.Brincadeiras.

Fazer uma criança feliz pode ser mais simples do que você imagina. Materiais acessíveis, como papéis, garrafas de plástico e tintas, são suficientes. “Nas brincadeiras livres, há a maior possibilidade de a criança explorar seu imaginário e sua criatividade, e isso consequentemente afeta de forma positiva seu desenvolvimento e também sua aprendizagem”, defende Aliandra Mesomo, pedagoga com mestrado e doutorado em educação pela Universidade de São Paulo.
Enquanto muitos pais se preocupam em encher os filhos de atividades e cursos, pedagogos recomendam que se preserve um tempo ocioso para que eles brinquem sem regras. “Pela ansiedade dos pais e pela quantidade de atividades que uma criança tem, quase não resta tempo para a brincadeira livre”, observa Fernanda Potenza, professora e artista plástica. Fernanda conduz com mais duas profissionais, Camila Di Giacomo e Tamara Carettoni, o Atelier Sucatinha de Luxo, onde recebem turmas de até cinco alunos para oficinas de arte que englobam atividades de pintura, modelagem em papel machê e até de plantio. “Não temos a pretensão de transformá-los em artistas com nossas oficinas, mas estimular e torná-los confiantes”, exalta.
PinteAmido de milho ou polvilho, água e anilina vegetal colorida. Essa mistura, aparentemente banal, pode render uma ótima farra. Com isso você vai fazer uma tinta atóxica, comestível, na textura e na cor que preferir, bastando misturar os ingredientes. Adquira pincéis e papéis de várias espessuras e tamanhos e deixe seu filho contar histórias e pintar o que quiser. Não se preocupe em fazê-lo usar o lado certo do pincel e muito menos em misturar as cores de um jeito realista. Se a criança tiver 4 ou 5 anos, você pode investir em tintas guache e em materiais diferentes, como caixinhas de fósforo e tubos de pasta de dente. “Vale a pena variar suportes e criar vivências diferentes para os pequenos”, defende Tamara. Se quiser evitar a sujeira em casa, cubra o piso com plástico ou jornal. E, principalmente, não se esqueça de arrumar um local para secar os trabalhos e reservar um espaço para a exposição de artes.Lambuzem-se de argilaColoque a mão na massa! Um material simples, barato e que pode render diversão, boas risadas e surpresas. A argila é encontrada em lojas de artesanato, floriculturas e até em algumas papelarias. Cubra o piso da sua casa, varanda ou cozinha com jornais velhos e solte a imaginação junto com seu filho. Sugira que ele brinque de fazer bonecos, vasos, xícaras. O contato com a massa vai estimular a criança de formas variadas, desde o plano sensorial até a imaginação. “Crianças adoram argila”, conta Tamara Carettoni, do Atelier Sucatinha de Luxo. “Não é uma atividade consciente para uma criança de 2 ou 3 anos, mas, quando está em contato com esses materiais, ela naturalmente explora as texturas, as formas, os cheiros. Isso aguça seus sentidos.” Quanto mais velho for o seu filho, mais preocupações estéticas ele vai ter com o produto final. Mas nem por isso a diversão será menor.Plante uma árvore, uma pimentinha, um feijãoPor essa, você provavelmente não esperava. “É incrível como a criançada de hoje gosta de falar do meio ambiente. Eles levantam várias questões e se empolgam com o debate”, conta Tamara Carettoni, que, além de dar aulas no Atelier Sucatinha de Luxo, é professora em escolas de ensino fundamental. “Não é só um interesse. É como se eles já soubessem que vieram ao mundo com essa missão.”
Quer aproveitar a empolgação? Passe em um viveiro e traga para casa mudas de plantas próprias para vasos e plante com seu filho. Outra sugestão: adquira sementes e plante num espaço aberto – pode ser o seu quintal ou um terreno próximo. Cavar, adubar, plantar e aguar são atividades envolventes. É bem possível que o seu filho queira acompanhar o crescimento da plantinha, assim como você quer acompanhar o crescimento dele.
Choveu? Faça uma cabaninha na sala!Está chovendo no final de semana? Junte alguns lençóis, almofadas e travesseiros e monte uma cabana na sala de casa. Vocês podem fazer um lanche, assistir a um filme ou contar histórias. Enfim, podem se divertir sem gastar muito. De quebra, você vai retornar à sua infância!
Mamãe Tem Cartinha pra você.Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para a criança e peça que faça uma cartinha aos pais, avôs, tios... Quando ela terminar os desenhos, pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar.
Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por ela, coloque-a em um envelope e deixe que ela própria entregue.
outras Brincadeiras;
CUIDADO COM A BONECA, TEATRINHO, CHUVINHA DE PAPEL, RASGUE E COLE..