escaladores mais ousados e algumas rotas que nem foram conquistadas ainda. Do cume avista-se o maciço das Prateleiras, o Morro do Couto, o vale do Paraíba, o vale do Aiuruoca e mais a frente a Serra Fina, que faz valer o esforço, numa visão de 360 graus. Foi ali, nos gigantes do Itatiaia que, supostamente, surgiu o montanhismo brasileiro e que ainda hoje tem a capacidade de nos revelar muitos segredos.

andre_6.jpg


Sonia Martins ( Administrador )

Pico do Cristal – Serra do Caparaó - MG - 2.769 m

Uma montanha de formas perfeitas, assim é definida pela maioria dos montanhistas. A origem do nome pode ser notada em noite de lua cheia. Os cristais de quartzo que afloram na superfície, ganham brilho à luz da lua, em um fenômeno natural de rara beleza. A montanha fica na mesma porção do Pico Calçado e do Pico da Bandeira, compondo o maciço do Caparaó. Porém seu acesso é um pouco mais técnico, passando por trechos expostos e exigindo algumas “escalaminhadas”. Nada que não possa ser vencido com alguma insistência, e um pouco de ousadia. A presença de um guia, para quem não tem muita experiência, é indispensável. A maneira mais prática de se conhecer a montanha é na descida do Pico da Bandeira.

A trilha é um pouco fechada no início, clareando na chegada de um grande platô marcado por totens. Será preciso saltar por entre pedras soltas e usar as mãos para ascender na trilha. Existem 2 rotas conhecidas para o Cristal, para o Calçado e o Pico da Bandeira. A trilha Capixaba menos frequentada, e a mais usual, por Minas Gerais.

andre_7.jpg


Sonia Martins ( Administrador )

Pico Paraná - Serra do Mar

Três cumes esverdeados, no meio da Serra do Mar, de onde desponta o maior paredão de granito do Brasil, com 1.050 metros de altura. No entardecer, suas paredes são tomadas pelas revoadas de pássaros que procuram abrigo nas rochas do paredão. O Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil, seus três cumes são conhecidos por Pico Paraná, União e Ibitirabi.

Altitude do cume: 1877 metros

Localização: O Pico Paraná está localizado na Serra do Ibitiraquire, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul.

picoparanainstagram.jpg



Sonia Martins ( Administrador )

Pedra Riscada - São José do Divino

O maior Monolito das Américas, ou seja, a maior montanha das Américas que é formada por uma única e maciça rocha, com 850 metros de desnível. O nome Pedra Riscada realmente descreve bem a montanha, ela possui várias ranhuras que à distância parecem riscos verticais feitos a lápis. Se por um lado os riscos embelezam a montanha, por outro, a tornam um grande playground para escaladores que desafiam suas vias de dificuldades técnicas respeitáveis.

Altitude do cume: 1425 metros

Localização: A Pedra Riscada está localizada em São José do Divino - MG, em uma região que é famosa por concentrar os maiores afloramentos de granito do Brasil

pedra_riscada.jpg



Sonia Martins ( Administrador )

Dedo de Deus - Serra dos Órgãos

A montanha lembra uma mão com o dedo indicador apontando para o céu. Dedo de Deus é certamente um bom nome para descrever essa estranha formação rochosa. O Dedo de Deus está localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e sua primeira conquista aconteceu em 1912, o que lhe rendeu o título de berço da escalada no Brasil.

Altitude do cume: 1692 metros

Localização: O Dedo de Deus está localizado na Serra dos Órgãos, entre as cidades fluminenses de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis. Dá última cidade é possível avistar o Dedo de Deus da própria área urbana.

dedo_de_deus.jpg



Sonia Martins ( Administrador )

Pedra Azul - Domingos Martins

Um paredão de 490 metros de altura e tonalidade azul que surge em meio ao cenário bucólico de Domingos Martins. A pedra adquire tonalidade azulada como resultado da incidência de luz sobre os diversos líquens que cobrem a superfície da rocha. Na base da montanha existem piscinas naturais ideais para banho e que são acessíveis através da Trilha das Piscinas, com extensão de 1.200 metros.

Altitude do cume: 1882 metros

Localização: A Pedra Azul está localizada no Parque Estadual da Pedra Azul, no distrito de Aracê, em Domingos Martins - ES

Acesso: Sem acesso ao cume

pico_pedra_azul.jpg



Sonia Martins ( Administrador )

Agulhas Negras - Itatiaia

Pedras pontiagudas e afiadas em uma paisagem onde as pedras constituem a maior parte do visual. No pé da montanha, a impressão é de que as pedras estão surgindo do solo e que algum dia vão dominar toda a região. O Agulhas Negras é o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e a sexta montanha mais alta do Brasil. Na região da montanha, no Paque Nacional de Itatiaia, existem outros picos de grandes altitudes, tais como o Prateleiras e a Pedra do Sino.

Altitude do cume: 2791 metros

Localização: O Agulhas Negras está localizado na Serra da Mantiqueira, dentro do Parque Nacional de Itatiaia, com território nas cidades de Itatiaia e Resende, ambas no Estado do Rio de Janeiro

Acesso: via trekking ou via escalada, dependendo da rota

agulhas_negras.jpg



Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.