É o Cavaleiro de Ouro que protege a Casa de Capricórnio. Shura se considera o cavaleiro mais fiel a Athena, porém sua excessiva lealdade ao Santuário acabou levando-o a cometer uma série de equívocos. Seu golpe principal é Excalibur, no qual concentra seu cosmo numa rajada cortante de energia, como uma espada. Este golpe tem uma intensidade concentrada fortíssima, e sai na velocidade da luz.
Após a notícia da traição de Aioros, Shura dedicou-se em encontrá-lo antes de todos. Indignado pela notícia da traição, Shura não deu a Aioros a chance de se explicar, tentando matá-lo com sua Excalibur. Aioros consegue se desviar dos primeiros ataques, mas leva desvantagem por ter que se concentrar simultaneamente em proteger o bebê Athena, que leva nos braços. Shura adapta-se à movimentação de Aioros e lança uma Excalibur de maior diâmetro, atingindo o Cavaleiro de Sagitário em cheio.
Mesmo tendo sido atingido por um golpe do Mestre Ares, esgotado pela fuga do Santuário e atingido pela Excalibur, Aioros ainda tem forças para invocar sua armadura e atacar Shura com o poderossímo Trovão Atômico. Todavia, a grande bondade e ética do Cavaleiro de Sagitário pesa sobre o combate, pois Aioros não culpa Shura por ter sido iludido pelo Grande Mestre, e desvia seu golpe no último momento, para não matá-lo. Isso, aliado à esquiva feita por Shura, resulta num golpe sem grandes danos. Nesse interim, o bebê Athena caminha até onde Shura está, impedindo um novo ataque do Cavaleiro de Sagitário. Shura aproveita a hesitação de Aioros e o ataca com toda a força de sua Excalibur. Logo depois, desiste de matar o bebê, por sentir inconscientemente o cosmo de Athena. O Cavaleiro de Sagitário não tem mais salvação, mas ainda tem forças para buscar o bebê e entregá-lo a Mitsumada Kido.
Na batalha das 12 casa, Shura preparou uma armadilha para matar todos os cavaleiros de bronze de uma só vez, mas Shiriu percebeu a tempo e serviu de isca para que seus companheiros pudessem prosseguir.
Shura mostra o poder de sua Excalibur, destroçando o escudo e a armadura do dragão com grande facilidade. Shiriu consegue despertar o sétimo sentido e atacar Shura, porém este mostra ser um dos cavaleiros de ouro mais ágeis e consegue ainda assim deter os golpes. Shura também percebe que o coração de Shiriu fica desprotegido quando este lança seu Cólera do Dragão. Percebendo que não tem chance de vencer o Cavaleiro de Capricórnio, Shiriu lança seu Último Dragão, levando Shura até as estrelas. Perplexo pelas atitudes de Shiriu, Shura percebe a verdadeira devoção dos cavaleiros de bronze por Athena, e acaba impedindo a desintegração de Shiriu no espaço. Antes de morrer, Shura ainda passa telepaticamente para Shiriu o conhecimento sobre o golpe Excalibur.
Posteriormente, Shura seria revivido na Saga de Hades. Junto com Camus e Saga, ele atacou Mu na casa de Áries e depois Shaka na casa de de Virgem. Seu cosmo e habilidades, porém, não puderam com o fortíssimo poder do Cavaleiro de Virgem, o qual só foi derrotado com a Exclamação de Atena.
Shura é um cavaleiro de ouro bastante poderoso, com facilidade espantosa em lançar sua fortíssima Excalibur na velocidade da luz. Além disso, Shura tem uma grande habilidade de luta, como ficou demonstrado na batalha das 12 casas, em que equilibrou a luta com Shiryu mesmo este tendo atingido o sétimo sentido.